• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

8 truques com imã que você deveria tentar agora

POR Bruno Dias    EM Experiências      06/09/18 às 16h35

Imã é um objeto que tem seus polos magnéticos e provoca campos ao seu redor. Desde criança temos contato com ele, mas para nós, pelo menos naquela época, ele tinha apenas uma utilidade: grudar coisas na geladeira. Mas imãs podem desempenhar várias funções além dessas.

O imã mais forte do mundo tem cerca de seis metros e pesa 34 toneladas. Seu campo magnético é de 45 teslas, que é 45 mil vezes mais forte que o da Terra. É legal saber que existe um imã tão poderoso, mas nesses truques que vamos ensinar não precisaremos de um tão forte. Esqueça seu conceito anterior de que imã só era aquela figurinha que ficava presa na geladeira. Esses truques com essa peça mudarão sua cabeça.

1 - Tirar pilhas

Todo mundo tem um brinquedo ou objeto que precisa de pilha para funcionar. E se o objeto necessita de várias pilhas, a dificuldade para tirá-las é maior. O imã pode te salvar nessas horas. Basta ter um imã de qualquer tamanho e o aproximar da pilha que você deseja remover. Nessa aproximação, ela sairá e você vai se perguntar porque nunca fez isso antes.

2 - Magnetismo dos alimentos

Que certos alimentos são ricos em ferro, isso todos sabemos, mas alguns deles são enriquecidos por algumas razões de saúde. Por ser ferro, é lógico que ele seja atraído pelo imã. Alguns cereais matinais têm esse enriquecimento de ferro e podem ser atraídos pelos imãs. Para fazer o experimento, basta pegar um imã de neodímio, colocar o cereal em uma tigela e o amassar até conseguir uma mistura fina. Depois, quando você aproximar o imã da tigela, poderá ver pequenos pontos pretos aparecerem no imã.

3 - Frutas

Assim como os cereais, existem frutas que são ricas em ferro e por esse motivo também têm algum tipo de reação com imã. No caso da maçã, ela é repelida quando se coloca um imã perto dela, e isso prova a existência de polaridade na fruta e também de sua concentração de ferro.

4 - Segredos na parede

É comum esquecermos coisas dentro de mochilas, malas e outros lugares. Com a parede não é diferente. Às vezes pode ser que esqueçamos pregos dentro delas e quando lembramos, já é tarde demais. Mas se você quiser achá-los há uma forma. Basta um imã, a parede que você quer localizar o prego e tempo. É só você ir deslizando o imã pela parede, quando ele parar em algum ponto, é ali que o seu prego escondido estará.

5 - Embalagem fechada

Quem nunca abriu um pacote de salgadinhos e por alguma razão não conseguiu comer tudo e ficou com dificuldades na hora de fechá-lo?! Ou então pensou que aquele tipo de embalagem nunca devesse existir? Normalmente usamos prendedores de roupa, um clipe de papel ou qualquer outra coisa que faça o serviço. Mas podemos utilizar imãs para que o pacote ficará completamente fechado. Basta dobrar a boca do pacote algumas vezes e colocar um imã em cada ponta. Pronto, seu pacote está totalmente lacrado.

6 - Foi-se pelo ralo

Às vezes também acontece de estarmos distraídos lavando as mãos ou escovando os dentes e algum item pequeno, como um brinco, cair dentro do ralo. A primeira coisa a fazermos é nos desesperar, mas depois é preciso pensar na solução para recuperá-lo. Caso você tenha um momento de desespero muito grande, existem truques que você pode fazer para treinar seu cérebro. Mas retomando, para recuperar seu objeto você vai precisar de um fio, um barbante e um imã. Amarre o imã no fio e o desça ralo abaixo. Quando ele encontrar seu objeto metálico, vai grudar nele e aí é só puxar o fio que ele voltará para suas mãos.

7 - Caneta de geladeira

Se você é desses que deixa um bloco de notas na porta da geladeira para anotar o que precisa ser comprado, mas nunca tem uma caneta ao lado, seus problemas podem ser resolvidos com um simples imã. É só colocar um imã embaixo do metal da tampa da caneta. Com isso feito, ela agora funcionará como um imã de geladeira e poderá ficar ao lado do seu bloco de notas.

8 - Suspender

Quem usa notebook sabe que o computador é colocado em um modo de suspensão de suas atividades quando a tela está fechada. É possível enganar seu computador para "ir dormir" com um imã. Normalmente os notebooks têm um interruptor magnético para ativar essa função, colocando um imã em cima dele, o computador entra no modo suspensão.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+