• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 imagens do nosso universo e a explicação para cada uma delas

POR Jesus Galvão    EM Ciência e Tecnologia      18/09/18 às 14h35

Através da evolução da tecnologia e das ferramentas que o homem pôde desenvolver a partir disso, observar o espaço propriamente dizendo, e de certa forma, compreendê-lo, se tornou possível. Temos diversos recursos que hoje em dia nos permitem ter uma real noção de tudo o que há la fora. E isso tem feito com que os cientistas e pesquisadores revejam muitos conceitos e muito do que supostamente sabíamos sobre o universo.

O telescópio espacial Hubble é uma dessas ferramentas. Através dele e dos observatórios espalhados ao redor do mundo, já conseguimos diversas imagens sobre o espaço que nos inspiram e provam o quanto o universo é gigante. Hoje trouxemos algumas imagens capturadas de estrelas e galáxias que vão te impressionar. Confira!

1 - Galáxia do sombreiro

A Galáxia do Sombreiro está localizada a cerca de 28 milhões de anos-luz da Terra. Alguns cientistas acreditam que no centro da galáxia exista um buraco negro supermassivo.

2 - Nebulosa da Formiga

A Nebulosa da Formiga está a 3 mil anos-luz da Terra, na constelação de Norma. Ela se forma a partir de um núcleo brilhante e de quatro fluxos que assumem o formato do corpo de uma formiga. Os jatos de gás que estão sendo lançados no espaço estão se movendo a cerca de 620 milhas por segundo.

3 - Nebulosa de Hélix

O famoso telescópio espacial Hubble, em 2003, capturou a imagem da Nebulosa de Hélix, localizada a cerca de 700 anos-luz da Terra, na constelação de Aquarius. Também conhecida como Olho de Deus, a imagem da nebulosa rapidamente começou a ser compartilhada na internet e é uma das mais famosas (imagens do espaço) que já circulou na web.

4 - Galáxia do Rodamoinho

Essa galáxia pode ser vista da Terra com a ajuda de um bom binóculo. Acredita-se que seu formato em espiral seja devido a uma interferência gravitacional causado por uma galáxia satélite chamada NGC 5195, que pode ser vista no canto superior direito na imagem acima. Ela foi descoberta em 1773 pelo astrônomo francês Charles Messier.

5 - Nebulosa do Caranguejo

Uma estrela explodiu a cerca de mil anos. Naquela época os cientistas documentaram, da forma que podiam, o acontecimento. Astrônomos chineses, árabes e nativos americanos registraram o evento que ficou visível a luz do dia por quase 1 mês e durante à noite por um pouco mais de dois anos. Entretanto, somente há pouco tempo é que pudemos capturar algo que pudesse ilustrar esse grande momento.

6 - A enigmática nebulosa

Ela é conhecida pelo nome técnico de Nebula IRAS 05437+2502 e fica localizada perto do plano central de nossa galáxia. Ela foi observada pela primeira vez em 1983, por intermédio do satélite IRAS.

7 - Centaurus A (NGC 5128)

Através de um novo e mais avançado instrumento do Hubble, o Wide Field Camera 3, foi possível capturar a imagem acima. Nela conseguimos perceber maiores detalhes e vemos reveladas porções ocultas da galáxia localizada próxima a constelação Centaurus.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Via   List25  
Imagens Wikipedia ESO
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+