8 filmes que foram verdadeiros fracassos de bilheteria

Ao longo da história foram produzidos diversos filmes com bons enredos, mas que não caíram no gosto do público. Consequentemente, esses títulos não foram sucessos de bilheteria e chegaram a dar prejuízo para as produtoras. Descubra, a seguir, quais são eles:

Dredd: O Juiz do Apocalipse

filme

Plano Crítico

Quando Dredd chegou aos cinemas em 2012, as pessoas simplesmente não se interessaram pelo filme, que só começou a ganhar fãs quando foi disponibilizado nas plataformas de streaming. É um pouco confuso o caso de Dredd, mas acredita-se que a baixa repercussão tenha sido um problema de marketing.

Quando o filme estreou nos cinemas, poucas pessoas sabiam o que era e, mesmo que soubessem, não havia sido criada toda aquela atmosfera que geralmente antecede o lançamento de filmes de ação ou baseados em quadrinhos. Lançado em 3D, cujos ingressos são ainda mais caros, o fracasso de bilheteria de Dredd ficou ainda mais evidente.

Mesmo assim, o filme foi aclamado pela crítica, que o considerou como um dos filmes de ação 3D mais deslumbrantes da década. Na época, a produção custou US$ 50 milhões e a bilheteria mundial arrecadou US$ 41 milhões.

A Ilha da Garganta Cortada

Medium

O sucesso televisivo, A Ilha da Garganta Cortada, chegou a ser um dos seis filmes mais reprisados da TV aberta no Brasil em 2005. O problema é que, lá nos anos 1990, o fracasso de bilheteria foi tão grande que levou a produtora Carolco Pictures à falência.

O filme chegou a entrar para o Guinness Book como o maior fracasso comercial do cinema estadunidense. Mas como um filme de pirata, estrelado por Geena Davis e Frank Langella, foi um fracasso tão grande? Quase o mesmo problema de Dredd.

A Carolco Pictures já estava nos seus limites financeiros quando produziu o filme e a distribuidora, MGM, estava enfrentando quase o mesmo problema quando decidiu encarar o trabalho de divulgação de A Ilha da Garganta Cortada.

Sem muitos recursos, o filme também não foi suficientemente divulgado, o que causou um impacto direto no número de espectadores pagantes em salas de cinema. A produção das cenas custou US$ 98 milhões, enquanto o retorno da bilheteria mundial foi de apenas US$ 10 milhões.

Filhos da Esperança

Folha de São Paulo

Quando Filhos da Esperança foi lançado, em 2006, o filme teve pouca adesão do público. Mas, em 2020, quando o mundo se viu diante de uma pandemia, Filhos da Esperança se tornou um título facilmente encontrado em listas que disponibilizavam filmes que nos ajudariam a refletir sobre o que estávamos vivendo. Em meados de 2006, o filme custou US$76 milhões para ser produzido e a bilheteria mundial arrecadou US$70,5 milhões.

O Gigante de Ferro

Pinterest

Título frequente em listas de melhores animações de todos os tempos, O Gigante de Ferro foi um tremendo fracasso de bilheteria. Mas se o filme é tão bom, por que não obteve sucesso? A má promoção do filme foi o único motivo para que ele não conseguisse cobrir seus gastos de produção, o que é considerado até um dos piores casos de marketing da história do cinema industrial.

Isso aconteceu porque a Warner Bros quis economizar nas despesas, o que refletiu diretamente no sucesso (ou insucesso) do filme. Toda a produção custou US$ 70 milhões, enquanto a bilheteria mundial conquistou US$ 23 milhões.

Scott Pilgrim Contra o Mundo

Rolling Stone

Hoje, Scott Pilgrim Contra o Mundo parece um sucesso nerd, mas isso não foi o suficiente para garantir uma bilheteria capaz de cobrir os gastos de produção. Novamente, o marketing é considerado culpado, mas não por ser ausente.

Especialistas detalham que o marketing de Scott Pilgrim falhou em atingir seu público-alvo: pessoas acima de 30 anos não se identificaram com a estética, pessoas abaixo de 30 anos não compreenderam as referências retrô e mesmo o público que conhecia os quadrinhos não se adaptaram muito com a produção. O prejuízo foi grande: o filme custou US$ 60 milhões e arrecadou US$47,6 milhões da bilheteria mundial.

A Fantástica Fábrica de Chocolate

filme

Observatório do Cinema

Embora A Fantástica Fábrica de Chocolate seja um filme bastante procurado na atualidade, o clássico foi muito mal recebido nos cinemas na sua época. A Fantástica Fábrica de Chocolate recebeu duras avaliações da crítica e acabou não chamando a atenção por ser sombrio demais para um filme de família. O baque da bilheteria foi tão grande que a Paramount simplesmente rejeitou os direitos do filme, que acabaram nas mãos da Warner Bros.

E foi essa troca a responsável por popularizar o filme: a Warner Bros distribuiu A Fantástica Fábrica de Chocolate amplamente na televisão e, aos poucos, o público foi desenvolvendo um apreço pelo filme. O custo de produção da cinematografia foi de US$ 3 milhões, enquanto a bilheteria mundial arrecadou US$ 530 mil.

The Room

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Bastidores

Considerado um dos piores filmes já feitos, The Room apresentou problemas tanto no contexto da história quanto em todo o desenvolvimento dela. Além disso, o filme custou muito mais do que deveria. A produção ficou na casa dos US$ 6 milhões e a bilheteria mundial chegou a US$ 4,9 milhões.

O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford

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HBO MAx

O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford tem muitos elementos para o sucesso: a direção primorosa de Andrew Dominik, cinefotografia do reconhecido Roger Deakins e um elenco com Brad Pitt, Casey Affleck, Sam Rockwell e Sam Shepard. Nem mesmo as duas indicações ao Oscar salvaram o filme.

O problema provavelmente foi a metragem, o que nos ajuda a entender porque hoje não vemos mais tantos filmes enormes como antigamente. Com 2h40min, O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford chegou a ter quatro horas no seu primeiro corte.

O sucesso do filme se deve principalmente à beleza das cenas e à performance de Brad Pitt, o que provavelmente teria transformado esse título em um grande sucesso se, hoje, tivesse chegado a algum streaming como uma minissérie. Mas isso não era uma possibilidade em 2007. O filme custou US$ 30 milhões e a bilheteria mundial arrecadou apenas a metade disso, US$ 15 milhões.

Fonte: Yahoo

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