9 sinais de que você pode estar com depressão

POR A redação    EM Ciência e Tecnologia      14/08/15 às 13h38

A Depressão é uma das doenças mais preocupantes do mundo, e que vem crescendo. A Organização Mundial de Saúde estima que mais de 350 milhões de pessoas sofrem desse mal. A depressão é considerada por muitos como a doença que mais te deixa incapacitado, impedindo você de realiza qualquer outra atividade.

No Brasil, em 2014, quase 22 mil pessoas receberam auxílio do governo para tratar a depressão. Em casos extremos, a depressão pode levar ao suicídio. As mortes causadas pela depressão cresceram 705% no País, em 16 nos (contabilizando suicídios e problemas de saúde decorrentes do estado depressivo).

A depressão tem muitos sinais e sintomas, tanto físicas quanto emocionais. Quanto mais cedo diagnosticada, mais fácil de ser tratada e curada.

Confira 9 sinais para identificar pessoas com depressão:

9 - Passar muito tempo remoendo situações difíceis

dc67k4XMi

 

Ficar triste depois de um acontecimento negativo é normal, mas a tendência de supervalorizar esses acontecimentos pode ser um sinal de depressão.

8 - Atividades que antes eram prazerosas perdem a graça

persons-0052_large

A depressão reduz a capacidade de sentir prazer das pessoas. Além disso, elas tendem a se enxergar como alguém sem valor, indesejável ou inadequado, se irritando com facilidade e tendo crises de choro inexplicáveis.

7 - A redução do prazer e da libido

ios_emoji_pouting_face

 

Pessoas com depressão também sofrem de uma redução no interesse pelo sexo e do prazer sexual. Geralmente isso é causado pela própria apatia em que a pessoa se encontra, fadiga e com sensação de perda de energia.

6 - Diminuição do aproveitamento profissional

persons-0029

Lentidão de raciocínio, e até de movimentos, fazem parte dos sintomas da depressão. Pode haver dificuldades de memorização e de concentração.

5 - Insônia ou muito sono e cansaço

persons-0042

A depressão também causa alterações no sono das pessoas, de duas formas: alguns se queixam de falta de sono; outros, reclamam que, mesmo dormindo por várias horas, ainda se sentem cansados e sem energia.

4- Falta de apetite ou apetite exagerado

wpid-sad-emoji-24oz4yx

A depressão também causa alterações no apetite. Geralmente, nota-se uma perda no apetite, mas alguns casos podem apresentar aumento da fome.

3 - Casos de depressão na família

enhanced-20743-1423720955-1

A hereditariedade é um forte fator no desenvolvimento da depressão. Filhos de pais que tem ou tiveram depressão têm um risco maior de também desenvolver a doença.

2 - Doenças e dor crônica

enhanced-28882-1412709519-1

A depressão também está relacionada à processos inflamatórios. Doentes crônicos ficam mais deprimidos, bem como os indivíduos deprimidos tendem a desenvolver doenças infecciosas. No entanto, alguns medicamentos também podem desencadear a depressão.

1 - Passar muito tempo de luto

enhanced-7856-1412708447-1

A tristeza resultante do luto por uma ente querido pode indicar depressão quando se estende por mais de duas semanas. Ainda assim, alguns profissionais consideram normal um período de luto de até seis meses.

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+