• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


8 piores desastres da engenharia

POR Júlia Marreto    EM Mundo Afora      26/07/16 às 20h28

A humanidade,mesmo com todos os seus gênios e surpreendentes realizações, ainda está longe de ser infalível. Edifícios ainda precisam ser construídos, levando o "know-how" a centenas de pessoas, e em qualquer lugar ao longo dessa cadeia de assistência humana, poderia facilmente surgir um elo enfraquecido.

Tomemos o Titanic como exemplo, o navio colidiu com um gigantesco iceberg mas, se não tivesse sido por conta de uma falha na projeto dos balastros e do casco ao redor deles, o impacto poderia ter sido significadoramente menos devastador. Pensando nessas probabilidades, pouco contadas ao longo dos anos, é que a redação da Fatos Desconhecidos selecionou uma listinha com 8 piores desastres da engenharia.

É importante lembrarmos que não temos o intuito de criticar, julgar, muito menos impor verdades absolutas. nosso objetivo é único e exclusivo de informar e entreter. Por isso, o conteúdo dessa matéria se destina àqueles que se identificarem. Confira:

1 - McDonnell Douglas DC-10

01

Em 1979 uma série de avarias fez com que o mundo parasse para o ver. O acidente do voo 191, da American Airlines, resultou na morte de, absolutamente, todas as pessoas que estavam a bordo da aeronave, por conta de uma falha na engenharia.

2 - Dirigível R101

02

O R101 partiu no dia 4 de outubro, às 18:24 para seu destino, Karachi. Uma parada para abastecimento estava programada em Ismailia, no Egito, sob o comando do tenente Carmichael Irwin. Na França, o R101 foi atingido por rajadas de ventos que rasgaram seu revestimento externo, expondo e rompendo o primeiro saco de gás. O R101 caiu em uma encosta perto de Beauvais, ao norte de Paris, a apenas 13mph (20km/h). O acidente resultou num vazamento de hidrogênio e fogo, que rapidamente tomaram conta de toda a aeronave. 46 dos 54 passageiros e tripulantes morreram. Dois homens que sobreviveram ao acidente, morreram mais tarde em um hospital, elevando a lista para 48 mortos.

3 - Skylab

03

Pesando 75 toneladas, o Skylab foi lançado no dia 14 de maio de 1973, por um Saturno INT-21 (a versão de dois estágios do veículo de lançamento Saturno V), em uma órbita de 235 milhas náuticas (435 km). O lançamento é por vezes referido como Skylab 1, ou SL-1. Graves danos foram sustentados durante o lançamento, incluindo perda das estações de escudo micrometeoróide e um de seus principais painéis solares. Detritos do escudo micrometeoróide foram perdidos, complicando ainda mais a fixação do restante do painel solar ao lado da estação, impedindo sua implantação, deixando a estação com um enorme défice de energia. A estação espacial, em órbita, nunca recuperou totalmente seus padrões iniciais, chegando a custar 3,6 bilhões de dólares.

4 - Melaço de Boston

04

O 529 Commercial Street, era um tanque enorme de melaço, de 15 m de altura, 27 m de diâmetro, entrou em colapso. Testemunhas afirmaram que, uma vez que entrou em colapso, houve um estrondo alto, como uma metralhadora, atirando os rebites para fora do tanque, e que o chão tremeu como se um trem estivesse passando. Causando uma enorme onde de melaço entre 8 e 15 pés (2,5 a 4,5 m) de altura, movendo-se a 35 mph (56 km/h). A onda de melaço foi suficiente para quebrar as vigas da estrutura da Atlantic Avenue, em Boston, e levantar um trem dos trilhos. Perto dali, edifícios foram arrancados de seus alicerces e esmagados. 21 pessoas morreram e 150 ficaram feridas.

5 - O Vasa

05

Foi construído para resistir a praticamente qualquer situação inesperada. Porém, sua vida foi bem curta. Ele afundou a apenas 120 metros da costa, numa profundidade de 32 metros. A causa foi um forte vento que destruiu a vela da embarcação. Dentre os 50 marinheiros, 35 morreram.

6 - Explosão de Gás

06

Aconteceu em East Ohio, Cleveland, no dia 20 de outubro de 1944. Um vazamento de gás foi o responsável por uma enorme explosão, seguida de um incêndio. Matando aproximadamente 130 pessoas, destruindo 2,5 km² da cidade.

7 - Ponte de Tacoma

07

Localizada em Washington, a ponte de 853m foi inaugurada em 1940, mas ficou famosa depois de sua queda. Aparentemente, o acidente foi causado por fortes ventos que atingiram a região. "Apenas" a morte de um cachorro foi registrada.

8 - Barragem de St. Francis

08

A barragem que fica em Los Angeles, comporta cerca de 12,5 bilhões de litros de água que inundaram a região de Santa Clarita Valley, na data de 12 de março de 1928. A barragem quebrou logo após a inspeção de um engenheiro. Ao total, 420 pessoas morreram, incluindo 42 crianças.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Sabem de mais algum desastre que poderia ser inserido nessa lista? Sugestões, dúvidas, correções? Não se esqueçam de comentar com a gente!

Próxima Matéria
Júlia Marreto
É a dona de um coração esculpido pela literatura e preenchido pelos bons vinhos de Baco. Guiada nas artes da vida por Ares, possui a discreta delicadeza de um elefante pulando carnaval numa loja de cristais! Movida diariamente pelo combustível da vida: o café, essa garota possui raízes profundas na poesia da vida. É muito séria, mas sabe brincar na hora certa. Ama os animais e detesta filme de terror. Apesar de cantar mal, canta com sentimento. E adora musicais! Sua principal tentativa desportiva é o baralho. Ela gosta mesmo é de coisas antigas, apaixonada pela vida e sonha com o universo. Instagram: , @juliamarreto
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+