Curiosidades

7 times que faliram e conseguiram ou não se reerguer

0

Realmente, o futebol é uma paixão brasileira. Algumas pessoas ficam tristes quando o seu time perde e comemoram a vitória como se fosse um verdadeiro evento. Isso explica muito porque o futebol não é apenas um jogo, mas sim uma verdadeira fixação.

Entre os vários esportes praticados em todo o mundo, o futebol com certeza se destaca entre os mais adorados pelas pessoas. Tanto que se você perguntar hoje para uma criança o que ela quer ser quando crescer, há uma grande chance de ela responder que seu sonho é ser jogador (a) de futebol. Isso porque, além do futebol ser considerado o esporte mais famoso do planeta, a ideia de fazer fama e ganhar fortunas fazendo o que gosta é muito tentadora.

Contudo, os times enfrentam muitos desafios e não apenas nos torneios que participam. Tanto que, vários deles já faliram. Desses, alguns tiveram a sorte de se recuperarem, já outros ficaram falidos. Mostramos alguns desses casos aqui.

1 – Chievo Verona

Time1, Fatos Desconhecidos

Na última semana, o clube se juntou aos times que deixaram de existir por causa de uma crise financeira bem grave e não conseguiu se recuperar. Esse clube já está vivendo uma crise há algumas temporadas. E por mais que ele tenha estado presente várias vezes na série italiana, o Chievo Verona não aguentou o peso financeiro e foi rebaixado para a quarta divisão.

Em uma tentativa, os dirigentes do time até tentaram montar um projeto. Mas ele acabou não dando certo e culminou na falência completa do time.

2 – Borussia Dortmund

Time2, Fatos Desconhecidos

Em 2005, o clube estava afundado em uma dívida de 180 milhões de euros. Por conta disso, esse clube alemão viu a necessidade de mudar sua maneira de gerir a equipe. O time vendeu suas estrelas principais, cortou os salários dos jogadores e recebeu um empréstimo do seu time rival, o Bayem.

Depois de tudo isso feito, ele foi o primeiro clube da Alemanha a entrar no mercado de ações de Frankfurt. Ele pegou um empréstimo de 125 milhões de euros com um banco americano. Com isso, ele comprou de volta o seu estádio e cedeu a um “naming rights” para conseguir angariar fundos.

3 – Parma

Time3, Fatos Desconhecidos

Esse time foi uma das grandes forças do futebol italiano nos anos 1990. Nessa época, o time pertencia à Parmalat. Contudo, em 2015, o time declarou falência depois de acumular uma dívida de mais de 800 milhões de reais.

Nessa época, a equipe foi rebaixada para a série D e até trocou de nome. O antigo Parma Football Club passou a se chamar Parma Calcio 1913. O clube conseguiu se reerguer por conta de um investidor chinês. E atualmente disputa a série A do Calcio.

4 – Glasgow Rangers

Time4, Fatos Desconhecidos

O time é o maior campeão escocês da história, tendo 54 títulos nacionais. Mas nem isso impediu que o clube já tivesse que declarar falência. O Glasgow Rangers estava com uma dívida de cerca de mais de 600 milhões de reais. Com isso, o time foi parar da quarta divisão do futebol escocês.

Contudo, depois de um tempo, o clube se recuperou e mudou de nome, se chamando apenas Rangers. Mesmo assim, ele viu o Celtic, seu rival, conquistar a hegemonia do futebol no país.

5 – Dnipro

Time5, Fatos Desconhecidos

Depois de sofrer várias quedas por conta de dívidas e punições da UEFA, em 2019, o clube ucraniano não conseguiu mais se recuperar e se sustentar. E ele acabou ficando de fora da quarta divisão nacional.

6 – Torino

Time6, Fatos Desconhecidos

No começo dos anos 2000, esse clube centenário sofreu uma crise financeira grave. Em 2005, ele teve seu acesso impedido por conta de falência que eles decretaram.

Depois de alguns anos, o Torino foi comprado por um empresário italiano e conseguiu voltar a ser uma potência no futebol italiano.

7 – Kaiserslautern

Time7, Fatos Desconhecidos

Esse time é uma tradicional agremiação germânica e tetracampeã nacional. Mas no meio da pandemia do COVID-19, ele se viu endividado e sem receitas por conta da crise econômica por conta da pandemia.

O time então foi até  a justiça e mostrou que está insolvente. Isso acarretou a falência do Kaiserslautern e no recomeço do clube.

Fonte: https://esportes.r7.com/lance/chievo-verona-fechou-as-portas-confira-20-clubes-que-faliram-e-conseguiram-ou-nao-se-reerguer-24082021#/foto/8

Maldição do Oscar! 7 atores premiados que quase desapareceram

Matéria anterior

10 filmes para refletir sobre a vida

Próxima matéria

Você também pode gostar

Mais em Curiosidades

Comentários

Comentários não são permitidos