• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


8 coisas comuns que a ciência ainda não consegue explicar

POR PH Mota    EM Entretenimento      21/11/16 às 19h01

A ciência frequentemente nos dá respostas e soluções por meio de descobertas e inovações em várias áreas diferentes. Para compreender o corpo humano, pesquisas nos ramos da biologia, psicologia e medicina são responsáveis por esclarecer e explicar o ser humano.

Apesar disso, muitas coisas completamente rotineiras e comuns em nosso dia-a-dia ainda não foram esclarecidas pelos especialistas, mesmo após tantos anos de estudos, análises e vivência. Coisas que parecem extremamente simples são impossíveis de serem desvendadas pelas equipes de pesquisa.

Conheça alguns dos hábitos mais normais de seu dia-a-dia que ainda não possuem nenhuma explicação pela ciência.

1 - Soluço

1

Além de irritar tanto você mesmo como as pessoas ao redor, o soluço parece não ter muita função no corpo humano. Os cientistas ainda não conseguiram explicar porque ele acontecem. Existem teorias de que ele faça parte de um resquício do nosso código genético passado por ancestrais anfíbios ao longo dos anos de evolução, mas é uma teoria bem difícil de se provar.

2 - Beijo na boca

2

Dificilmente você vai ver um casal que se relaciona afetivamente não trocar alguns beijos na boca. Por mais que o hábito seja comum, não existe muita explicação para sua origem. Existem suspeitas de que ele seja uma herança do hábito das mães de dar comida para seus descendentes ou uma espécie de aproximação do parceiro sexual em potencial.

3 - Pelos pubianos

3

Na maioria das espécies descendentes de primatas, o pelo na região dos órgãos genitais costuma ser mais volumoso, mas mais fino. No caso dos seres humanos, porém, acontece o contrário. Em nossa espécie temos muito mais pelos nessas áreas do que no resto do corpo. As teorias relacionam isso à maturidade sexual e proteção dos órgãos de infecções e problemas de saúdes.

4 - Menstruação

4

O ciclo menstrual das mulheres se repete em poucos mamíferos além dos seres humanos. Os cientistas já teorizaram que a menstruação serve para remover toximas ou proteger o corpo de patógenos carregados nos espermatozoides, mas nenhuma teve evidência suficiente. Outras propostas já tentaram relacionar a menstruação à proteção da saúde da mulher ou processo de manutenção de revestimento do útero, mas nada foi comprovado.

5 - Canhotos

5

A maioria das pessoas utiliza a mão direita como dominante para realizar funções motoras no dia-a-dia, mas existe uma parcela da população canhota que utiliza predominantemente o lado esquerdo. Talvez a mutação tenha surgido como evolução para dar vantagens a alguns humanos em brigas ou realização de tarefas rotineiras de desenvolvimento de armas ou caça e colheita, mas não existe uma explicação real para isso.

6 - Orientação sexual

6

Hoje em dia já existe a compreensão das diferentes orientações sexuais para as pessoas. A ciência sabe que existem heterossexuais, homossexuais, bissexuais, etc, mas não sabe explicar como cada sexualidade é determinada, apesar de apontarem que é determinada biologicamente. Para fazer estudos nessa área, é preciso entender o comportamento das pessoas em diferentes fases, incluindo na infãncia, o que pode ser questionado eticamente. Além disso, os próprios pesquisadores podem carregar valores culturais e preconceitos inconscientes em relação ao assunto que impedem a conclusão científica.m

7 - Seios

7

As mulheres da espécie humana são as únicas fêmeas do mundo animal que estão sempre com os seios aumentados. A ciência já sabe que os seios servem para sinalizar a receptividade sexual, mas ninguém sabe explicar porque essa característica é exclusiva para os seios humanos, já que nenhuma outra espécie demonstra excitação sexual com seios.

8 - Ronronar

8

Já foi descoberto que os gatos ronronam em diferentes situações, para demonstrar alegria, fome ou susto, por exemplo. O somo, no entanto, também pode ser sinal de dor ou desejo de comunicação com outras criaturas. As mais variadas teorias já tentaram desvendar porque isso acontece, mas a ciência ainda não conseguiu desvendar a explicação do som.

Será que em algum momento a gente vai ter essas respostas? Qual mistério você mais queria ver a resposta?

 

Próxima Matéria
PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+