7 jogos de tabuleiro que marcaram os anos 90

POR Magno Oliver    EM Entretenimento      03/09/15 às 16h26

A era em que vivemos são de consoles de vídeo-game de última geração, com gráficos incríveis e realistas, conectividade online, múltiplos jogadores com jogos sendo transmitidos em televisores finos e ultra modernos. Mas antes de serem substituídos, os jogos de tabuleiro eram (e ainda são) sucesso entre as pessoas, grupos de amigos e uma ótima opção de lazer nas horas vagas, na década de 90.

Quando o assunto é jogo, as pessoas entram de cabeça nesse mundo fictício e se dedicam e passam horas se divertindo. Prova disso são os jogos mais jogados de todos os tempos que já mostramos para você aqui no site da Fatos Desconhecidos (Clique aqui e veja a matéria).

Banco Imobiliário, Jogo da Vida, War, Detetive, Imagem e Ação, Ludo, Jogo da Dama, Xadrez, Batalha Naval, os modelos são vários. Esses tradicionais tipos de diversão em tabuleiros são jogos que envolvem "peças" e/ou "contadores" que se movimentam de acordo com algumas regras que são pré-estabelecidas.

Eles sempre trabalham com estratégias, probabilidades e chances. Muitos deles chegam a usar mais de um desses três elementos com um objetivo a ser alcançado pelos jogadores. Os jogos de tabuleiro estão presentes em muitos povos e culturas por décadas e sobrevivem até hoje. Segundo estudos recentes, os jogos de tabuleiro eram jogados até mesmo nos tempos antes de Cristo e pelas primeiras civilizações.

Relembre alguns jogos de tabuleiro que marcaram os anos 90:

1 - Banco Imobiliário

banco-imobiliario

Um clássico dos anos 90. O Banco Imobiliário surgiu do famoso jogo Monopoly. Com ele, você pode jogar com os amigos, a família e reunir muitas pessoas para comprar propriedades, fazer negócios e trocas de imóveis, além de executar muitas vendas.

O jogo te permite aprender um pouco mais sobre o dinheiro e propriedades, além de ter noção de como funciona ficar completamente falido e sem nada de grana.

2 - War

war

No jogo War, participam das jogadas 3 a 6 jogadores. É válido lembrar que na sorte você não ganha este jogo, são necessários muito jogo de cintura e habilidade, além de paciência.

Em War, você precisa conquistar continentes e territórios, além de ter muita percepção do jogo e bastante astúcia. O que manda em War é a estratégia. Cada jogador luta com as armas e exército que pode.

3 - Imagem e Ação

 

rue Color Image

No jogo de tabuleiro Imagem e Ação, o objetivo é fazer o peão de uma equipe percorrer o trajeto no tabuleiro até o destino final. Esse jogo contém um tabuleiro, uma ampulheta, 4 peões, 1 dado e 396 cartas. São 4 ou mais jogadores que são divididos em 2 a 4 equipes.

Para cada equipe, não há limite de jogadores. Quanto menos equipes e mais jogadores, mais rápido e emocionante fica o jogo. Cada uma delas escolhe um peão e o coloca na casa do tabuleiro que está marcada com o termo "início".

4 - Detetive

jogo-detetiveestrela-181245800

O jogo de tabuleiro Detetive foi criado pela Waddingtons, em 1949, na Inglaterra. No Brasil, o jogo foi criado graças a um acordo com a Estrela. Detetive consiste em uma espécie de simulação de uma mansão que possui vários cômodos e objetos.

Para jogar, você escolhe três cartas e as deposita em um envelope sem que ninguém saiba e o objetivo é tentar solucionar o mistério de qual dos suspeitos e armas estão envolvidos em um crime de assassinato. Os participantes precisam descobrir a identidade, o local do crime e tudo ao longo da brincadeira.

5 - Batalha Naval

BATALHA NAVAL 002

Batalha Naval é um jogo de tabuleiro que marcou gerações nos anos 90. O jogo é tão querido que até teve sua versão online lançada. O tabuleiro possui 5 hidroaviões, 4 submarinos, 3 cruzadores, 1 porta-aviões e 2 encouraçados.

Os jogadores distribuem suas armas pelo tabuleiro marcando os quadradinhos e aí o jogo começa. O objetivo é advinhar em que quadrados estãos os navios do adversário. O primeiro tabuleiro foi comercializado em 1931.

6 - Ludo

hamleys-ludo-parcheesi-original-imaefhnd5vnx9bse

Além de Ludo, ele também recebe o nome de "Furbica". O ludo funciona com mínimo 2 e máximo 4 participantes. O objetivo do jogo é ser a primeira pessoa a conduzir todos os seus quatro pinos, partindo de uma casa de origem, na linha central correspondente à sua cor na casa final.

O jogador tem que dar a volta inteira com seus pinos e chegar ao objetivo final antes que os outros. O tabuleiro vem com quatro peões de cores azul, vermelho, verde e amarelo.

7 - Xadrez

chess00013

O bom e velho xadrez. O jogo surgiu no Sudoeste da Europa, no tempo do Renascimento. Conhecido e famoso em todo o mundo, o xadrez é jogado e praticado por milhões de pessoas. O jogo de tabuleiro trabalha com estratégias de jogo de movimentação entre reis, rainhas, peões, cavalos e torres.

De natureza recreativa ou competitiva, o xadrez é jogo criado para duas pessoas. Ele é um ótimo exercício para o cérebro e a memória.

8 - Bônus - Jogo da Dama

checkers_game_pc238712

Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+