• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 maiores ataques cibernéticos da História

POR Diogo Quiareli    EM Curiosidades      18/09/18 às 17h24

O ciberespaço é uma comunidade em constante crescimento. Graças ao ambiente online, as pessoas podem se comunicar de forma mais rápida e eficaz, além de nos permitir realizar diversas atividades. Desde que a internet se popularizou, um novo estilo de vida surgiu, facilitando tudo. No entanto, existem as repercussões negativas também no meio. Alguns usuários usam o ciberespaço para executar seus esquemas duvidosos e maléficos. Esses esquemas envolvem outros indivíduos, empresas, bancos e até mesmo grandes agências governamentais. Ataques cibernéticos impactaram o mundo em determinados momentos da história e foi pensando nisso que resolvemos trazer essa matéria.

A redação da Fatos Desconhecidos buscou e listou alguns dos maiores ataques cibernéticos de todos os tempos. Esses foram lançados como terrorismo em grande escala e afetaram nações inteiras. Se você souber de algum que não listamos aqui, manda pra gente nos comentários aí embaixo. Aproveite para compartilhar essa lista com seus amigos. Agora, sem mais delongas, confira conosco e surpreenda-se com todos esses feitos.

1 - Ataques de julho em 2009

Esse mês ficou marcado por uma série de ataques contra grandes governos, sites financeiros e agências de notícias dos Estados Unidos e da Coréia do Sul. Isso envolvia a ativação de botnets. Diversos computadores tiveram seus arquivos sequestrados, causando uma sobrecarga de servidores causada pela inundação de tráfego, o que foi chamado de ataques DDoS. Estima-se que 50 mil computadores do Security Technology Response Group da Symantec foram sequestrados. Juntos com eles, 20 mil do Serviço Nacional de Inteligência da Coréia do Sul e mais 166 mil de pesquisadores vietnamitas.

2 - Hacker no governo canadense

O governo canadense revelou que também foi vítima de ataques cibernéticos em fevereiro de 2011. Segundo as autoridades, os ataques partiram de estrangeiros com endereços de IPs da China. Os hackers se infiltraram em três departamentos do governo do país e transmitiram informações confidenciais para si mesmos. O Canadá imediatamente cortou o acesso à internet dos departamentos, interrompendo essas transmissões para os chineses.

3 - Paypal

O Paypal também foi vítima de um ataque cibernético em dezembro de 2010. Isso aconteceu após a restrição permanente da conta, usada pelo WikiLeaks para angariar fundos, citando então sua violação do Uso Aceitável da Política como um motivo. No entanto, isso não só resultou em diversos boicotes de usuários individuais, como também na invasão de hackers.

4 - Índia

Apesar da reputação que o país tem em potência de TI e software, a Índia já registrou mais de 13 mil violações de segurança cibernética. O maior desses ataques aconteceu no dia 12 de julho de 2012. Hackers conseguiram invadir as contas de e-mail de 12 mil pessoas, incluindo funcionários da Organização de Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa. A Polícia de Fronteira Indo-Tibetana e o Ministério Interior também foram invadidos.

5 - Opi Israel

O ataque cibernético coordenado por grupos e indivíduos anti-Israel aconteceu no dia 7 de abril de 2012. Essa data especial marca o Dia da Recordação do Holocausto. Eles buscavam apagar Israel da internet. Os sites segmentados por ativistas iam de setores empresariais até instituições educacionais, jornais e empresas privadas do país.

6 - Citigroup

Uma das maiores empresas financeiras do mundo, o Citigroup, ofereceu um grande incentivo para os hackers organizarem um ataque. Isso por causa da grande quantidade de riqueza e informações confidenciais que passam pela empresa. Em 2011, mais de 200 mil informações de clientes foram comprometidas. Isso resultou em uma perda de US$ 2,7 milhões para a empresa.

7 - Sony

Em 2011, 77 milhões de contas Playstation Network e Sony Online foram roubadas por um grupo de hackers. Entre os roubos, várias informações de cartões de crédito e débito foram também furtadas. Essa interrupção do sistema de segurança teve um dano estimado em US$ 2 bilhões. O ataque e o conserto de tudo demoraram 24 dias.

E aí, o que você achou dessa lista? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Próxima Matéria
Via   List 25  
Imagens Almanaque SOS
Diogo Quiareli
Geminiano, 24 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+