• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 grandes países que já não existem mais

POR Diogo Quiareli    EM História      31/01/19 às 15h58

O nosso planeta é bastante antigo e as pessoas dominam as terras desde sempre. Diversos países e civilizações, com seus costumes, remontam os séculos passados e ainda se mantêm fortes. Por outro lado, alguns países que foram extremamente grandes e influentes, deixaram de existir por completo. Parte deles desapareceu e deu origem a outros, enquanto alguns somente se separaram, como foi o caso da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

Pensando um pouco sobre o assunto, resolvemos trazer essa lista. A redação da Fatos Desconhecidos buscou e listou para você, caro leitor, alguns grandes países que já não existem mais. Se você souber de algum outro que não listamos aqui, manda pra gente nos comentários aí embaixo. Aproveite para compartilhar com seus amigos e, sem mais delongas, confira conosco a seguir e surpreenda-se.

1 - União das Repúblicas Socialistas Soviética

Geralmente chamada de União Soviética, o país durou de 1922, após as Revoluções Bolchevique até o seu colapso em 1991. As reformas de Mikhail Gorbachev, que assumiu o poder em 1985, deram às repúblicas mais controle, mas isso só aconteceu décadas depois de governo totalitário que pressionou a industrialização de toda forma e assim formou uma divisão severa entre as classes sociais. Os ricos levavam uma vida de rei, enquanto o restante da população estava à beira da inanição. A iniciativa de Gorbachev levou à libertação de prisioneiros políticos e levantou a mão do forte regime totalitário. A União foi desfeita e se transformou em 16 nações separadas.

2 - Iugoslávia

Esse país existia oficialmente sob uma variedade de bandeiras e nomes. Ele durou de 1929 até 2003, quando foi finalmente dividido em sete países diferentes. Tudo começou como uma federação de seis repúblicas, onde cada uma mantinha suas identidades linguísticas, étnicas e culturais. Ao mesmo tempo, o país mantinha parlamentos separados e presidentes individuais. A princípio, era conhecido como Reino da Iugoslávia, vivendo em uma monarquia. Isso durou até a eclosão da Segunda Guerra Mundial. Em 1946, nasceu a República Socialista Federal da Iugoslávia, nação governada pelo Partido Comunista da Iugoslávia. O país contava com um governo federal, liderado pelo presidente vitalício Josip Broz Tito e seu Partido Comunista. Após uma complicada história de batalhas étnicas e disputas, a Eslovênia e a Croácia se separaram da federação iugoslava em 1991. Isso deu início ao lento final da ex-Iugoslávia em 2003.

3 - Áustria-Hungria

Depois do Império Austríaco ser derrotado na guerra austro-prussiana em 1866, Franz Joseph I tornou-se imperador da Áustria. Ele voltou-se para a Hungria e sua nobreza de apoio. A assinatura do compromisso Austro-Húngaro de 1867 foi o responsável por unir os dois em um esforço para criar um poder centralizado e uma restituição parcial da soberania ao Reino da Hungria e sua posição anterior como sujeita ao Império Austríaco. Após a morte de Franz Joseph, em novembro de 1916, e da sucessão do seu sobrinho Charles, que tentou retirar-se pacificamente da guerra, o Império Austro-Húngaro foi derrotado. Em 1918, a Monarquia Dual não existia mais.

4 - Alemanha Oriental e Ocidental

A Alemanha, após a derrota na Segunda Guerra Mundial, viu seu território ser dividido entre União Soviética, a França, a Grã-Bretanha e a América. Em busca de estabilização econômica, as nações ocidentais pressionaram para que suas três zonas fossem fundidas em uma. Assim começou a história da Alemanha Oriental e Ocidental. Os soviéticos implementaram o Bloqueio de Berlim em 24 de junho de 1948, menos de 24 horas depois de anunciarem que as zonas da Alemanha controladas pelo ocidente teriam uma moeda. O comunismo tomou conta total do leste. A democracia levou o ocidente. O muro que dividia o país foi derrubado em 1989 e a Alemanha passou a ser um país só.

5 - Império Otomano

Durando seis séculos, de 1299 a 1922, o Império Otomano não foi apenas de longa duração, foi um dos maiores impérios da história. Composto em seu auge pelo que hoje é a Turquia, partes da Rússia, Bulgária, Grécia, Hungria, Jordânia, Líbano, Egito, Israel e alguns territórios palestinos da Macedônia, Romênia, Síria, além de partes do Oriente Médio (Arábia) e Norte da África. Embora esse Império tenha saído da Primeira Guerra Mundial em seu ápice, ele foi desmantelado pelos poderes dos aliados. Em 1923, a Turquia declarou sua independência, encerrando assim a existência de um império que se estendeu da Idade Média até o século passado.

6 - Tibete

O reino estabelecido no século VII, o Tibete existia de forma pacífica sob a República da China, de 1912 a 1950, com muita autonomia. Quando o Partido Comunista da China se formou, em 1921, Mao Zedong assumiu a liderança do partido até 1927. Nessa época, Dalai Lama, um jovem líder, tinha todos os motivos para começar a se sentir nervoso. O Tibete, rico em recursos, tornou-se um foco imediato para os comunistas chineses. Após um tempo, a República da China invadiu o Tibete para reivindicar o território por conta própria. Hoje, o antigo país é conhecido como Região Autônoma do Tibete, ou Região Autônoma da China.

7 - Abissínia

O Império Etíope era conhecido como Abissínia até o século 20. O lugar cobria a maior parte do que hoje é chamado de Etiópia. O último Imperador foi Haile Selassie I, uma figura notável na cultura Rastafari. Ele governou a dinastia Salomônica, que começou em 1270, de 1930 até 1974. Sobrevivendo ao incidente conhecido como Crise Abissínia, à ocupação italiana coordenada por Mussolini durante a Segunda Guerra Mundial e à colonização da África Oriental. A monarquia da Abissínia caiu em um golpe de Estado protagonizado pelo Derg ou Comitê Coordenador das Forças Armadas, Exército Policial e Territorial, em 1974. O Governo Militar Provisório do país socialista tomou o poder e o imperador morreu na prisão no ano seguinte.

E aí, o que você achou dessa lista? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Via   INSH  
Imagens DW
Diogo Quiareli
Geminiano, 24 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+