8 problemas que só quem tem cabelos enrolados vai entender

POR PH Mota    EM Entretenimento      17/02/17 às 14h05

Atualmente, a classificação de tipos de cabelos é dividida em quatro tipos, sendo eles lisos, ondulados, cacheados ou crespos. Cada um dos tipos, possui três distinções, que vão dos fios mais finos e soltos aos mais firmes e resistentes. Se você se encontra em qualquer lugar entre os cacheados e crespos, ou mesmo em ondulados mais intensos, você sabe que não é fácil manter os fios controlados.

Graças aos padrões que costumam valorizar mais os cabelos lisos ou levemente ondulados, é muito mais difícil encontrar profissionais experientes, produtos especializados ou dicas de beleza e cuidados para quem tem outros tipos de cabelos. Isso sem falar da própria rebeldia natural dos cachos, que podem acordar de mau humor para passar o dia lutando contra você.

Se você é do tipo que precisa lidar com cabelos enrolados, sejam ondulados, cacheados ou crespos, com certeza vai se identificar com alguns desses dilemas comuns em sua vida.

1 - A chuva é uma grande inimiga

A menos que seja durante seus banhos, água jogada nos seus cabelos pode ser um verdadeiro terror. Se deparar com uma chuva inesperada pode deixar os fios completamente molhados e o cabelo completamente desfigurado, anulando todo o seu esforço de arrumá-lo antes de sair de casa. Isso sem falar na umidade que pode causar um verdadeiro desastre na aparência do cabelo. O jeito é ficar de olho na previsão do tempo e fugir o máximo possível dos dias chuvosos e torcer para nenhum imprevisto.

2 - Assim como o calor

Se por um lado os dias de chuva são ruins, por outro os de calor são também. Cabelos com mais textura podem sofrer muito mais com o calor, inclusive o liberado por alguns equipamentos, como os secadores. Pode parecer que cabelos mais firmes são mais resistentes ao calor, mas ele é um grande vilão. Isso sem falar que o calor pode gerar umidade, que é praticamente uma versão camuflada da chuva, que nós já sabemos que não está ali para brincadeira quando o assunto é causar uma rebelião nos seus cachos.

3 - Você vai precisar lidar o tempo todo com fios embaraçados

Existe muita gente que acha que o maior trabalho do mundo é desembaraçar os fios de um fone de ouvido depois de guardá-los, mas isso é só porque não conhecem os desafios de lidar com um cabelo enrolado embaraçado. Se você tentar consertar a confusão de qualquer forma, utilizando qualquer pente ou sem a ajuda de produtos, a verdade é que pode acabar praticamente careca, considerando todos os tufos de cabelo que você vai conseguir arrancar.

4 - Lavar exige um grande esforço

Não dá pra negar, quando mais enrolado o cabelo, menos sujo e oleoso ele fica, o que é uma vantagem e tanto. Por outro lado, quando você realmente precisa lavá-lo, existe uma grande chance de que você vai passar horas fazendo isso para conseguir alcançar cada canto que ainda pode esconder uma parte não lavada. Isso sem falar que você corre o risco de lavar demais e remover os óleos naturais que os mantêm hidratados e bem cacheados e a dificuldade para secá-lo ou mantê-lo domado depois de todo o esforço.

5 - E você vai precisar de muitos produtos

Um grande problema de ter cabelos enrolados pode ser a necessidade de precisar usar os mais variados tipos de xampus, condicionadores, cremes, mousses, ceras e quaisquer outros cosméticos disponíveis para a beleza e saúde de seus fios. Por mais que você tenha ótimas recomendações de especialistas, no fim das contas é o seu cabelo que realmente escolhe os produtos, o que pode significar que você vai precisar experimentar dezenas deles antes de encontrar o ideal. Mas também é verdade que pode ser bem divertido experimentar novos produtos e conferir os efeitos com uma certa frequência.

6 - Ele nunca parece o mesmo

Se você gosta de manter sempre um padrão, os seus cabelos não se importam tanto com isso. Como o cabelo tem uma vida quase própria, pode ser extremamente difícil recriar o caos e o volume que te deixaram com uma aparência incrível na noite da semana passada. Não é que ele não vá se repetir, mas é uma situação que quem tem cabelos enrolados precisa se acostumar, pois a organização do cabelo pode depender de uma coleção de fatores que vão influenciar na forma, hidratação e, quem sabe, na vontade própria dos fios rebeldes.

7 - Cortar o cabelo é um momento de terror

Pessoas com cabelos com muito mais textura geralmente precisam se preparar muito antes de um corte de cabelo. As técnicas e estilos encontradas em salões e profissionais podem não estar adaptadas para os tipos de cabelo, já que são muito mais voltadas para os tipos mais lisos. Se você não tem confiança na pessoa que vai fazer o corte, pode passar meses fugindo de um retoque profissional, até que seja realmente essencial fazer a manutenção para controlar a sua aparência a saúde dos cabelos.

8 - Você vive uma relação de amor e ódio com o cabelo

"A grama do vizinho parece mais verde." Tem dias que o ditado vai representar bem o seu sentimento em relação aos seus fios. Nesses momentos, o seu desejo vai ter um cabelo liso, livre de complitações de tratamentos e vai correr para as opções de alisamento, eliminando de vez os cachos ou afros. Em outras situações, no entanto, quando você os encontra com o volume perfeito e confere os produtos certos te deixando com o visual desejado, pode ter certeza que vai se sentir como numa passarela de moda ou capa de revista, pois ninguém vai ser capaz de segurar o charme dos seus cabelos.

E aí, você é do tipo que tem cabelos cacheados ou crespos? Conseguiu se identificar mais com qual dos itens listados? E que outras situações são comuns na vida de quem tem os cabelos enrolados? Conte para a gente nos comentários!

PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+