• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Conheça essa nova teoria sobre Atlântida, a cidade perdida

POR Leticia Rocha    EM Mundo Afora      10/09/18 às 18h59

O mistério que cerca Atlântida é tão grande quanto aquele que envolve o Triângulo das Bermudas. Atlântida seria uma ilha com um grande potencial naval que acabou se afundando no oceano após uma tentativa fracassada de invadir Atenas. A cidade perdida é citada em alguns textos antigos, o primeiro registro teria sido feito por Platão em suas obras intituladas "Crítias ou a Atlântida".

Existem inúmeras teorias sobre onde estaria Atlântida. Desde a Idade Moderna, inúmeros estudos foram realizados, com o intuito de encontrar algum rastro da cidade perdida. Enquanto muitos se esforçam para encontra-lá, outros refutam essa hipótese. Acreditam que a cidade não passou de uma invenção de Platão e que na realidade, não há nada para ser descoberto.

A nova teoria

O youtuber Jimmy Bright, criou uma nova explicação para a localização de Atlântida. Segundo Jimmy, o local conhecido como "olho da África" seria a real localização da cidade desaparecida. O homem usou alguns textos de Platão e fotos tiradas por satélites recentemente, que se adequam às descrições do matemático e filósofo.

De acordo com Jimmy, quando se circula a estrutura geográfica africana, o diâmetro é equivalente a 23,5 quilômetros, o que confere com os dados oferecidos por Platão. Além disso, a formação geológica do local, é semelhante a descrição de Atlântida, que era formada por três círculos concêntricos de terra e mais três de água.

Para confirmar essa última afirmação, Jimmy mostrou nas imagens que o "olho africano" é cercado por uma cadeia de montanhas. Ao redor das grandes rochas, o youtuber chama a atenção para a estrutura da terra, que parece ser terra seca, o que inclusive leva a possibilidade de ali ter existido algum rio.

Outro ponto da hipótese de Jimmy, é que na descrição de Platão, Atlântida era cercada por uma "planície lisa e lisa". O que também se encaixa ao território africano, que é cercado pelo deserto do Saara.

Teorias e mais teorias

Essa é apenas uma das teorias sobre a localização de Atlântida, há outras inúmeras suposições e possibilidades. Inclusive a de ela nunca ter realmente existido. O mapa acima traz algumas das possíveis localizações da cidade, todas elas com explicações e estudos diferentes.

Alguns estudiosos de Platão acreditam que a cidade perdida é na verdade a própria América. Acreditam que Tiwanaku, antiga civilização localizada em terras bolivianas seria a civilização de Atlântida. Já outros historiadores e arqueólogos acreditam que a cidade perdida fica na ilha de Creta. Antes mesmo dessa última teoria,  Richard Freund, um arqueólogo da Universidade de Hartford, afirmou que a cidade perdida estaria localizada numa área conhecida como Ilha da Madeira, no oceano Atlântico.

Próxima Matéria
Via   sohistoria     actualidad  
Leticia Rocha
Estudante de Jornalismo, apaixonada por pequi, vendedora de pão de mel e de tudo que colocar na minha mão!
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+