As leis devem servir para manter a ordem e organização na sociedade. Graças ao conjunto da legislação de cada cidade, estado ou país, é possível organizar padrões e controlar a população, para que o ambiente não se torne um verdadeiro caos.

Apesar da utilidade das leis, nem sempre elas parecem fazer sentido para quem vivem em contextos ou lugares bem diferentes daqueles em que elas foram criadas. Muitas situações absurdas ou políticas fora de si acabam sendo responsáveis pela criação das leias mais insanas que você poderia imaginar.

Aqui, listamos algumas delas. São leis em vigência em diferentes países ao redor do globo, exigindo ou proibindo as coisas mais absurdas e impensáveis.

1 - Monges tibetanos precisam de permissão para reencarnar

Exile Tibetan Buddhist monks pray as they mourn the deaths of five Tibetans who self-immolated themselves in protest against Chinese rule, at the Tsuglakhang temple in McLeod Ganj, Dharamshala, on 8 November 2012.

Em um dos atos mais absurdos e totalitários, a China proibiu que monges budistas do Tibete reencarnassem sem a permissão do governo. De acordo com uma declaração do governo chinês dada em 2007, a lei – que especificamente menciona o processo espiritual – é “um importante movimento para institucionalizar a administração da reencarnação”.

2 - Indianos podem ser presos por colar

2

Publicidade
continue a leitura

Pessoas condenadas por colar em provas e exames no estado indiano de Andhra Pradesh podem ser condenadas a até dez anos de cadeia de acordo com uma lei de 1997. A intenção é prevenir que práticas desonestas façam parte dos exames acadêmicos.

3 - Mulheres da Arábia Saudita não podem dirigir

3

A Arábia Saudita é o único país do mundo que proíbe mulheres de dirigir. A decisão faz com que as famílias precisem contratar motoristas profissionais com frequência. Quem não consegue manter o funcionário em casa, precisa depender dos homens da casa para poder se transportar com liberdade pelas ruas do país.

4 - É ilegal xingar o presidente no Zimbábue

Robert Mugabe, president of Zimbabwe, attends the 12th African Union Summit Feb. 2, 2009 in Addis Ababa, Ethiopia. The assembly agreed to a schedule for the formation of Zimbabwe's new unity government, calling for the immediate lifting of sanctions on the country. (U.S. Navy photo by Mass Communication Specialist 2nd Class Jesse B. Awalt/Released)

Quanto o presidente do Zimbábue Robert Mugabe se cansou das ofensas que recebia dos insatisfeitos com a situação econômica do país, ele anunciou uma emenda que condenava xingamentos a ele. Apesar disso, a lei não especifica quais gestos ou palavras foram proibidas, causando até mesmo a prisão de pessoas que apenas acenavam na direção de caravanas em que o presidente passava.

Publicidade
continue a leitura

5 - Não é permitido pintar galinhas em Ohio

5

De acordo com um ato definido em Ohio, nenhuma pessoa ou corporação pode colorir ou tingir nenhuma espécie de coelho ou aves, incluindo galinhas e patos. A decisão proíbe que os animais sejam coloridos em qualquer situação, nem mesmo para vendas, anúncios ou exposições de arte.

6 - Cocaína falsa é ilegal no Arizona

6

Enquanto a maioria dos estados tem leis relacionados ao uso de droga, o Arizona foi ainda mais além proibindo até mesmo as cópias falsificadas das substâncias. De acordo com o estatuto 13-3453, é contra a lei produzir, distribuir ou possuir a imitação da droga. Além disso, é ilegal fazer ou vender receitas médicas falsas. Apesar disso, a legislação exclui os remédios de efeito placebo em casos de praticantes de medicina ou farmacêuticos agindo de boa fé, segundo o julgamento das autoridades locais.

Publicidade
continue a leitura

7 - Calças caídas não são permitidas em Michigan

7

Em 2008, o chefe de polícia David Dicks ficou conhecido localmente por ordenar que seu departamento prendesse qualquer pessoa que estivesse vestindo as calças caídas. Outras cidades tentaram seguir o mesmo caminho e declarar a vestimenta inconstitucional pelos Estados Unidos. A lei ainda está em vigência em Flint, Michigan, onde os acusados podem passar até um ano na cadeia.

8 - É ilegal lutar com ursos em Alabama

8

De acordo com a Sports Illustrated, lutar com ursos costumava ser um hobby popular no sul dos Estados Unidos, principalmente em Alabama. Em 2006, uma lei foi colocada em prática para proibir a exploração de ursos, mencionando especificamente a luta com os animais. A lei condena qualquer pessoa que batalhe um urso, promova eventos com os animais, compre, venda ou treine ursos para a luta com humanos.

Dá pra acreditar nessas? Qual lei você achou mais absurda? Conte para a gente nos comentários.

Publicado em: 06/12/16 18h57