• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Por anos, urso-pardo viveu com cinto de tortura até ser resgatado e é assim que ele está hoje

POR Jesus Galvão    EM Compartilhando coisa boa      03/04/19 às 15h02

Caesar é uma fêmea de urso-pardo que viveu por muitos anos em uma fazenda na China vivendo um verdadeiro inferno na Terra. Em tal fazenda é feito a extração da bílis destes animais. Como diversos outros ursos, ela ficava trancada em uma jaula minúscula e possuía uma ferida aberta, pela qual eles drenavam o fluido produzido pelo fígado de sua vesícula biliar.

Mas neste momento, você deve estar se perguntando porque alguém faria isso com o pobre animal. Acontece que, na China, alguns remédios tradicionais são fabricados com a bile dos ursos. Por isso, existem diversos lugares como esse em que Caesar estava, e que são chamados de "fazendas biliares".

O resgate de Caesar

Em seu confinamento, Caesar não podia se movimentar ou correr. O animal nunca era exposto ao sol. E como se a minúscula gaiola não fosse suficiente, em volta de seu corpo ainda havia um cinturão de tortura de metal. O objeto em seu abdômen era mantido no lugar para segurar um catéter de látex, com o qual a bile era coletada. Após a coleta, o fluido era depositado em uma caixa de metal.

Esse aparelho era de fato tão desconfortável quanto parecia nas imagens. "Eu me lembro muito bem de seu resgate há quatro anos, quando ela saltou violentamente em sua jaula enferrujada na fazenda de ursos em Tianjin e eu pensei que ela iria cair", disse Jill Robinson, fundadora da Animals Asia, responsável pelo resgate de Caesar. "Caesar era compreensivelmente um urso muito infeliz".

Por sorte, Caesar conseguiu escapar da indústria biliar. Isso graças à ação da Animals Asia que a resgatou em 2004. Quando os membros da organização chegaram no lugar, ela parecia muito frustrada e infeliz. O abdômen de Caesar estava completamente molhado e sem pelos devido à fricção do cinturão. O que provavelmente era muito doloroso. O fato é que o animal nunca viveu uma vida natural.

Uma nova vida

Caesar foi levada para um santuário em Chengdu onde pode se recuperar. Finalmente, após alguns anos de seu resgate, o animal parece estar feliz e curada. Ela se transformou em um urso forte e musculoso. Segundo os colaboradores da Animals Asia, seu pelo voltou a crescer e tem um brilho majestoso.

"As cicatrizes de Caesar praticamente desapareceram e hoje ela é um urso incrivelmente belo e formidável", disse Robinson. Além de apontar que o urso agora, apesar de tanto tempo preso em uma jaula, se encontra em um bom estado de saúde. "Pesando gigantescos 271 kgs, Caesar é só músculo".

"Ela passou uma dúzia de anos felizes com a Animals Asia em Chengdu, aproveitando o sol e desfrutando de seus instintos naturais de escavação - especialmente quando o tempo esfria no outono", disse ele à Animals Asia. Fotos compartilhadas pela organização mostram Caesar muito feliz, descansando ou se banhando em uma piscina. Bem distante daqueles dias sombrios que viveu enquanto esteve confinada.

"Ver um urso se agitar assim é sempre um momento cheio de espanto - eles são animais incrivelmente belos e poderosos e nenhum mais do que Caesar. Vê-la ao sol - uma dúzia de anos depois de seu resgate - é difícil imaginar sua existência naquela época", disse Nic Field, diretor da equipe de ursos e veterinários da China, disse em um comunicado.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Via   UPSCOL  
Imagens
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+