Curiosidades

9 ruas com nomes estranhos e curiosos em São Paulo

0

São Paulo é uma cidade de excessos e que pode assustar aqueles que não estão acostumados com seu ritmo acelerado. Cenário de várias músicas, pode-se até dizer que não existe amor em SP, mas talvez não achou esse amor quem não soube onde procurar.

A maior cidade da América Latina oferece inúmeras atrações para seus visitantes, desde gastronomia, arte, cultura e claro, negócios que movem os executivos de cima para baixo na Avenida Paulista.

Além das coisas conhecidas dessa cidade, se pararmos para analisar, a cidade está cheia de lugares com nomes que fariam a maioria das pessoas lutar para conter o riso. O Brasil tem cidades com nomes estranhos. Então não é surpresa para ninguém que as cidades também teriam ruas com nomes fora do comum. O blog “As ruas mais estranhas de São Paulo” fez uma lista com mais de 150 mil logradouros espalhados pela cidade. Mostramos aqui algumas dessas ruas com nomes estanhos.

1 – Rua Borboletas Psicodélicas

Essa é a mais famosa dentre as ruas com nomes estranhos. Ela fica no Jabaquara, zona sul de São Paulo. Segundo o Dicionário de Ruas da Prefeitura da cidade, o nome da rua foi tirado do Banco de Nomes. E ele se refere a um trecho do terceiro movimento da obra musical “Pour Martina”, do compositor Henrique Morozowicz.

A rua recebeu esse nome em 1991. E antes disso ela se chamava “Marcelo Vieira Barbosa” como uma homenagem ao filho responsável pela construção das primeiras casas do logradouro.

2 – Travessa Alecrim Dourado

O lugar está perto do Hospital do Mandaqui e recebeu o nome do canto popular. E foi somente em 2015 que essa pequena viela foi regularizada. No entanto o lugar ainda não tem uma placa indicando seu nome.

3 – Travessa Sem História, Sem Destino

Segundo o Dicionário de Ruas, o nome desse logradouro que fica no Iguatemi é o título de uma música que foi composta por Paulo Debétio e Paulinho Rezende.

4 – Travessa dos Nomes Mágicos

O nome desse lugar é o mesmo que o título de um poema de Carlos Drummond de Andrade. O poema faz parte do livro “Fazendeiro do Ar”. A travessa fica localizada no Jabaquara.

5 – Rua Evocação das Montanhas

Esse nome pode não ser tão desconhecido assim para várias pessoas. Isso porque ele é o nome de uma música de Milton Nascimento. Mas essa rua pode não ser tão conhecida assim. Ela fica localizada no Iguatemi.

6 – Rua Eternas Ondas

Outra rua homenageada com nome de música é essa. Esse é o título de uma música de Zé Ramalho. No entanto, a rua teve seu nome retirado do Banco de Nomes.

7 – Rua Superbacana

Essa rua fica em Itaquera. Ela teve seu nome retirado do título de uma música de Caetano Veloso.

8 – Travessa Música de Boa Noite

De acordo com o Dicionário de Ruas, o nome dessa travessa foi retirado do Banco de Nomes e se refere a música para voz média e plano, a respeito do texto folclórico, do compositor paulistano José Panalva.

9 – Rua Primeiro Sorriso

Essa rua localizada em Sapopemba tem um nome bem estranho. Seu nome foi inspirado pela peça musical para plano de autoria de Souza Lima.

6 coisas comuns que precisamos trocar com frequência

Matéria anterior

Equipe de arqueólogos encontra múmia com língua de ouro

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos