Os carros, pelo menos em algumas situações, são extremamente importantes na nossa sociedade. Contudo, eles também são bastante prejudiciais ao meio ambiente, ainda mais em um mundo com cada vez mais veículos, o que se torna um problema em grande escala. Por conta disso, muitas cidades já estão implementando regras e condições para diminuir a dependência desses veículos. Surpreendentemente, existe uma cidade brasileira onde carros são proibidos.
Na cidade de Afuá, no Pará, o som ouvido no momento da locomoção não é o do motor, mas sim dos pedais e vaivém das águas. Essa cidade brasileira onde carros são proibidos se reinventa sobre palafitas e desafia os padrões de mobilidade do século em que vivemos.
Afuá foi construída em uma região alagadiça e está literalmente suspensa. As ruas da cidade não tocam o chão e são passarelas de madeira a aproximadamente 1,20 metro acima do nível dos rios que cortam seu território. Por isso, no local ao invés de asfalto existe água e no lugar de avenidas eles tem canais. Como não existem estradas, em 2022 o município tomou a decisão de que nenhum carro, moto ou veículo com motor pode circular ali.
Revista Fórum
Embora a razão da proibição seja prático, o resultado dela é revolucionário. Como Afuá não tem veículos para um trânsito motorizado, ela também não tem a sinalização, os semáforos e as regras formais de tráfego. Na cidade não tem placas ou faixas, o que organiza o vaivém é a cultura local e a convivência que se acostumou a pedalar e navegar.
Nessa cidade brasileira onde carros são proibidos, 75% dos deslocamentos são feitos em veículos não motorizados. Por conta disso, a bicicleta se transformou em algo muito maior do que um simples meio de transporte. Em Afuá, ela é ambulância, táxi, viatura policial e até carro de noiva.
No caso do bicitáxi, ele é a união de duas bicicletas formando um quadriciclo artesanal. Já a bicilância é uma versão de ambulância adaptada com uma maca e suporte para oxigênio. O veículo também faz a coleta de lixo e manutenção com triciclos e quadriciclos. Até mesmo a polícia patrulha a cidade de bicicleta.
Claro que existem veículos oficiais registrados, como carros, caminhões e motos, mas são poucos e somente das autoridades. Além disso, eles são usados somente em situações de emergência.
Mesmo que essa cidade brasileira onde os carros são proibidos tenha tomada a decisão por necessidade, isso a colocou no radar de ativistas e urbanistas. Tal decisão não traz somente benefícios ambientais, como também para os moradores que tem hábitos mais ativos, o que favorece a saúde cardiovascular e o bem-estar mental da população.
Fonte: Revista Fórum
Imagens: Revista Fórum