• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

8 fatos chocantes sobre o terrível Barba Negra

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      10/09/18 às 18h54

Piratas são marginais que, de maneira autônoma ou em grupos, cruzam os sete mares para conseguir riquezas e poder. O esteriótipo que temos desses bandidos é aqueles que vemos em filmes como Piratas do Caribe, ou que nos remete a nossa infância com Capitão Gancho. O que poucos sabem é que também existiram piratas mulheres e também aqueles que não foram perigosos só na ficção mas que existiram de verdade.

Um pirata bastante conhecido é Edward Teach. Esse nome não desperta nenhuma lembrança, mas sim o outro nome pelo qual ele ficou conhecido: Barba Negra. Esse pirata inglês navegava nas Caraíbas e na costa leste das colônias da América. Ele também inspirou livros, filmes, programas de televisão e histórias em quadrinhos. Tudo ao seu redor é cheio de mistérios, e esse são alguns fatos sobre o que se sabe sobre ele.

1 - De onde veio

Não se sabe muito sobre a vida do pirata antes da pirataria, mas se especula que ele viveu na cidade portuária de Bristol na Inglaterra, que teria sido onde ele entrou para o mundo da navegação. O capitão e autor, Charles Johnson, escreveu que Barba Negra teria sido marinheiro durante as Guerras de Sucessão Espanhola.

2 - Linha tênue

Tomar como verdade que o Barba Negra de fato foi um corsário na guerra quer dizer que ele era um pirata com licença oficial. Nos tempos de guerra, os corsários eram mandados para fazer estragos nos territórios inimigos. Na pirataria eles podiam atacar quem quisessem. A linha que separava um corsário e um pirata era bastante tênue, o que pode ter facilitado a transição do famoso pirata.

3 - Legado

Quem ouve sobre o infame pirata pode pensar que ele precisou de anos na pirataria para ter deixado um legado tão duradouro, mas a verdade é que Barba Negra só foi pirata de 1716 a 1718.

4 - Tesouro

Engana-se também quem pensa que Barba Negra só ia atrás de ouro e riquezas em seus saques marinhos. Em 1717, Barba Negra trabalhou junto com o pirata Benjamin Hornigold, cada um com sua própria embarcação, para saquear 120 quilos de farinha que vinham de Havana.

5 - Vinho pra que te quero

Também em 1717, a tripulação de Barba Negra saqueou um navio que ia de Madeira para Carolina do Sul, mas o saque não foi tão bom quanto esperado. A tripulação do pirata era fã de vinho, e na embarcação a ser saqueada havia vários galões da bebida. Ao invés dos piratas pegarem os bens valiosos do navio, eles levaram apenas o vinho deixando os tesouros afundarem junto com o resto do navio.

6 - Aparência

Aparência é tudo, seja para causar uma boa ou má impressão. Barba Negra sabia disso e mantinha sua aparência o mais assustadora possível. Segundo relatos, ele era alto, obviamente com uma barba grande e um olhar assustador. O famoso pirata preferia usar sua imagem ao invés da força para conseguir o que queria. Ele achava desnecessário matar alguém sem necessidade.

7 - Tirania

Os relatos que se contam do capitão é que ele era um homem tirano e que não ouvia ninguém nas suas tomadas de decisão, mas isso não é a verdade. A verdade é que os piratas têm um código de leis. Barba Negra tinha realmente a posição de comando, mas as decisões eram feitas com o consentimento de sua tripulação. E segundo qualquer fonte histórica, ele nunca maltratou seus prisioneiros.

8 - Alta patente

Por que ser capitão se é possível ser mais do que isso, não é mesmo? Foi exatamente esse o pensamento de Barba Negra no auge do seu poder. Ele se deu a patente de comodoro, que é atribuída a oficiais de categoria superior à de capitão de mar.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+