• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 vezes que ótimas ideias saíram totalmente pela culatra

POR Jesus Galvão    EM Curiosidades      13/03/19 às 18h24

Os seres humanos possuem uma capacidade incrível para encontrar soluções para todos os problemas. Como já ficou bem evidente ao longo de nossa história e tudo o que já passamos para chegarmos até os dias atuais. No entanto, apesar de toda boa intenção, às vezes tais soluções acabam por tornar o problema ainda pior.

Existe até um ditado muito interessante que diz "a necessidade é a mãe da invenção", e ele ilustra muito bem as mais diversas situações que todos já passamos em algum momento e precisamos usar de toda nossa criatividade para sairmos de uma situação complicada. Pensando nisso, listamos algumas das ideias que surgiram na intenção de resolver um problema, mas que acabaram fazendo a coisa toda ficar bem pior. Confira!

1 - Explodir baleias mortas com dinamite

Em 1970, uma baleia morte encalhou na cidade de Florence, no estado do Oregon, nos Estados Unidos. As autoridades queriam se livrar dos restos mortais do animal, porém de forma rápida e que causasse o mínimo de transtorno para as pessoas. Então eles tiveram a brilhante ideia de explodi-la com dinamite.

Eles presumiram que explodir o animal morto, ao invés de devolvê-lo ao mar e simplesmente deixar a natureza fazer seu trabalho, seria o ideal. Bom, o que aconteceu foi uma chuva de pedaços fétidos de baleia por toda a praia e ainda danos severos nos carros que estavam estacionados próximos ao local.

2 - Um plano para impedir o casamento infantil fortaleceu o sistema de dotes

Em 1994, na Índia, o governo tentou acabar com o casamento infantil, prometendo uma quantia fixa para as meninas nascidas no estado de Haryana, desde que elas permanecessem solteiras até os 18 anos. O que aconteceu foi que a quantia oferecida pela governo passou a ser ofertada ao futuro noivo da menina como uma quantia ainda maior de dote, o que acabou por agravar o problema.

O casamento infantil até diminuiu, principalmente porque os pais esperavam até que elas completassem 18 anos e recebessem o dinheiro para colocá-lo no dote e se casar assim que possível, como já acontecia. Ou seja, o casamento forçado foi incentivado ainda mais com as quantias de dinheiro trocadas entre o noivo e a família da noiva.

3 - Acordo para limitar emissões de carbono

O Protocolo de Kyoto foi um encontro onde diversos países se reuniram para discutir e implementar medidas para resolver o crescente problema do aquecimento global. Os países entraram em um acordo sobre a quantidade de emissões e assim, poderiam ganhar créditos negociáveis, com base na queima de gases nocivos.

O problema é que esses créditos fizeram com que alguns países fossem incentivados a queimar ainda mais gases do tipo para gerar ainda mais créditos para serem negociados com outros países. Assim, cerca de 600 milhões de toneladas de carbono foram adicionadas ao montante que já existia.

4 - Legalização da prostituição aumentou as taxas de tráfico humano

A Alemanha e a Dinamarca legalizaram a prostituição na virada do século XXI, como forma de tentar combater o tráfico de pessoas e o resultado foi exatamente o oposto. Segundo um estudo, o tráfico de humanos tem crescido desde então, e em países que tornaram a prostituição um crime, como a Suécia, as taxas foram reduzidas.

5 - Esquema de sustentável que piorou a indústria renovável

Em 2012, a Irlanda lançou um programa que visava incentivar o uso de energias renováveis oferecendo subsídios para as pessoas que tivessem sistemas menores de aquecimento instalados. As pessoas então começaram a instalar diversos sistemas de aquecimento para obterem dinheiro do governo.

Em um determinado momento, as empresas mantinham os sistemas de aquecimento funcionando 24 horas por dia, todos os dias da semana, para que assim pudessem receber a quantia máxima de dinheiro oferecido pelo governo. O que resultou em um colapso do setor de energia renovável e com o governo cancelando o programa.

6 - Aumento nas ocorrências de embriaguez devido às proibições de fumar em lugares públicos

Em um estudo publicado no Journal Public Economics, foram analisados cerca de 120 municípios nos Estados Unidos, onde em vinte deles fumar em lugar público era proibido. Eles constataram que nos lugares onde as pessoas eram proibidas de acender seus cigarros, a direção embriagada aumentou em 19%.

Essas ocorrências não se limitavam apenas aos locais onde as pessoas não podiam fumar, mas também nas áreas vizinhas, onde houve um aumento acentuado de até 40% de casos registrados. Tudo isso ocorreu logo após que tais leis entraram em vigor.

7 - Regulamentação para incentivar pequenos carros causa aumento na compra dos maiores

Nos Estados Unidos, grandes carros são muito mais populares do que modelos menores. O que vai contra as regulamentações governamentais para promoção desses veículos, visando a sustentabilidade, a conservação do petróleo e as emissões de carbono. Na crise do petróleo em 1973, os combustíveis fósseis se tornaram insanamente caros e escassos, o que fez com que o governo dos EUA promovesse a compra de veículos menores e mais eficientes.

Isso foi interpretado de maneira errônea pelas fabricantes, como "carros menores precisam ter melhor consumo de combustível, já os carros grandes não precisam se preocupar com isso", uma vez que os controles na fabricação de carros maiores eram menos rigorosos. Assim, as fabricantes de automóveis começaram a lançar mais SUVs e caminhonetes, e prontamente os consumidores começaram a preferir esses carros, com mais espaço e que são bem maiores.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+