As religiões são uma forma de as pessoas entenderem ou buscarem respostas para algumas perguntas existenciais, que normalmente não são respondidas facilmente, como por exemplo, como surgiu a vida, o que acontece depois da morte e para onde vamos quando essa vida acaba.

Independente da manifestação religiosa que alguém siga, todas elas merecem ser respeitadas igualmente e o nosso mundo tem uma grande diversidade delas. É acreditado que sejam cerca de 10 mil religiões em todo mundo, que têm cada uma seus ensinamentos baseados em diversos princípios éticos e de fé. E é por existir tantas religiões assim que listamos aqui algumas curiosidades sobre algumas delas.

1 - Sem céu e inferno

O Candomblé é uma religião original da Nigéria e Benin e eles não acreditam na existência de céu e inferno. Para eles, a alma das pessoas fica vagando entre o céu e a terra até realizarem seu propósito.

2 - Vários céus

Publicidade
continue a leitura

Os budistas acreditam que exitem vários céus e que desde que as pessoas realizem coisas boas ao longo da vida, elas poderão renascer em algum deles. Mas essa morada não é eterna porque as pessoas podem voltar como outros seres.

3 - Presença de mulheres

Algumas pessoas pensam que a maçonaria é composta apenas por homens, mas existem ordens maçônicas femininas. E na ordem feminina, não é nada diferente do que se vê na ala masculina, os ritos são os mesmos, as vestes e as outras práticas que são comuns da maçonaria.

4 - Ano mais curto

No Islamismo, o calendário é 11 dias menor do que o calendário ocidental. Isso acontece porque ele se baseia nas fases da lua e os calendários ocidentais, que é o que nós usamos, têm como base a rotação da Terra ao redor do sol.

Publicidade
continue a leitura

5 - Sem dedos

A fé que a tribo Dani, da Indonésia, segue diz que para cada parente falecido, as mulheres relacionadas ao morto têm que cortar uma parte dos dedos das mãos. Isso, para eles, seria uma forma de satisfazer os ancestrais.

6 - Sem parabéns

Publicidade
continue a leitura

A maioria das pessoas gosta de aniversário, mas nem todas as religiões têm esse rito de celebração. As testemunhas de Jeová, por exemplo, não comemoram seus aniversários.

7 - Cuidado com o que bebe

Os mórmons que seguem a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias não podem beber bebidas alcoólicas, coca-cola, café e chás que tenham cafeína em sua composição. Além disso, eles também não podem fumar cigarros.

8 - Público

A morte não é uma coisa intimista de familiares e amigos para os hinduístas. No hinduísmo, a cerimônia de cremação dos mortos é pública e eles acreditam que isso purifica o cadáver e a alma da pessoa falecida.

Publicado em: 21/11/18 14h15