Lançado há alguns dias, Sangue de Zeus é a mais nova aposta da Netflix no universo das animações adultas. Buscando adaptar diversos mitos gregos sem deixar de lado a autenticidade, a produção do estúdio Powerhouse apresenta uma trama cheia de sangue, conflitos, traição e disputa por poder. A primeira temporada já foi concluída e conta com oito episódios. Visto a vastidão da galeria de personagem olimpianos e terrenos desse universo, não tivemos a oportunidade de conferir todos os deuses, semideuses e demais entidades. Sendo assim, uma segunda temporada seria super bem-vinda. Enquanto ninguém se pronuncia sobre uma renovação de Sangue de Zeus, ranqueamos abaixo os personagens mais poderosos da série de acordo com o que vimos na primeira leva de episódios.
Serafim é um personagem original, ou seja, ele se afasta dos mitos gregos, apesar de ser super compatível com o universo apresentado. Embora demônios malignos – conhecidos como cacodemônios – existam na mitologia grega, eles não tem nenhuma ligação com gigantes ou Titãs, como foi apresentado em Sangue de Zeus. Aliás, nem mesmo a origem e motivações trágicas de Serafim são familiares aos entusiastas da mitologia grega. De qualquer forma, todas as adversidades apresentadas moldaram Serafim como um resiliente guerreiro e grande estrategista. Se não tivesse sido cegado pela sua ira, o líder dos demônios e seu bidente seriam imparáveis.
Visto que Heron é o protagonista de Sangue de Zeus, pode ser um surpresa vê-lo nessa posição. No entanto, sejamos racionais. Apesar de ser um semideus, fruto da relação de Zeus e Electra, o jovem não está no mesmo patamar que os demais deuses do Olimpo. Em contrapartida, ele é forte e estratégico o suficiente para derrotar inimigos mais poderosos que ele, como Serafim, o líder dos demônios. Apesar do treinamento de Heron com Zeus e Hefesto ter sido muito breve e incompleto, pudemos notar o potencial do personagem. Pode ser que futuramente, após criar mais afinidade com suas habilidades divinas, Heron suba nesse ranking. Todavia, por enquanto, ele permanece nessa posição.
Surpreendentemente, ou não, o deus da guerra se mostrou muito um cão que ladra e não morde. Em Sangue de Zeus, Ares foi construindo seguindo o arquétipo daquele valentão de ensino médio cuja fama precede o nome mas na hora do vamo ver quem acaba resolvendo as coisas são aqueles que sofriam bullying dele. Em suma, o filho de Hera e Zeus gosta de desafiar os meio-irmãos Apolo e Hermes. No entanto, ambos se mostram mais habilidoso em batalha que ele. Aliás, no ápice do confronto final da série, Ares quase conseguiu elimiar Hermes, mas seu plano sofreu interferência de Apolo e não deu muito certo. Talvez se ele conseguisse trabalhar em equipe as coisas dariam mais certo.
Em Sangue de Zeus, Hermes desempenha um papel significativo, apesar de breve. Certamente gostaríamos de tê-lo visto mais vezes, contudo, em um piscar de olhos ele desaparecia – para aqueles que não entenderam, essa foi uma referência à velocidade do deus. Enfim, apesar de tentar se manter fora dos conflitos, visto que é o mensageiro do rolê, Hermes toma o partido de seu pai, Zeus. Então, quando a coisa realmente aperta e ir pra guerra deixa de ser uma opção e passa a ser uma obrigação, Hermes usa sua supervelociade para lutar habilmente contra os gigantes.
Além de ser o rostinho bonito do Olimpo, Apolo também se mostrou um exímio guerreiro. Apesar de fazer mais o estilo hedonista, quando o deus solar sobe em sua biga, acelera seus cavalos de fogo e se arma com o arco, não tem pra mais ninguém. Assim como Hermes, gostaríamos de ter visto mais dessa figura intrigante. Quem sabe em um futuro próximo tenhamos mais oportunidades. Contudo, da mesma forma que o mensageiro dos deuses, Apolo é um dos bastardos de Zeus e, quando se uniu à Hermes, o vimos derrotar o próprio deus da guerra com facilidade. Trabalho em equipe é tudo, né?
Apesar do anime ter tido a oportunidade de fazer algo novo com Hera, eles optaram por retrata-la como a esposa traída e vingativa, o que acabou sendo clichê, previsível e exaustivo. Entretanto, pelo menos deram a ela uma quantidade de poder intimidadora, além de uma sagacidade letal. Embora sua força bruta não seja equiparável à de Zeus – por isso, ela evitou ao máximo confrontá-lo diretamente – ela é, provavelmente, a melhor estrategista da série, e usou vários peões que foram derrubando seu alvo aos poucos. Como diria Poseidon, só um tolo deixaria Hera com raiva.
Visto que o título do anime é um indicativo do poder presente no DNA do Deus dos Raios, era de se esperar que o Rei do Olimpo ficasse em primeiro lugar nessa lista. Zeus é uma das figuras mais famosas da mitologia grega . Filho de Titãs, juntamente com seus irmãos Hades e Poseidon, Zeus faz parte dos três grandes – fãs de Percy Jackson entenderão. Enfim, apesar de ser o personagem mais forte do anime, Zeus é retratado de uma forma muito humana e sujeita à falha, o que permite a identificação do público com ele. Sendo assim, ele seria capaz de derrotar qualquer um dos outros integrantes dessa lista, desde que não despertassem nele a compaixão.
Imagens: Netflix.