• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 pequenos hábitos que atrapalham a perda de peso

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      17/10/18 às 18h05

Algumas pessoas passam muito tempo em uma luta com a balança. Bom, não podemos negar que o nosso peso é um pedaço da nossa saúde em geral. Mas e quando fazemos de tudo para perder peso, controlando a alimentação, praticando exercícios físicos e, ainda assim, não conseguimos perder peso, o que acontece?

Existem alguns fatores que podem estar te atrapalhando, como a quantidade de alimentos que você consome, a quantidade de água ou mesmo se você está fazendo os exercícios certos de acordo com a sua genética. Pensando nisso, fizemos essa lista com alguns hábitos que pode estar te atrapalhando a perder peso:

1 - Não beber água o suficiente

Muitos nutricionistas alertam que sem a ingestão da quantidade adequada de água por dia, uma pessoa pode ter sérias dificuldades em perder peso. Mas é válido lembrar que o líquido também não pode ser consumido durante as refeições, pois isso faz com que aumente o volume do estômago. A água, além de hidratar, tira a fome, auxilia na eliminação de celulites, no metabolismo e na função renal.

2 - Estresse

Viver estressado causa o aumento de cortisol e, consequentemente, o corpo começa compensar a alteração "pedindo" alimentos. O pico do cortisol vai acompanhado da preguiça de praticar exercícios, por exemplo. O hormônio cortisol induz o acúmulo de gordura abdominal, a perda de massa magra e a diminuição do gasto calórico. Os nutricionistas dizem que pessoas que vivem estressadas tem o costume de consumir alimentos doces para manter a glicemia em alta. Isso inclui bebidas e comidas estimulantes com cafeína, doces e bebidas alcoólicas.

3 - Dormir mal

Dormir menos de sete horas pode ser a razão pela qual você não está perdendo peso, apesar de fazer escolhas alimentares saudáveis ??e se exercitar regularmente. A privação do sono elimina os níveis de leptina e grelina. A leptina é responsável por mantê-lo satisfeito, enquanto o trabalho da grelina é estimular a fome e aumentar a quantidade de gordura que seu corpo armazena.

Quando dormirmos, os níveis de leptima diminuem e os níveis de grelina aumentam, o que faz com que sintamos fome o dia inteiro. Dormir mal também pode afetar os níveis de cortisol que, como explicamos no item anterior, nos traz desejos de açúcar e gordura.

4 - Você pode não estar comendo o suficiente ou com a frequência certa

A ideia é comer com regularidade para que o nível de energia fique alto e você não fique com muita fome. Isso previne os desejados exagerados. Deixar de comer como, por exemplo no almoço, afeta o consumo de nutrientes e traz uma piora no desempenho de quem pratica atividades físicas. Por isso, é importante comer antes e depois de qualquer exercício físico.

O recomendado é comer na primeira hora ao acordar e depois comer em pequenas quantidades a cada três ou quatro horas. Quando passamos mais de 4 horas sem comer, o nosso organismo se comporta como se estivéssemos morrendo de fome. Por isso, faça aqueles pequenos lanches, como castanhas, ou mesmo coma uma fruta.

5 - Falta de proteína

É bom lembrar que comer entre 20 a 30% de calorias vindas das proteínas acelera o nosso metabolismo e limita o número de calorias que uma pessoa consome. A nutricionista Ivy Eliff diz o seguinte sobre o consumo de proteínas: "Observei, em vários clientes que eu aconselho, que o aumento do consumo de proteína resulta em menos desejo por doces e salgadinhos. Isso é o resultado direto do efeito da proteína na grelina, o regulador de apetite".

Para ela, o ideal é começar o dia com uma porção sólida de proteína para ajudar a limitar a produção de grelina.

6 - Exercícios inadequados

Assim como a alimentação, os exercícios físicos devem ser feitos da maneira correta. Será mesmo que o exercício que você está fazendo é ideal para sua genética? Muitas pessoas começam a fazer musculação ou mesmo a correr. Alguns secam demais e outros ficam inchados ou "parrudos". O ideal é procurar um especialista para que ele indique quais exercícios são ideias para sua genética.

7 - Mastigar da maneira errada

Por incrível que pareça, a mastigação pode te atrapalhar a perder peso. O ideal é mastigar de 10 a 12 vezes por porção, para que assim a digestão seja feita de forma adequada. Esse hábito permite que o nosso corpo envie a mensagem de que não precisamos mais de alimento ao cérebro. Quando a pessoa não mastiga da maneira adequada, ela demora mais tempo a se satisfazer e assim acaba comendo mais.

Você também tem prolemas em perder peso? Acha que alguns desses fatores podem estar te atrapalhando? Comente!

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+