• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 maneiras de extrair a verdade de alguém sorrateiramente

POR Jesus Galvão    EM Curiosidades      17/07/18 às 19h41

Saber quando alguém está mentindo pode ser bastante útil em certas situações na vida. Porém, esta pode não ser uma tarefa muito fácil, uma vez que o mentiroso pode ser tão habilidoso que poderia enganar até mesmo um detetive. Algumas técnicas, porém, podem auxiliar na hora de extrair a verdade, de forma sutil. O que certamente não vai deixar brechas para o mentiroso escapar novamente.

Aqui na Fatos Desconhecidos, já escrevemos sobre as 7 mentiras mais comuns em aplicativos de namoro7 formas de fraudar um detector de mentiras. Hoje, listamos algumas maneiras para auxiliar você descobrir se uma pessoa está mentindo. Confira!

1 - Evite fazer acusações

Elas apenas vão deixar a pessoa menos propensa a falar a verdade. Mantenha a calma e exiba uma linguagem corporal neutra. Não cruze seus braços e pernas, nem aumente seu tom de voz, para que a pessoa não se sinta intimidada.

2 - Olhe nos olhos

Sente-se com a pessoa, e se possível, olhe em seus olhos. Escolha um tom suave e tranquilizante na voz para falar. Mantenha suas mãos nas laterais de seu corpo ou as coloque sobre a mesa ou sobre o colo. A pessoa ficará mais disposta a falar a verdade se ela sentir que será compreendida.

3 - Demonstre empatia

Para a pessoa dizer a verdade, será necessário que uma "confiança" seja estabelecida entre as pessoas. Demonstre empatia pela situação. Aja como se você compreendesse as razões que a motivaram a esconder algo ou a cometer tal atitude. A impressão de que qualquer um teria feito a mesma coisa, pode fazer com que a pessoa se sinta disposta a dizer a verdade.

4 - Dê a impressão que as coisas não são tão graves quanto parecem

Na grande maioria dos casos, as pessoas evitam dizer a verdade porque temem encarar as consequências. No entanto, se você minimizar a gravidade da situação, elas podem se sentir mais aptas a contarem a verdade. Porém, esse caminho só deve ser seguido se o erro realmente não for nada sério, não devendo ser aplicada em alguma atitude que venha a ter consequências legais, por exemplo.

5 - Mude as coisas

Repita algumas perguntas já feitas antes, mas de maneiras diferentes. Observe se a pessoa utiliza as mesmas frases e respostas, o que poderia indicar que ela já havia feito um prévio ensaio sobre o que dizer. Além do mais, isso pode forçar a pessoa suspeita de mentir a cair em contradição, o que comprovaria toda mentira. Contar a história de trás pra frente ou incentivá-la a contar a partir da metade, por exemplo, pode fazer com que ela esqueça algo, o que poderia ajudar a identificar a mentira.

6 - Escolha bem suas palavras

Usar termos que insinuem culpa podem fazer com que a pessoa que, provavelmente, esteja mentindo se feche, dificultando ainda mais seu trabalho. Portanto, o ideal é escolher palavras menos duras para incentivá-la a falar a verdade. Por exemplo, usar a palavra "pegou" ao invés de "roubou", ou "saiu com alguém" em vez de "traiu".

7 - Blefe, se necessário

O blefe pode ser bem perigoso, mas bastante eficaz. No blefe você pode "ameaçar" a pessoa ou afirmar que sabe a verdade, mesmo que não haja nenhuma evidência ou plano para colocar a ameaça em ação. O que pode acarretar na pessoa falando a verdade por medo das consequências e por pensar que foi pega.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixe nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+