Você pode não saber disso, mas muitos filmes cult que amamos não se saíram tão bem nas bilheterias. Na verdade, em alguns casos, eles se tornaram verdadeiros fracassos e causaram prejuízos em grandes estúdios. Contudo, anos depois, eles se tornaram verdadeiros queridinhos das locadoras e também na internet, possibilitando novos lançamentos em edições especiais e até no cinema. Assim, separamos 7 fracassos de bilheteria que se tornaram filmes cult.

O que faz um filme se tornar cult? Em geral, esses são filmes antigos e muitas das vezes, difíceis de serem encontrados, mas que cultivam uma grande base de fãs devota e apaixonada por tudo que envolve o filme. Dessa forma, muitas desses filmes que não se saíram tão bem nas bilheterias somente conseguiram ser lembrados por meio de seus fãs.

1 - Highlander - O Guerreiro Imortal (1986)

Nem mesmo a trilha musical com músicas do Queen salvaram "Highlander" do fracasso nas bilheterias. Desse modo, mesmo não faturando nem a metade do que foi gasto, o filme ainda conseguiu mais três sequências. De toda forma, Highlander 2, 3 e Endgame continuaram a ter péssimos lançamentos no cinema. Por isso, dessa vez, nem mesmo os fãs conseguiram salvar o filme.

2 - Cidadão Kane (1941)

Publicidade
continue a leitura

Por muitos críticos, esse é considerado o melhor filme de todos os tempos. Contudo, sua origem é bastante controversa e o filme quase não saiu. Isso porque, a história do filme supostamente possuía muitas semelhanças com a vida do megaempresário William Randolph Hearst. Dito isso, o empresário ameaçou processar cinemas que pensassem em passar o filme. Assim, o filme foi lançado, mas muitas redes de exibição não compraram o risco de exibir o filme de Orson Welles. Portanto, somente anos depois, o filme seria redescoberto e tratado como uma obra-prima.

3 - O Gigante de Ferro (1999)

Lançado em 1999, "O Gigante de Ferro" é uma das animações mais bonitas que existem. Dessa forma, muito de seu fracasso se deve pelo marketing ruim da Fox. Mas, felizmente, o filme foi bastante premiado, se tornou bastante querido e até recebeu um relançamento nos cinemas.

4 - Blade Runner (1986)

Publicidade
continue a leitura

Definitivamente, "Blade Runner" está entre os maiores filmes de ficção científica da história. Contudo, em 1982, ele estava muito a frente de seu tempo. Sendo complexo, filosófico e repleto de conceitos "diferentes" demais para a época, o filme deixou o diretor, Ridley Scott, no vermelho. Mas, já na época, ele passou a ser amado pela crítica e com tempo, ganhou uma legião de fãs fiéis.

5 - Clube da Luta (1999)

Em 1999, "Clube da Luta" foi considerado um filme irresponsável e com mensagens confusas. No entanto, quando olhamos para ele hoje, percebemos que o filme capta a essência dos anos 1990. Assim, mesmo faturando, o filme não rendeu muito para o estúdio e somente se tornou um sucesso quando chegou aos DVD's.

Publicidade
continue a leitura

6 - Labirinto - A Magia do Tempo (1986)

Mesmo com nomes como Jim Henson, Terry Jones, David Bowie e George Lucas envolvidos em uma mesma produção, "Labirinto" não se saiu tão bem em 1986. Por esse e por outros motivos, embora seja um verdadeiro marco e tenha fãs que são fiéis até hoje, o longa não arrecadou nem metade de seus gastos.

7 - Scott Pilgrim contra o Mundo (2010)

Sendo o filme que todo fã de videogame sonhou, "Scott Pilgrim contra o Mundo" não teve a melhor campanha de marketing e acabou dando prejuízo para o estúdio. Contudo, felizmente, em seu aniversário de 10 anos, o diretor, Edgar Wright, anunciou um relançamento nos cinemas, uma vez que a exibição for possível.

Publicado em: 01/07/20 10h45