• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 formas totalmente estúpidas com que o mundo poderia acabar hoje

POR Arthur Porto    EM Curiosidades      18/07/19 às 17h24

A Terra existe há cerca de 4,5 bilhões de anos. E esperamos que siga por aqui, nem que seja por mais uns poucos bilhões. É claro que o nosso mundo enfrenta uma série de problemas contínuos que, no mínimo, colocam em questão o longo prazo de vida que o planeta poderia ter.

Por isso, surge a pergunta: e se o mundo acabasse hoje? E se, independente dos problemas que hoje norteiam nosso planeta, ela simplesmente desaparecesse? Até porque isso é totalmente possível de acontecer. Ainda mais sabendo que há várias maneiras pelas quais o mundo, que tanto amamos hoje, poderia ser eliminado. Confira agora 7 delas.

1 - Raios Ultravioletas

Uma explosão de raios ultravioletas é uma explosão eletromagnética de alta freqüência. Uma explosão pode gerar um fluxo de energia maior do que o Sol poderia produzir em dez bilhões de anos. O pior de tudo é que esse tipo de explosão acontece em segundos, pois de acordo com especialistas, esse tipo de explosão ocorre quando estrelas se colidem. Acredita-se que, se a Terra fosse atingida por uma explosão de raios ultravioletas, nossa camada de ozônio poderia esgotar-se. Sem a camada de ozônio, se desencadearia uma extinção em massa. Alguns cientistas também acreditam que os raios, devido à radiação, poderiam causar doenças em qualquer um que conseguisse sobreviver ao impacto inicial da explosão.

2 - Asteroide

Esta não seria a primeira vez, não é verdade? Lembra dos dinossauros? Aqueles seres que foram dizimados por um asteroide há 65 milhões de anos? Então, de acordo com alguns cientistas, é possível que um asteroide possa entrar em rota de colisão com a Terra. Isso seria um problema, já que causaria um grande estrago. A grande maioria das formas de vida seria aniquilada e aqueles que conseguissem sobreviver, iriam ter que lutar pela vida em um ambiente totalmente inóspito. No entanto, não precisamos nos preocupar com essa teria agora. A NASA garantiu que não há nenhum asteroide ameaçando nossa vida. Não até o momento.

3 - Erupção vulcânica

No final do período Triássico, metade de todas as espécies vivas extinguiram-se por causa de uma erupção vulcânica. Quando um fenômeno desse acontece, ocorre também um aumento na temperatura global, uma duplicação da quantidade de dióxido de carbono na atmosfera e aumenta-se mais ainda acidificação dos oceanos. Alguns cientistas acreditam que quase todos os eventos de extinção em massa na história da Terra estão conectados a essas erupções.

4 - Buraco negro

Em 2010, o telescópio Hubble mostrou que o buraco negro supermassivo SMBH está deslocado do centro de sua galáxia, conhecida como M87. A informação foi suficiente para muita gente acreditar que ele pode chegar a engolir a Terra. Buracos negros, para aqueles que não conhecem, são regiões do espaço que possuem um campo gravitacional tão forte que atraem tudo o que está ao redor, até mesmo a luz. Para que se visualize melhor, o buraco negro é como se uma estrela se tornasse tão grande, que não suportasse o próprio peso, fazendo com que sua massa entrasse em colapso em um pequeno ponto.

5 - Guerra nuclear

Existem cerca de 25 mil armas nucleares no mundo. Boa parte está no Estados Unidos e na Rússia. Caso ocorra uma guerra, teremos também, como consequência o famoso inverno nuclear. O inverno nuclear é causado pela explosão de bombas e consiste em uma espessa nuvem de poeira composta de material radioativo. A nuvem poderia causar o bloqueio parcial da luminosidade solar, provocando um inverno rigoroso. Apesar da redução da quantidade de armas nucleares após a Guerra Fria, a possibilidade de uma guerra nuclear está menos distante do que podemos imaginar. Basta um governante estressado e…

6 - Zumbis

Os mortos-vivos são criaturas que, ao serem infectadas, perdem parte de sua consciência e perambulam por aí, atrás de que? Isso mesmo, de gente, de gente viva e saudável. Por ser uma condição infecciosa, a transmissão do vírus pode ser devastadora. A ciência, hoje, tem registros de alguns parasitas que são altamente capazes de tomar o controle do cérebro, transformando o sujeito e alterando seu comportamento cerebral. Com tantos vírus e bactérias, que sofrem mutações ou que têm a genética alterada propositalmente, a ideia de de um apocalipse zumbi, no final das contas, não parece ser tão absurda assim.

7- O supervulcão Campi Flegrei

Campi Flegrei é um supervulcão que está localizado abaixo do Golfo de Nápoles. O enorme vulcão, tecnicamente, é considerado uma caldeira com mais de doze quilômetros de largura submersa na baía de Nápoles. É maior do que o vizinho, Vesúvio, o vulcão responsável por uma das mais mortíferas erupções da história. E dizem que o Campi Flegrei está quase entrando em erupção.

Próxima Matéria
Arthur Porto
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+