Curiosidades

7 riscos de se perder peso rápido e de maneira extrema

0

Convenhamos que perder peso não é tão fácil. O processo de emagrecimento é longo e requer muita paciência e persistência. Seguir dieta e praticar exercícios físicos é muito importante para eliminar as gordurinhas indesejáveis. Entretanto, se você é uma pessoa que têm preguiça emagrecer pode ficar mais difícil.

E, às vezes, estar acima do peso não é um problema somente estético. A obesidade aumenta o risco da pessoa desenvolver diabetes, doenças cardiovasculares, câncer e outros problemas de saúde.

No entanto, o que muita gente não se atenta são os riscos de perder peso de uma forma drástica e em um tempo muito rápido. Além de não ser uma coisa saudável, seguir métodos radicais para perder peso pode ter vários efeitos colaterais e afetar de maneira grave o organismo e a mente. Mostramos aqui alguns desses riscos.

1 – Desequilíbrio hormonal

Perder peso  de forma extrema pode levar a alterações hormonais bem graves. E são essas mudanças que afetam de maneira profunda como a pessoa se sente. Isso tem um impacto bem negativo tanto no corpo como na mente das pessoas.

2 – Metabolismo

O emagrecimento muito rápido e drástico acaba afetando o metabolismo. Quando isso acontece, a taxa metabólica diminui. Isso quer dizer que os processos de digestão também vão cair em seu rendimento. Um exemplo disso é a queima de gordura.

3 – Flacidez

A nossa pele tem a elasticidade necessária para se adaptar quando nós perdemos peso de forma gradual. No entanto, quando a pessoa perde peso muito rápido, o excesso de pele flácida é uma coisa inevitável.

Tanto que, em vários casos, as pessoas ficam com as famosas pelancas. E se esse excesso não for exagerado é possível fortalecê-lo com exercícios localizados. Mas em casos extremos, somente a cirurgia para tirar o excesso de pele.

4 – Estrias

As estrias são inevitáveis quando se faz um método radical de emagrecimento. Por conta disso que o recomendado é uma forma mais lenta e constante de emagrecimento. Além de passar creme para sempre manter a pele hidratada.

5 – Depressão

Muitas pessoas que estão acima do peso pensam que quando chegarem em uma meta de emagrecimento serão felizes. Mas muitas vezes esse não é o caso. De acordo com um estudo, perder peso pode aumentar o risco de depressão.

Isso pode estar relacionado com o fato de as pessoas terem expectativas irreais. E então abrem mão das suas comidas preferidas e tem que lidar com frustrações. Por isso, ter uma dieta saudável e equilibrada, além de boas noites de sono são essenciais para evitar a depressão.

6 – Perda de gordura de forma desigual

Quando se perde muitos quilos de maneira rápida algumas partes do corpo ficam mais “finas”. Isso tem a ver com os tipos de células de gordura que as pessoas tem em cada lugar do corpo. E cada células responde de uma forma diferente aos sinais hormonais.

Por exemplo, as células de gordura na região do abdômen tem mais receptores de cortisol. Isso significa que estar constantemente estressado fará com que o corpo libere mais cortisol. E isso consequentemente, fará com que fique mais difícil se livrar da gordura localizada.

7 – Afetar a menstruação

A perda de peso de forma rápida pode atrapalhar ou até mesmo parar a menstruação. Isso porque, a restrição de carboidratos afeta uma proteína chamada lectina. E como consequência o corpo pode entrar em um “modo fome” ou “desligar” o ciclo menstrual.

O corpo faz isso para evitar que a mulher engravide. Até porque ela não estaria em um estado saudável para ter um bebê no estado de magreza que se encontra.

Por não ser pedida em casamento, mulher leva namorado ao tribunal

Matéria anterior

7 coisas comuns nas décadas de 1980 e 1990, mas estranhas hoje em dia

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos