• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 sinais silenciosos de que podem existir parasitas no seu corpo

POR Jesus Galvão    EM Ciência e Tecnologia      05/06/18 às 18h33

Muitas pessoas acreditam que problemas por infecções de parasitas é exclusividade de pessoas que vivem em condições precárias ou que moram em países pobres e com baixa infraestrutura. No entanto, somente na América do Norte, os parasitas afetam milhões de pessoas todos os anos.

Visitas regulares ao médico e certos cuidados são necessários, pois, há casos em que infecções parasitarias não apresentam sintomas e isso pode levar a graves doenças. Aqui na Fatos Desconhecidos já escrevemos para vocês sobre os 10 parasitas perigosos que podem estar na sua comida. Hoje, listamos alguns sinais de que você pode existir parasitas em seu organismo. Confira!

1 - Você ingeriu ou nadou em água sem tratamento

Ingerir água contaminada ou nadar em águas sujas, ou sem o devido tratamento pode ser extremamente perigoso e são algumas das formas mais comuns de se infectar com um parasita, segundo Daliah Wachs, médica de um hospital em Las Vegas.

2 - Sistema imunológico comprometido

Um sistema imunológico comprometido pode ter mais dificuldade para combater e inibir do seu organismo um parasita. "Pessoas que convivem com HIV, diabetes, ou que foram submetidos a transplantes e que estão fazendo o uso de medicamentos imunossupressores estão em maior risco", afirmou o Dr. Wachs.

3 - Sintomas gastrointestinais

Muitas vezes os sintomas de infecção parasitária imitam a síndrome do intestino irritável. "Parasitas gastrointestinais podem causar dores abdominais, inchaço, diarreia, coceira anal, anemia e até mesmo obstruções nos intestinos", afirma Amesh A. Adalja, Médico do Johns Hopkins Center for Health Security.

4 - Você sente dificuldade para respirar

Outros locais de nosso organismo também podem ser afetados por infecções parasitárias além . "Se um parasita se aloja nos pulmões, ele pode causar sintomas como tosse, falta de ar e dificuldade para respirar", afirma o Dr. Adalja.

5 - Corrimentos vaginais incomuns

A tricomoníase é uma infecção sexualmente transmissível causada por um protozoário chamado Trichomonas vaginalis. Os sintomas incluem alterações no corrimento vaginal, podendo torná-lo mais espesso ou mais fino, esbranquiçado ou levemente amarelado, verde e com forte odor. Além de coceiras e dor nos genitais, desconforto ao urinar e dor durante o ato sexual.

6 - Você não possui nenhum sintoma

O mais assustador é que uma infecção parasitária, muitas vezes, pode não produzir nenhum sintoma e isso pode representar um grande perigo. E, segundo o Dr. Wachs, os parasitas podem ocasionar doenças graves, podem desidratar seu corpo, invadir órgãos e até mesmo levar à morte. Por isso, é muito importante visitas regulares ao médico e se necessários realizar alguns exames de rotina.

7 - Você está perdendo peso

Infecções parasitárias podem ocasionar perda de peso, assim como outras doenças. Muitas vezes a perda de peso é acompanhada por dores no estômago e perda de apetite. "Endoparasitas fará com que você perca peso porque você um "verme" em seus intestinos comendo sua comida", afirmou a Drª. Patricia Quinlisk, diretora médica do Departamento de Saúde Pública de Iowa, nos EUA.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você


Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+