• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 inovações que estão ajudando a salvar nossos recursos naturais

POR Lucas Curado    EM Ciência e Tecnologia      13/03/18 às 17h45

Estamos chegando em um momento da história da humanidade que necessitamos procurar soluções para os problemas que nós trouxemos com o progresso. Problemas que vão da fome ao aquecimento global. Para solucionarmos esses problemas, nós como serres humanos devemos trabalhar juntos apoiando iniciativas que favorecem e proporcionam as respostas para esses "males modernos". Diversas empresas e equipes de cientistas trabalham dia e noite para desenvolverem projetos inovadores que poderão mudar o destino do mundo. Muitos desses projetos já são funcionais e outros comercializados... Outros só virão daqui muitos anos.

Hoje a Fatos Desconhecidos traz para você uma matéria sobre como projetos, invenções e inovações podem e iram salvar nosso modo de vida. Através da reutilização e da renovação de recursos naturais de forma ecológica e consciente, nós podemos transformar o mundo... Teremos um lugar menos poluído, mais vivo e mais humano. Conheça 7 inovações que ajudarão e estão ajudando a salvar nossos recursos naturais.

1 - Projeto Warka Water

Desenvolvido por dois Italianos, o projeto visa levar uma solução para a escassez de água na Etiópia e outros países carentes desse recurso. Os dois engenheiros usaram no projeto  um conceito bem simples para desenvolver a Warka Water. Eles criaram "torres" que aprisionam o vapor d'água e formam gotículas que são coletadas. A Warka Water pode "produzir" até 100 litros de água por dia, sendo a mesma já limpa e fresca. O projeto já está sendo aplicado em algumas regiões desde 2015.

2 - O Bio refrigerador

Já temos geladeiras e refrigeradores considerados "ecológicos". Eles ainda representam uma quantidade relevante da conta de energia da sua casa. Infelizmente, esses aparatos são indispensáveis para o estilo de vida que a maioria de nós leva. Em 2010, a Electrolux fez uma competição de inovação e um Russo chamado Yuriy Dmitriev trouxe uma ideia bem interessante. Um refrigerador que ao invés de usar ar frio, usaria bio-gel. O alimento é colocado dentro desse gel que retiraria o calor do mesmo. O plano é que até 2050 nós estejamos usando esses modelos de geladeira.

3 - Aerogel

Esse material é feito de gel de sílica desidratado. Apesar de seu líquido ser retirado, sua estrutura molecular ainda permanece intacta, dessa forma, ele se torna sólido. Por incrível que pareça, esse material é composto de 99.98% de ar! Colocando em outras palavras, ele é realmente muito leve, porém muito frágil. Cientistas estão trabalhando para torná-lo mais resistente e dessa forma expandir suas aplicações para fora dos laboratórios e missões espaciais. Ele consegue conter 4000 vezes seu próprio peso e é um ótimo isolante.

4 - Soylent

Soylent parece bastante o tipo de coisa que saiu de um filme de Sci-fi. Um grupo de jovens empreendedores americanos resolveram dar um jeito para diminuir a fome do mundo. Eles criaram, literalmente, "alimentos" em pó. O Soylent é misturado com água e se torna um "suco" com todos os nutrientes e vitaminas que você precisa para viver. Eles abertamente falam que é algo bem objetivo, a ideia não é criar algo para você apreciar, mas para matar sua fome. O produto já está a venda e é relativamente barato.

5 - Bio luminescência

Em laboratório já foram criadas pequenas plantas bioluminescentes. O que se espera é criar árvores bioluminescentes para iluminar ruas a noite ao invés de gastar energia elétrica fazendo isto. Essa ideia ainda está em desenvolvimento, mas se você procurar na internet você já pode comprar uma plantinha bioluminescente... Mas não espere que seja barato.

6 - Reator de ondas viajante

Se formos parar para pensar na questão da emissão de CO2 na atmosfera, a energia nuclear é um opção extremamente viável. Contudo, ela também tem seus problemas. Muito do urânio utilizado acaba virando "lixo" radioativo. O Reator de Ondas Viajantes seria basicamente um reator que utilizaria esses restos de urânio. A chance de acontecer um acidente nuclear seriam mínimas e ainda por cima, só no Estados Unidos, a energia produzida poderia alimentar o país por 700 anos. O ultimo país a mostrar grande interesse por essa tecnologia é a China, que planeja desenvolver uma dessas usinas.

7 - Plataformas oscilantes

Em 2014, um artista chamado Felix Cheong, apresentou uma solução bem interessante para a utilização da energia solar, eólica e hídrica. Ao invés de amontoar vários painéis solares e captadores de vento em uma região, porque não usar velas em uma superfície flutuante no meio do mar? A ideia ganhou bastante mérito. E vamos ser sensatos, existe bastante espaço no oceano para fazer isso.

Próxima Matéria
Lucas Curado
Não só redator... Como também músico e compositor. Amante de um bom humor ácido e memes.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+