Por que Stephen Hawking nunca ganhou um prêmio Nobel?

POR Gustavo Camargo    EM Ciência e Tecnologia      21/03/18 às 15h26

Se você não esteve em uma caverna nos últimos dias, você certamente já sabe da triste morte do grande Stephen Hawking. Mas afinal, o que esse homem fez para ser comparado com Albert Einstein? Bom, Hawking foi responsável por contribuições fundamentais no estudo dos buracos negros. Sua história se tornou bastante emocionante pela superação de limites. Em 1959, com apenas 17 anos, Hawking entrou para a University College, em Oxford, onde estudou física.

Hawking era uma lenda viva no campo da cosmologia. Um trabalho com Sir Roger sobre a teoria geral da relatividade de Einstein mostrou que havia um início no espaço e no tempo, o Big Bang, e também um fim, através dos buracos negros.

Mas apesar de toda sua fama e descobertas impactantes na física teórica levanta uma pergunta que muitos ainda procuram respostas. Por que um dos pioneiros mais icônicos da ciência nunca ganhou um Prêmio Nobel de Física? Diferente da física quântica, a resposta dessa pergunta é bastante simples. Descobertas científicas teóricas devem ser confirmadas com observações antes que haja possibilidade de receberem um Nobel. E pelo pelos atualmente as formas de observar um buraco negro são bastante precárias.

Radiação Hawking

Stephen Hawking

Uma das descobertas mais importantes de Hawking foi "Hawkings Radiation" (Radiação Hawking), a teoria de que buracos negros não seriam completamente negros, mas emitem radiações que acabam fazendo com que desapareçam.

Em janeiro de 2016, o cientista deu uma entrevista à emissora BBC na qual brincou sobre o fato de nunca ter ganhado o prêmio. "As pessoas procuraram miniburacos negros, mas até agora não encontraram nada. É uma pena porque, se tivessem, eu teria um Prêmio Nobel", afirmou.

Mesmo não ganhando o prêmio, sabemos que Stephen Hawking foi um dos mais brilhantes físicos que nosso mundo já conheceu. E aí, o que acharam da matéria? Compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.

Via   Time     MSN  
Gustavo Camargo
A verdade é que eu queria ser astronauta, mas na minha cidade ainda não tem a escolinha. Instagram: gustavoloopi

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+