Curiosidades

7 plantas que tentam te matar

0

As plantas são uma beleza natural. Inclusive, são usadas como um dos grandes símbolos do amor. Elas também são usadas para expressar várias emoções em ocasiões diferentes. As plantas são a espinha dorsal de toda a vida na Terra, sendo essencial para o bem-estar do ser humano. Elas fornecem alimentos para quase todos os organismos terrestres, mantêm a atmosfera, produzem oxigênio e absorvem dióxido de carbono, durante a fotossíntese.

Mas elas não são somente um ornamento inofensivo. A mãe natureza sempre tenta alguma forma de nos matar. Seja com as reações pelas mudanças climáticas, incêndios ou animais que, de vez em quando, perseguem pessoas. E não é somente com a fauna que as pessoas devem se preocupar. A flora também oferece grandes perigos. Um flor que parece inofensiva e colorida pode querer te matar. Mostramos aqui algumas dessas plantas perigosas.

1 – Cicuta

Planta1 600x383, Fatos Desconhecidos

Chamada de cicuta da água ela é encontrada em toda a América do Norte. A família dela é a Apiaceae e dela vem plantas comestíveis como cenoura, salsa e erva-doce. Mas ela, assim como diz o ditado, não é flor que se cheire.

A cicuta da água é bastante bonita com seu caule roxo e pequenas flores brancas em uma forma de guarda-chuva. Por mais que seu exterior seja bonito, dentro ela tem uma cicutoxina venenosa que faz o cérebro humano enlouquecer. O corpo começa a suar, os rins falham e a morte pode ser uma certeza.

2 – Ferrão Gympie

Essa planta é da Austrália, e assim como seus animais estranhos por lá, ela também não fica para trás. De acordo com registros de séculos atrás, animais e pessoas se atiraram de penhasco por causa dos efeitos da picada da árvore. Até mesmo o exército britânico tentou fazer uma arma com as folhas dessa árvore.

Depois de entrar em contato com essa planta, as pessoas têm reações alérgicas como espirros e corrimento nasal. Dois dias depois, essa sensação aumenta e foi descrita como “queimada com ácido quente e eletrocutada ao mesmo tempo”. E essa dor pode durar meses.

3 – Aconitum

Planta3 600x400, Fatos Desconhecidos

Essa flor roxa é bastante bonita e presente em toda a Europa. Ela é conhecida como Monkshood, ou capacete-do-diabo, e não causa tantos danos no simples manusear. Mas para quem ingere essa planta, o veneno dela é bastante mortal.

Os envenenamentos acontecem mais em crianças, que comem acidentalmente as flores ou as raízes. Depois de ingerida, o coração começa a sofrer opressões intensas, as pessoas ficam enauseadas, vomitam e depois sentem uma dormência facial e muscular. E a morte é uma possibilidade real.

4 – Trombeta de anjo

Planta4 600x400, Fatos Desconhecidos

Essa flor é bem comum nos jardins dos EUA. O risco que essa planta representa é exatamente por sua aparência tão inofensiva. Não são apenas suas sementes que têm veneno. Suas raízes, folhas, flores e toda a planta são uma verdadeira bomba-relógio.

Essa planta tem que ser colocada fora do alcance de animais de estimação e crianças. Mas as pessoas ainda comprarão essa flor, por causa de sua beleza, mesmo que ela represente um risco de paralisia, alucinações, coma e até morte.

5 – Árvore do suicídio

Essa é uma árvore nativa da Índia e não tem nada notável em particular. Mas em um estudo, feito por cientistas, eles encontraram um grande número de mortes em uma década, especificamente 500 mortes. Por esse motivo, é que ela é chamada de árvore suicida.

O veneno que essa árvore tem é o cerberin. Ele é um veneno que retarda o funcionamento do coração e é muito parecido com uma injeção letal, por conta da forma com que ele funciona. Se alguém comer uma das sementes, a morte é uma possibilidade bem real em poucas horas. E é acreditado que várias pessoas usam essa planta para cometer suicídio.

6 – Olhos de boneca

Ela é mais comum na Europa e nos Estados Unidos. Basicamente, se parecem com flores silvestres, mas suas pequenas bolinhas brancas crescem nas hastes vermelhas e dão o nome dela que é “olhos de boneca”.

Se alguém comer alguma dessas bolinhas a pessoa pode experimentar sintomas variados desde uma simples dor de gargante, até alucinações, parada cardíaca e morte.

7 – Mamona

Planta7 600x400, Fatos Desconhecidos

Essa planta tem a toxina mais mortal do mundo. A ricina, presente nas sementes da planta, é tão mortal que, entre quatro e oito sementes, podem matar uma pessoa. Mas antes disso, a pessoa experimenta uns cinco dias de agonia.

A desidratação leva à diminuição da pressão arterial e, combinada com a diarreia e vômito faz uma combinação fatal.

Nome de personagem de My Hero Academia causa polêmica no Japão

Matéria anterior

Essa cidade tem como prefeito um cachorro

Próxima matéria

Você também pode gostar

Mais em Curiosidades

Comentários

Comentários não são permitidos