• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 leis e regras sobre contato alienígena que você não vai acreditar que existem

POR Isabela Ferreira    EM Curiosidades      09/05/18 às 17h13

Normalmente, aqueles que declaram crer em vida alienígena, são julgados pelo restante da sociedade como se tivessem um parafuso a menos. Isso porque já estamos acostumados com a ideia de que estamos sozinhos nesse universo gigante. Mas será mesmo? A medida em que o espaço é explorado mais temos aquela pontinha de esperança em encontrar vida lá fora.

E já prevendo que isso possa realmente acontecer algum dia, determinadas agências oficiais, a exemplo da Organização das Nações Unidas (ONU), estabeleceram alguns regulamentos que contam como astronautas e todos os humanos devem agir, caso se deparem com um alien vagando por aí. Pensando nisso, nós aqui da Fatos Desconhecidos separamos abaixo 7 leis e regras que existem sobre contato alienígena que você não vai acreditar. Confere aí!

1 - Astronautas deveriam ser colocados em quarentena

No ano de 1969, o Congresso dos Estados Unidos aprovou uma lei chamada de Lei de Exposição Extraterrestre. Ela exige que assim que os astronautas retornarem de uma missão, sejam colocados temporariamente em quarentena. A partir daí, serão analisados para se ter a garantia que não trouxeram consigo nenhum vestígio alienígena. Talvez a preocupação da NASA não sejam realmente os homenzinhos verdes, mas sim algum germe que porventura, nunca tenha passado pela Terra antes.

Apesar disso, a lei acabou sendo mal interpretada por muita gente. Acabou sendo revogada no ano de 1977, após constatarem que todas as missões ao espaço haviam sido bem sucedidas e portanto, não precisavam manter os astronautas isolados.

2 - A ONU deve ser avisada imediatamente em caso de vida alienígena

As Nações Unidas criaram no ano de 1967, o Tratado sobre Princípios Reguladores das Atividades dos Estados na Exploração do Espaço Interior, Incluindo a Lua e Outros Corpos Celestes... Que também pode ser chamado apenas de Tratado do Espaço Interior.

De acordo com o artigo 5º: "Os estados que fazem parte do Tratado, informarão imediatamente os outros estados ou o Secretário Geral das Nações Unidas sobre quaisquer fenômenos que descobrirem no espaço exterior [...] que poderia constituir um perigo para a vida ou a saúde dos astronautas". Querendo ou não, isso inclui a possível descoberta de vida alienígena.

3 - Regras para o contato geral com um alienígena

A partir do momento em que passamos a observar água em outros planetas, a probabilidade de encontrarmos vida alienígena apenas aumenta. No entanto, é importante ressaltar que o Tratado do Espaço Exterior proíbe que as águas extraterrestres sejam contaminadas por humanos e qualquer uma de suas tecnologias. Portanto, para explorar essas regiões é preciso ter cuidados especiais.

É exatamente por isso que não existem imagens das águas de Marte, por exemplo. Os robôs da NASA ainda não são considerados suficientemente esterilizados para que consigam chegar perto o suficiente ou fazer coletas do líquido. Caso eles arrisquem, podem colocar em risco a possível vida extraterrestre.

4 - Leis para colonizadores espaciais

Ainda segundo o Tratado do Espaço Exterior da ONU, nenhuma nação ou humano em particular tem o direito de ter propriedade sobre todo um planeta ou partes dele. Isso porque eles são considerados "províncias da humanidade". No entanto, a pergunta que fica é a seguinte: em uma possível colônia no espaço, ou mesmo em viagens feitas por astronautas, existem leis?

Bem, as leis são feitas por humanos para serem cumpridas na Terra. Então no espaço elas não seriam mais válidas? Errado. Em uma declaração feita no ano de 1962, a ONU afirmou que enquanto estiverem no os astronautas estiverem no espaço, por exemplo, precisam seguir as leis de sua nação de origem. Portanto, se fossem estadunidenses, deveriam seguir as leis dos Estados Unidos, mesmo estando fora de nosso planeta.

5 - Os aliens também são considerados pessoas

A ideia é que os aliens sejam tratados da mesma forma que os humanos, apesar de virem de outro planeta. A determinação partiu de um artigo publicado em 1953, redigido por Andrew Haley, ex-vice-presidente da Federação Internacional de Astronáutica. As principais regras são:

a - Os humanos não devem prejudicar os aliens;

b - Aliens e humanos são iguais;

c - Os humanos precisam reconhecer a vontade dos aliens de viver e ter um lugar próprio para isso.

6 - Astronautas são os representantes da humanidade

Você já deve ter escutado um ditado que diz: a primeira impressão é a que fica. Pois bem, isto é algo que os astronautas devem levar em completa consideração caso façam contato com vida alienígena. A ONU considera estes profissionais como os representantes da humanidade para habitantes de outros planetas.

Tal informação nos leva a questionar se eles passam por algum curso de etiqueta para aprenderem a se comportar com aliens. Mas segundo Clayton C. Anderson, astronauta aposentado, este é um ponto que não faz parte do treinamento da NASA.

7 - Aliens podem ter que pagar impostos

De acordo com a lei prevista no código dos Estados Unidos, qualquer coisa vendida no Espaço Exterior, é como se estivesse sido vendida dentro do país. O que significa que também está sujeito a impostos e tarifas, e bem, a lei não diz nada sobre isenção para vendas à formas verdes de vida... Se é que entende.

E então pessoal, o que acharam? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!

Próxima Matéria
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+