• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 indícios que você tem alergia a glúten

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      27/02/19 às 15h51

O glúten é um tipo de proteína que pode ser encontrada em cereais, como por exemplo no trigo, centeio ou cevada. Ele também é o que se mistura na água para conseguir uma consistência flexível e parecida com a cola, que é uma característica que se tem nas massas que são feitas com farinha de trigo.

Essa proteína também pode ser conhecida como um assassino silencioso pelo fato de que pode causar vários danos ao corpo sem que a pessoa os perceba até o momento que já pode ser tarde demais. A maioria dos pacientes não sabe o que pode acontecer se eles foram alérgicos à proteína. Por isso, listamos aqui alguns fatores para você verificar e ver se tem sensibilidade ao glúten.

1 - Trato gastrointestinal

Náusea, inchaço, diarreia, dor abdominal e até constipação são, geralmente, associados com outras doenças e fazem com que os pacientes sejam diagnosticados na maioria dos casos com síndrome do intestino irritável (SII). Segundo estudos, cerca de 10 a 15% da população sofre com essa doença, mas esse diagnóstico errado pode fazer com que as pessoas que têm sensibilidade ao glúten não tenham o tratamento adequado.

2 - Mudança de peso

A intolerância ao glúten pode fazer com que a pessoa ganhe ou perca peso sem nenhuma razão específica. Essa mudança acontece por causa dos processos inflamatórios no nível celular e distúrbios metabólicos. E essa variação do peso pode também estar relacionada com doenças além da intolerância ao glúten, caso ocorra com outro tipo de sintomatologia de má absorção.

3 - Desequilíbrio hormonal

Distúrbios hormonais e sensibilidade ao glúten têm uma relação bastante estreita, sendo que pode ocorrer ciclo menstrual irregular, mudanças bruscas de peso, síndrome pré-menstrual e distúrbios do sono. Essas falhas hormonais podem ser acentuadas na puberdade, gravidez e menopausa e podem ser vistas mais facilmente em mulheres.

4 - Problemas com sistema nervoso central

O glúten faz com que a inflamação e permeabilidade do intestino aumentem, e com isso, vêm os sintomas que podem ser problemas de concentração, depressão, ansiedade, insônia e fadiga. E em alguns casos, as pessoas podem se sentir irritadas e ter outros sentimentos que mudam com facilidade. Segundo estudo, as pessoas que têm sensibilidade ao glúten têm mais chances de sofrerem com enxaqueca e dor de cabeça.

5 - Problemas de pele e unha

Queratose pilar e dermatite herpetiforme são dois problemas de pele que estão relacionados com a sensibilidade ao glúten. Os sintomas podem ser coceiras e erupções que aparecem nas mãos, tronco, face, nádegas, cotovelos e couro cabeludo. Um outro sintoma também são as unhas fracas e quebradiças.

6 - TDAH

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma patologia que está associada à sensibilidade ao glúten e pode se manisfestar tanto em crianças, como em adultos. Quem sofre com esse distúrbio tem problemas relacionados à concentração e pode ser que uma dieta sem glúten ajude a reduzir os sintomas.

7 - Problemas dentários

As pessoas que têm sensibilidade ao glúten, possuem a absorção de minerais necessários no intestino afetada e isso também se aplica ao cálcio. E com isso, pode resultar em problemas nos dentes ou na cavidade oral como por exemplo, hipersensibilidade do esmalte dentário, cáries e úlceras na cavidade mucosa. E se você é uma pessoa com uma higiene bucal boa, e mesmo assim tem esses problemas, pode ser que você tenha uma sensibilidade ao glúten.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+