Curiosidades

7 coisas que você não sabia sobre Abraham Lincoln

0

Com certeza, a maioria das pessoas já ouviu falar de Abraham Lincoln. Ele foi o 16º presidente dos Estados Unidos entre março de 1861 até ser assassinado em 1865. Ele foi um herói, mártir e até mesmo caçador de vampiros nas telonas. Além do que, ele é um modelo a ser seguido e que todos os presidentes querem ser.

Lincoln teve um único mandato e neste, ele aboliu a escravidão e mostrou ao mundo como gerenciar um país como figura máxima dele. Mas nem só coisas boas ele fez. Ele era atrapalhado, autoritário e relativizava tudo. Aqui listamos alguns outros fatores sobre a vida de Abraham Lincoln.

1 – Origem

Abraham Lincoln nasceu no dia 12 de fevereiro de 1809 em um quarto de uma cabana na Fazenda Sinking Spring, no Condado de Hardin, Kentucky. Ele era o segundo filho de Thomas Lincoln e Nancy Lincoln. Ele perdeu sua mãe quando tinha nove anos. Sua mãe morreu bebendo o leite de uma vaca que havia comido uma erva venenosa.

2 – Carreira

Em 1834, Lincoln foi eleito para o Legislativo do estado de Illinois e ficou lá até 1943. Em 1837, ele se tornou advogado e foi eleito para a Câmara Representativa dos Estados Unidos, em 1846. Ele cumpriu seu mandato e depois voltou para Springfield para poder trabalhar como advogado. Ele participou como orador de vários debates sobre a escravidão, onde se discutia se deveria ou não ser legalizada nos lugares que tinham se tornado estado.

3 – Casamento

Em dezembro de 1839, Lincoln conheceu Mary Todd, em Springfield, e um ano depois, eles noivaram. Eles romperam o noivado, mas se casaram dia quatro de novembro de 1842. O casal teve quatro filhos, mas apenas um viveu até a fase adulta. Em 1843, nasceu Robert Todd Lincoln e em 1846, Baker Lincoln. No dia 1 de fevereiro de 1850, Edward morreu. ‘Willie’ Lincoln nasceu em 21 de dezembro de de 1850 e morreu no dia 20 de fevereiro de 1862.

O quarto filho do casal foi Thomas Lincoln, que nasceu em quatro de abril de 1853 e morreu, aos 18 anos, em 16 de julho de 1871. E o único filho que sobreviveu foi Robert, que viveu e conseguiu ter filhos. O descendente de Lincoln teve seu o neto, Robert Todd Lincoln Beckwith, que morreu em 1835.

4 – Eleição

Lincoln tinha uma oratória muito boa e foi visto nos debates com Stephen Douglas. Por sua fama, o Partido Republicano recém-formado o escolheu para concorrer contra Douglas nas eleições para o Senado americano, em 1858. Ele perdeu, mas em 1860, os republicanos quiseram ele para ser candidato à presidência, ocasião na qual ele foi eleito.

5 – União

Em 1861, no dia 4 de fevereiro, depois que Lincoln assumiu a presidência, onze estados sulistas se separaram da União e formaram os Estados Confederados da América. Eram eles: Alabama, Arkansas, Flórida, Geórgia, Louisiana, Carolina do Norte, Mississípi, Carolina do Sul, Texas, Tennessee e Virgínia. Mas o presidente quis ir para a guerra para tentar restaurar a União. Isso foi o início da Guerra Civil Americana ou Guerra de Secessão.

6 – Conquistas

Abraham Lincoln conseguiu que os Estados Unidos não se dividisse, o que certamente resultaria na falência do sistema democrático norte-americano. Além disso, no dia 1º de janeiro de 1863, Lincoln emitiu a Proclamação da Emancipação, que libertava os escravos.

7 – Assassinato

No dia 14 de abril de 1865, ele foi assassinato no Teatro Ford em Washington por John Wilkes Booth. O homem era um ator que apoiava à causa dos Estados Confederados. E logo depois de sua morte, Abraham Lincoln já era reconhecido como um dos presidentes mais importantes dos EUA.

7 fatos nojentos que você realmente não queria saber

Matéria anterior

7 grandes países que já não existem mais

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.