• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 mundos lendários perdidos até hoje

POR Diogo Quiareli    EM Lendas Urbanas      24/08/18 às 15h13

Há milhares de anos, as pessoas contam histórias sobre mundos fabulosos perdidos de alguma forma e lendas sobre reinos ocultos, poucas vezes vistos por olhos humanos. Muitas dessas histórias ainda são passadas de geração para geração, mantendo-se vivas. Os primeiros contos de viagens inacreditáveis a reinos e civilizações nunca vistas se desenvolveram em uma época em que muita coisa era desconhecida e todas pareciam ser possíveis. Desde a grande história de Atlântida, de Platão, até os contos de homens com cabeça de animais de Mandeville. As sociedades que repassavam essas lendas não encontravam bons motivos para duvidar do que os mais velhos costumavam contar.

Foi pensando nisso que nós resolvemos trazer essa matéria. A redação da Fatos Desconhecidos, diante de tantas histórias envolvendo esses lugares perdidos, buscou e listou alguns mundos lendários que estão perdidos até os dias atuais. Se você souber de algum que não listamos aqui, manda pra gente nos comentários aí embaixo. Aproveite para compartilhar com seus amigos. Agora, sem mais delongas, confira conosco e surpreenda-se com tudo aqui listado.

1 - Lemuria

A Lemuria, ou Um, é um continente que nas histórias, foi engolido pelo mar e agora se encontra sob o Oceano Índico ou Pacífico. Nas lendas, afirmam que os lemurianos eram gigantes e tinham o dom de telepatia. Supostamente esse mundo foi destruído há 12 mil anos por um enorme terremoto que o afundou totalmente. Segundo alguns estudiosos, os lemurianos escaparam da Terra após a catástrofe e desde então orientam os destinos de pessoas que eles escolhem.

2 - Cibola

Os conquistadores espanhóis do século 16 tiveram interesse na América do Norte por causa das lendárias sete Cidades de Cibola. Essas eram famosas por causa de sua riqueza e brilho. Acreditam que Cibola esteja ligada a Aztlan, a terra de sete cavernas de onde os astecas saíram para o México. A primeira expedição em busca das cidades perdidas foi enviada por Antonio de Mendoza, vice-rei da Nova Espanha, em 1539. Em 1540 uma segunda força expedicionária foi enviada sob o comando de Francisco de Coronado. Eles exploraram tudo, até o estado do Texas, mas não encontraram nada.

3 - Agharti

As lendas dizem que Agharti é um mundo subterrâneo, ligado aos quatro cantos da Terra por uma rede de túneis. Esse mundo é habitado por pessoas que prezam pela paz e gentileza, completamente diferente dos que vivem acima do solo. O conto é antigo e Platão falava sobre túneis estreitos localizados sob a terra, governados por um soberano que senta no centro da Terra. Anos depois, Plínio citou pessoas que fugiram para o subterrâneo depois que Atlântida foi arruinada. Há pessoas até hoje que acreditam na existência de Agharti.

4 - Hy-Brasil

Os europeus eram fascinados pela lenda de um país mítico, que diziam estar em algum lugar acima do Oceano Ocidental. Uma lenda irlandesa falava sobre Hy-Brasil, uma ilha coberta de névoa que só pode ser vista de sete em sete anos. No entanto, é impossível alcançá-la. Uma expedição para lá deixou Bristol em 1480, mas voltaram sem provas de que a ilha existia. Em 1674, um capitão chamado John Nisbet disse ter visto a ilha durante uma viagem entre a Irlanda e a França. Ele contou ainda que o lugar era habitado por coelhos negros gigantes e um mago que viviam em um castelo de pedras.

5 - Lyonesse

A casa de Sir Tristan, um dos famosos cavaleiros do Rei Arthur, Lyonesse é um país arturiano. Nas lendas, ele está localizado perto da Cornualha, embora a localização exata nunca tenha sido especificada. As pessoas dizem que afundou no mar. Lorde Tennyson descreveu o Lyonesse como local da batalha final de Arthur, na qual ele morreu. Hoje, a história de Lyonesse está enraizada nas tradições da Cornualha.

6 - El Dorado

Quando os Espanhóis chegaram no México, no século 16, ouviram rumores de uma cidade fabulosa pavimentada com ouro. Esta era comandada por um rei-sacerdote chamado El Dorado, ou Rei Dourado. Diziam que o seu corpo era coberto por ouro em pó. Com isso, eles buscaram freneticamente pelo local, mas nunca encontraram. Não existe ainda uma prova concreta de que El Dorado tenha existido. Houve muitos assassinatos em busca da riqueza oferecida pelo rei-sacerdote. No entanto, até hoje algumas pessoas acreditam na existência da cidade e acham que um aventureiro vai encontrá-la na hora certa.

7 - Avalon

Avalon é a ilha lendária onde, na história, a espada Excalibur do Rei Arthur foi forjada e onde ele foi levado para se recuperar após a Batalha de Camlann. Em lendas inglesas, o rei nunca morreu e ainda voltará para liderar o seu povo mais uma vez. Avalon tornou-se associada a Glastonbury em 1190, quando os monges da Abadia disseram ter encontrado os restos mortais do rei e sua rainha. Apesar das diversas lendas, não existe prova de que tenha existido a ilha.

E aí, o que você achou dessa lista? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Próxima Matéria
Via   Listverse  
Imagens The cabulouso
Diogo Quiareli
Geminiano, 24 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+