Ciência e Tecnologia

7 fotos que mostram a evolução de foguetes espaciais da SpaceX ao longo dos anos

0

Em 2002, a SpaceX foi criada, quando seu fundador, Elon Musk, deu os primeiros passos em sua grande ambição de enviar uma missão a Marte. Dessa forma, mais de 15 anos depois de sua criação, a empresa está muito além do estágio de inicialização do espaço. E para demonstrar essa evolução, separamos 7 fotos que mostram a evolução de foguetes espaciais da SpaceX ao longo dos anos.

Desde de sua criação, a companhia localizada em Hawthorne, na Califórnia, desenvolve veículos de lançamento da família Falcon, além das naves espaciais da família Dragon. Contudo, atualmente, a empresa utiliza o Falcon 9 e uma cápsula Dragon para transportar suprimentos à Estação Espacial Internacional (ISS) em parceria com agências espaciais como a NASA, por exemplo.

1 – Falcon 1

Esse foi o primeiro foguete fabricado pela SpaceX. Dessa forma, ele tinha uma capacidade proposta para transportar 670 kg para na órbita terrestre. Com isso, o foguete voou entre 2006 e 2009. Além disso, o foguete também é nomeado de “Falcon” em homenagem Millennium Falcon de Star Wars.

2 – Dragon

Em 2010, o Dragon realizou seu voo inaugural a partir da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral. Depois disso, ainda no mesmo ano, a nave enfrentou uma série de desafios e problemas. E claro, isso foi notícia no mundo inteiro. Essa foi a primeira vez que uma espaçonave particular atracou na estação espacial. Desde então, a SpaceX atualizou seus navios de carga para serem reutilizáveis por pelo menos dois voos.

3 – Grasshopper

O Grasshopper foi um protótipo de foguete pilotado em McGregor, Texas, da SpaceX. Na época, ele deu motivos para a empresa investir em impulsionadores de pouso verticais. Embora o Grasshopper não tenha recebido tanta atenção da mídia, o foguete fez 8 voos estes entre 2012 e 2013. E, por fim, realizou um voo final de 744 metros.

4 –  Falcon Heavy

Em seu primeiro lançamento, o Falcon Heavy já mostrou do que é capaz. Isso porque, seu voo de estreia foi extremamente bem sucedido. Na sua primeira versão, o Falcon Heavy tinha 70 metros de altura e podia levar quase 64 toneladas de carga útil para a órbita da Terra. Para se ter uma ideia, isso é o dobro de seu concorrente, Delta IV Heavy da United Launch Alliance.

5 – Bloco 5 do Falcon 9

Em maio de 2018, a SpaceX lançou uma última variação do foguete Falcon 9, o Bloco 5. Ao contrário da maioria dos foguetes que são sistemas de lançamentos descartáveis, o Falcon 9 é parcialmente reutilizável. Seu lançamento aconteceu em maio de 2018 e representa um grande avanço nas tecnologias da empresa.

6 – Starship e Super Heavy

Em setembro de 2019, o fundador da SpaceX, Elon Muk, anunciou o projeto de um veículo completamente novo. Assim, nasciam a Starship e o Super Heavy, que serviriam para levar as pessoas até Marte. Dessa forma, em suas configurações atuais, a Spaceship e seu impulsionar, Super Heavy, terão 118 metros de altura. Além disso, serão capazes de levar 110 toneladas até a baixa órbita da Terra. Cada foguete poderá transportar 100 pessoas e será totalmente reutilizável.

7 – Starship Mk1

Em 28 de setembro de 2019, após meses de antecipação, a SpaceX lançou seu primeiro protótipo de nave espacial. E, com o sucesso de seu lançamento, a SpaceX planeja lançar um segundo protótipo, chamado Mk2. Atualmente, esse segundo modelo está sendo construído em uma instalação da SpaceX em Cabo Canaveral, na Flórida.

7 coisas simples que bagunçam totalmente a mente

Matéria anterior

10 filmes de ficção científica esquecidos nos anos 1970 que merecem ser lembrados novamente

Próxima matéria

Você pode gostar