• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 "pegadinhas" que incrivelmente fizeram muitas pessoas de bobas

POR Rafael Miranda    EM Entretenimento      03/07/18 às 16h28

Pegadinhas fazem parte do cotidiano de todas as pessoas que vivem no nosso belo planeta. Geralmente são brincadeiras travessas que levam a vítima a sentir-se perplexa, confusa ou como um verdadeiro bobo.

A maioria das pegadinhas são feitas para incentivar o riso. No entanto, brincadeiras praticadas com crueldade podem acabar se transformando em bullying, cuja intenção é intimidar ou excluir, em vez de reforçar os laços sociais.

Alguns países tradicionalmente valorizam a realização das famosas pegadinhas. Basta você se lembrar do Dia da Mentira, que é comemorado por milhões de pessoas. Algumas brincadeiras acabaram ganhando destaque por caçoarem de um grande número de pessoas. E pensando nisso, nós resolvemos reunir algumas das pegadinhas que mais chamaram a atenção neste quesito.

1 - O supergrupo de rock que nunca existiu (mas fez sucesso)

Na década de 1960, bandas como Led Zeppelin, Humble Pie e Cream bombaram em todo o mundo. Entretanto, o mercado ficou extremamente saturado no fim desta década. Para tentar inflamar novamente as chamas do rock, Greil Marcus, editor da revista Rolling Stone, decidiu inventar um supergrupo com lendas do rock. O Masked Marauders seria uma banda formada por John Lennon, Mick Jagger, Paul McCartney e Bob Dylan.

Para não ser descoberto, Greil usou o pseudônimo T.M. Christian e começou a espalhar os rumores da lendária banda. O editor chegou a contratar uma banda para gravar músicas e lançar um álbum. O boatos e as mentiras ficaram fora de controle e até grandes gravadoras queriam assinar contrato com a suposta banda. Mesmo com toda a história sendo desmentida depois, o álbum da suposta banda, vendeu mais de 100 mil cópias.

2 - Bordel de animais de estimação

Você já ouviu a história sobre o bordel de animais de estimação? Ou a notícia sobre uma empresa que vendia apartamentos para peixes? Essas histórias tinham algo em comum além de sua loucura: eram ficções criadas por Joey Skaggs.

Skaggs enganou redes de televisão, serviços de notícias, jornais, revistas e estações de rádio em todo o mundo. Good Morning America, CNN e The Washington Post estão entre as grandes organizações de mídia enganadas por Skaggs.

Uma de suas grandes pegadinhas foi a de um bordel de animais de estimação, que chegou até a ser anunciado em classificados de jornais da época. Skaggs fez um verdadeiro show para atrair a atenção da mídia. "Eu tinha 25 atores e 15 cachorros, e encenei tudo para a mídia. Uma verdadeira noite em um bordel para cachorros. A mídia acreditou em tudo", disse ele.

Skaggs disse em entrevista a ABC News que as fraudes que ele cria com a ajuda de voluntários e amigos, destacam a vulnerabilidade da imprensa à desinformação e a aceitação inquestionável do público sobre o que lê nos jornais ou na televisão.

3 - A perda de gravidade da Terra

Em 1976, o astrônomo Patrick Moore enganou milhares de ouvintes da rádio BBC. A estação, uma das mais importantes da época, veiculou a informação de que a Terra sofreria com uma perda temporária de gravidade. O astrônomo disse que Júpiter e Plutão se alinhariam e isso faria a Terra ter sua gravidade sugada. Tudo fazia parte de um golpe publicitário para alavancar as vendas de seu livro: The Jupiter Effect.

Apesar dos planetas realmente se alinharem na data que ele mencionou na entrevista, ele foi desmentido por outros profissionais. Apesar disso, o livro em que ele contava essa história mirabolante, se tornou um best seller.

4 - A invenção de gírias para enganar um jornalista

Em 1992, um novo gênero de rock se popularizava: o grunge. Nessa época, Megan Jasper, ex funcionária da gravadora Sub Pop recebeu uma ligação de um repórter do New York Times. Ele queria saber mais da cultura grunge e fazer uma lista da 'gírias grunge' que estavam em alta.

Acontece que não existia nenhum tipo de gíria desse movimento musical. Então, para fazer uma brincadeira com o repórter, Megan decidiu inventar gírias para a cultura grunge. Enquanto ela dizia as tais gírias, Megan pensava que o profissional se daria conta de que tudo era uma piada dela. Só que não foi assim. O que Megan não esperava era que os termos realmente pegassem e se tornassem populares. Depois disso ela retornou ao emprego na gravadora e até se tornou CEO.

5 - A história da banheira

Em 1917, o jornalista H.L. Mencken inventou uma matéria em homenagem a popularização das banheiras nos EUA. Ele citou o "pioneirismo" na instalação do artefato na Casa Branca e como um cidadão de Cincinnati ajudou na popularização de um item tão comum. O texto, escrito como forma de aliviar a tensão da guerra, foi levado a sério e fez com que a cidade de Cincinnati recebesse investimentos de mais de 200 milhões de dólares de uma indústria de banheiras.

6 - Trocando Pi por um "Valor Bíblico"

Essa fake news absurda dizia que o estado do Alabama tinha decretado uma lei em que o número pi deveria ser arredondado para 3. O texto dizia que a manobra foi encabeçada por membros de uma igreja local. A notícia acabou se espalhando e trazendo uma grande dor de cabeça para o governo local, que teve que desmentir o que estava sendo espalhado.

7 - Água de salsicha para emagrecer

Douglas Bevans fez um experimento inusitado que acabou viralizando. Ele usou 60 litros de água de salsicha para enganar e fazer as pessoas terem um pensamento mais crítico sobre a publicidade. Ele distribuiu o líquido em garrafas e disse que era um produto revolucionário que faria as pessoas emagrecerem e ficarem mais inteligentes. Apesar de no rótulo estar escrito que era tudo uma brincadeira, muitas pessoas compraram as garrafas que custavam cerca de 100 reais.

Próxima Matéria
Rafael Miranda
Criando forças para segurar o forninho de cada dia. Instagram: @rafaelmiranda17
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+