8 comidas que mudam de nome conforme a região do Brasil

POR Magno Oliver    EM Curiosidades      07/08/15 às 18h15

Qual a sua comida preferida? Você já passou por alguma situação em que chamou um alimento pelo nome que você conhece mas que na verdade recebe um outro em uma outra região, como a abóbora, por exemplo? Pois é.

Algumas comidas recebem um nome diferente em algumas partes do país. Aqui na Fatos Desconhecidos, nós já mostramos algumas comidas nojentas e impressionante que vão atiçar sua curiosidade e fome igualmente (Confira aqui a matéria).

Lembra do caso da laranjinha, sacolé, o pãozinho que recebe um outro nome no Sul? Esses alimentos mesmo. Confira aí alguns deles que mudam muito de nome dependendo da região do Brasil.

1 - Vinagrete

Salada-de-Vinagrete1

Esse acompanhamento para o churrasco além de ser gostoso recebe um outro nome no Rio de Janeiro. Nessa região, o vinagrete recebe o nome de molho campanha ou molho à campanha.

2 - Salsicha

salsicha_hot_dog_aurora_kg_h259762_nova

 

Salsicha, muita gente chama o alimento carinhosamente de "xalxicha" e por aí vai. Mas ela não possui o nome reconhecido pelo país inteiro só como salsicha. A população de Curitiba(PR) dá uma outra nomeação ao recheio principal do cachorro quente: vina.

3 - Pão Francês

20130624103215252178a

Em alguns lugares se chama pão francês mesmo. Já no Rio Grande do Sul, na Bahia, eles se chamam cacetinhos ou pães-cacetinhos. Já em outras regiões ele recebe o nome de pão carequinha, pão de sal etc. Em Santos, eles falam "seis médias". Em São Paulo, as pessoas pedem por meia dúzia de pãezinhos.

4 - Geladinho

Geladinho

Esse doce muito querido por crianças é polêmico em questão ao nome em várias regiões. No Rio de Janeiro, os cariocas chamam a sobremesa de sacolé, por afirmarem que ele é um picolé no saquinho. No Nordeste, a versão do nome é chamada de ju-ju din-din. Já em São Paulo, o sorvete no saquinho é chamado de chup-chup, enquanto no interior as pessoas o chamam de juju. Em Goiás, as pessoas chamam de laranjinha.

5 - Enroladinho de presunto

image

O tradicional enroladinho de presunto é chamado de joelho, no Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Outro nome que ele é bem conhecido é "corintiano".

6 - Mexerica

shutterstock_170185463

Ela recebe mais de cinco nomes: No Sul é bergamota ou vergamota, no Sudeste e Nordeste mexerica ou tangerina. Já no Nordeste e mimosa, laranja-cravo. Existem outras variações como mandarina, fuxiqueira, manjerica. Em Goiás, as pessoas chamam de poncan ou mixirica.

7 - Mandioca

01062012_mandiocaFotoMarcosSantos004

Aclamada até em discurso pela presidente do Brasil, Dilma Rousseff, a mandioca recebe o nome de macaxeira no Nordeste e já mandioca no Sul e Sudeste. No Rio de Janeiro, os cariocas chamam ela de aipim, além de algumas outras regiões do Nordeste.

8 - Feijão

bh4ljbvpaprieoza8jfmotm5n

Servido acompanhado do arroz, o feijão em qualquer região de São Paulo é conhecido como "marrom" ou também como feijão carioca. Curiosamente, o feijão no Rio de Janeiro não é o carioca e sim o feijão preto. O feijão preto também é consumido bastante.

Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+