Fatos Nerd

8 coisas que SEMPRE acontecem em todo anime de batalha

0

Como não gostar de um bom anime? A arte de animação japonesa está em seu melhor momento. Sendo exportada para o ocidente desde os anos 1980, nunca antes foi tão consumida quanto agora. Plataformas como Netflix percebem essa atual tendência e vêm investindo em peso na distribuição desse tipo de produto. Afinal, o mercado existente por trás de cada produção é enorme e muito rentável. Porém, apesar de todas as maravilhas existentes nessa cultura, devemos assumir uma coisa: os animes usam e abusam de elementos clichês. Aqueles que já possuem maior familiaridade com esse tipo de obra já reconhecem muito bem quais são os aspectos comuns em todas elas. Especialmente em animes shounen.

Apelando para o estigma de que “em time que está ganhando não se mexe”, os animes estabeleceram um padrão a ser seguido. Assim como em filmes de romance americano, nos quais a mocinha é humilhada, consegue dar a volta por cima e conquista seu grande amor, as animações japonesas também trabalham com alguns clichês típicos. Analisando bem, sempre terá algum personagem com personalidade parecida ou algum roteiro de luta similar. Pensando nisso, separamos 8 coisas que sempre acontecem em todo o anime de batalha. No final, te desafiamos a citar um anime que não apresente nenhum desses elementos. Confira:

8- O personagem revela uma técnica secreta que todo mundo já conhece

Essa é clássica. Em todo anime de batalha há esse momento. Em meio a uma luta, algum personagem inicia uma técnica secreta e anuncia seu nome. Teoricamente, por se tratar de um golpe secreto, é esperado que se trate de uma novidade para todos. Porém, sempre haverá um personagem na platéia que irá conhecer o ataque de imediato e começará a descrever seus detalhes para outros espectadores do combate. Isso acontece para que o público conheça e entenda mais sobre o golpe que será aplicado. Mas seria melhor nomear de outra forma, afinal, de secreto não tem nada!

7- Evoluções, evoluções e mais evoluções

Não restam dúvidas: os personagens de anime sempre irão arranjar uma forma de se tornarem mais fortes em meio a uma luta. Isso ocorre em basicamente todas as obras. O personagem é motivado por algum sentimento forte e consegue liberar uma forma de poder nova. Assim, o personagem modifica sua aparência e suas técnicas de luta. Alguns títulos mostram ainda que não existem limites para tais transformações, sendo cada uma mais apelona que a outra. Fazer o que se a gente adora, não é? Vale lembrar que esta é uma tendência voltada para fins comerciais. Afinal, quanto mais formas, mais bonecos para vender.

6- O herói se levanta após ser motivado por uma memória afetiva

Esse é um clichê de lei. A estratégia funciona assim: o herói favorito apanha pra valer, até não restar nenhuma força para continuar. Após isso, o vilão ou o adversário se considera vitorioso. Enquanto agoniza no chão, o herói relembra as pessoas que lhe são importantes, seus lugares favoritos, suas memórias mais especiais, um balanço… Assim, ele consegue reunir motivação suficiente para se levantar, dizer alguma frase de efeito e golpear o inimigo até vencer a luta. Essa fórmula também pode funcionar quando o personagem escuta a voz de uma personagem feminina gritando seu nome ao fundo.

5- Discursos no meio da luta

Na vida real, se alguém está no meio de um confronto, não dá para fazer um discurso gigantesco e filosófico sobre a vida e a evolução da alma de um herói. Nos animes, não é bem assim. Nas obras, todos os vilões possuem paciência e educação o suficiente para esperar o protagonista discursar em meio a cada ataque realizado. Em uma cena de batalha com duração de 10 minutos, às vezes apenas 2 são realmente de golpes. O restante é recheado de frases motivacionais, dramas e apelos emotivos. Bem, são nesses momentos que geralmente vemos as partes mais emocionantes dos animes.

4- Seios incrivelmente enormes

Em todo anime de batalha existe alguma personagem feminina com os seios gigantescos e extremamente irreais. No geral, elas são representadas de duas formas. Ou possuem as personalidades mais despojadas e fortes da trama, ou são as garotas mais tímidas e frágeis. Seja como for, o par de seios enormes sempre estrá lá. Sabemos que tudo isso se trata de fanservice, mas é certamente muito desconfortável lutar com um corpo tão desproporcional assim.

3- Os protagonistas não param nunca de comer

Se existe uma coisa em comum entre os protagonistas de animes de batalha, é a sua fome insaciável. Quem nunca assistiu uma cena onde o personagem principal devora um banquete inteiro rapidamente? Naruto, Luffy, Goku, L, Gon Freecs e vários outros são bons exemplos desse clichê. Uma coisa é certa: os donos de restaurante provavelmente amam cada um deles.

2- O personagem pervertido

Em todo anime de batalha há um personagem extremamente pervertido e tarado. No geral, ele certamente irá possuir alguma cena de assédio com a personagem feminina de seios grandes. O hobbie desse indivíduo é simples: importunar jovens garotas. A surpresa se revela nas lutas, pois geralmente o personagem que possui tal personalidade é um dos mais poderosos do anime. Temos o Mestre Kame, o Meliodas e o Jiraya para comprovar essa tese.

1- O herói principal começa a trama extremamente fraco

Esse processo é conhecido como jornada do herói. A fórmula é muito aplicada tanto em animes quanto em séries ou filmes ocidentais. Consiste em traçar um roteiro baseado no princípio de etapas assertivas para conduzir a trama ao arco final. Geralmente, ela se inicia com o protagonista descobrindo possuir algum poder, habilidade, herança ou chamado especial. Após isso, ele recusa o papel de herói que lhe foi imposto, até encontrar um mentor que irá guiar seus caminhos até a maturidade. A partir desse momento, o herói traça um caminho de superação até conseguir se tornar um personagem extremamente notável. Entenda melhor sobre a jornada do herói na figura abaixo:

Você já havia notado algum desses clichês? Qual é o seu favorito? E qual você já não aguenta mais ver? Conte para a gente, sua opinião é muito importante para nós!

7 sequências de filmes da Marvel que foram canceladas no último segundo

Matéria anterior

7 coisas comuns que você precisará usar quando estiver em um apocalipse

Próxima matéria

Mais em Fatos Nerd

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.