7 robôs que aprenderam habilidades incríveis e assustadoras

POR Diogo Quiareli    EM Ciência e Tecnologia      19/03/18 às 14h08

A tecnologia está avançando cada dia mais e, com isso, contamos com diversas coisas surpreendentes que podem mudar as nossas vidas. As máquinas estão tomando cada vez mais espaço na sociedade. Hoje elas conseguem realizar sozinhas o trabalho que exigiria diversas pessoas. Em todos os campos podemos contar com esses inventos. Desde o nosso uso diário de celulares até aos processos cirúrgicos e extremamente delicados. No entanto, existem alguns robôs que acabam se destacando por habilidades únicas. Você sabia que existe uma dessas invenções capazes de escalar paredes carregando até 100 vezes o seu peso?

Pois bem, pensando nisso, nós da redação Fatos Desconhecidos resolvemos trazer para vocês uma lista contendo alguns robôs que aprenderam habilidades incríveis, porém, assustadoras. Se vocês tiverem algum amigo que gosta desses assuntos tecnológicos, compartilhem essa matéria desde já. Se souberem de algum exemplos que não listamos aqui, mandem aí embaixo pra gente. Agora, sem mais delongas, confiram conosco e surpreendam-se.

1 - Braço robô capaz de cortar precisamente coisas ao meio

O Motoman MH24 é um braço robô contruído pela Yasawa Electric Corporation. Ele não possui corpo, é apenas um membro bastante preciso. Para a promoção do produto, os criadores ensinaram o MH24 a manejar uma espada samurai. Para realizar isso, eles contaram com a ajuda de Iaso Machii, o recordista mundial na arte de cortar coisas com esse tipo de espada. Após aprender tudo que deveria, o robô enfrentou Machii em uma competição onde ambos deveriam cortar coisas com suas armas. O MH24 conseguiu cortar até mesmo vagens e ervilhas ao meio com precisão. O robô era tão eficaz quanto Machii, mas a vantagem é que não precisa nunca descansar.

2 - Robô Cheetah que salta sobre obstáculos

O robô Cheetah foi desenvolvido pela Boston Dynamics. Um monstro quadrúpede que consegue correr a 45 quilômetros por hora. Recentemente, os cientistas fizeram uma atualização nessa máquina. O Cheetah agora consegue pular obstáculos. É utilizado um sensor a laser para detectar as barreiras à sua frente. Ele calcula a forma mais adequada de saltar sobre elas. Após saltar, o robô continua seu percurso. Isso é algo incrível para uma máquina que pesa 32 kg.

3 - Robô que consegue saltar sobre a água

Uma equipe da Universidade Nacional de Seul usou câmeras de alta velocidade para analisar aranhas-d"água. Eles pretendiam compreender como elas conseguem saltar na água sem quebrar a tensão superficial. Eles descobriram que elas aceleravam gradualmente ao realizar um salto. Inspirados nisso, os pesquisadores resolveram criar um robô que segue o mesmo princípio. A criação tem um corpo de apenas 2 centímetros e pernas de 5 centímetros feitas de fios finos. Os pés do robô são cobertos por uma camada de material que repele água. Isso dá uma vantagem extra a eles. Pesando apenas 68 miligramas, o robô pode saltar mais de 14 centímetros.

4 - Robô de seis pernas que se adapta ao ambiente

Esse Robô é chamado de Hector (Hexapod Cognitive Autonomously Operating Robot). Ele foi criado por pesquisadores na Universidade de Bielefeld, na Alemanha. A invenção tem seis membros e é capaz de se mover de forma independente. Com isso, ele pode se adaptar rapidamente a qualquer superfície que estiver andando. Cada perna pode mudar de rumo no meio de um passo, o que permite Hector passar por obstáculos em seu caminho. Seu corpo é feito de plástico com fibra de carbono, o que o torna bastante leve, mas muito resistente. Com isso, ele pode facilmente carregar objetos pesados. Ele pesava 12 kg, mas podia transportar cargas de até 30 kg.

5 - Robô Spot que sempre mantém o equilíbrio

Esse invento pode facilmente subir degraus e encostas íngremes. Ele pesa 70 kg. O mais impressionante sobre esse robô é que ele nunca perde o equilíbrio. Spot é uma atualização do mecanismo de equilíbrio do seu "colega" anterior, o robô BigDog. Para provar a sua eficácia, os pesquisadores têm o hábito de repetidamente chutar Spot e mesmo assim não conseguem derrubá-lo.

6 - Barata robótica que pode entrar em pequenos espaços

O Laboratório de Pesquisa do Exército dos Estados Unidos criou uma barata robótica capaz de se espremer através de obstáculos. A maioria dos robôs depende de sensores e programação avançada, em contrapartida, a barata de seis patas confia em sua forma física para poder realizar a tarefa de passar por barreiras. Três formas diferentes foram testadas para o robô: retangular, cone oval e plano oval. Os resultados não foram tão surpreendentes: quanto menos arredondada a forma, mais difícil é para o robô se espremer através dos obstáculos.

7 - Robô capaz de subir em paredes carregando 100 vezes o seu peso

Os engenheiros mecânicos da Universidade de Stanford criaram um robô capaz de subir em superfícies verticais transportando 100 vezes o seu peso. Eles se inspiraram em uma lagartixa para criar esse robô. Cada pé da invenção conta com uma coleção de "adesivos" que aderem à parede. Seus movimentos são incrivelmente deliberados para que ele não corra o risco de cair. Pesando apenas 9 gramas, o pequeno robô pode levantar até um quilo de material.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos.

Via   Listverse     Hypescience  
Imagens Vix
Diogo Quiareli
Geminiano, 24 anos, goiano.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+