Curiosidades

A história dos podcasts

0

Como um verdadeiro fenômeno nos últimos anos, os podcasts nasceram oficialmente nos anos 2000. Porém, é possível perceber que a história começa nos anos 1980.

Disponibilizados em várias plataformas, os podcasts são programas de áudio. Eles falam sobre assuntos diversos, como política, sexualidade, entretenimento e esportes.

Conheça um pouco da história desses programas a seguir.

Antes dos podcasts

Pausa Dramática

Na década de 1980, existia nos Estados Unidos o RCS (Radio Computing Services). Este programa fornecia software de música e conversação para emissoras de rádio, no formato MIDI. No entanto, era um serviço restrito e não permitia que qualquer pessoa criasse e distribuísse conteúdo em áudio no formato digital.

Em 1993, o profissional de tecnologia americano Carl Malamud criou um talk show. A diferença é que esse programa não era distribuído nas rádios, mas sim em arquivos de computador. Por isso, era preciso instalar o arquivo no PC para ouvi-lo.

Estima-se que essa experiência offline foi o mais próximo de um podcast como conhecemos atualmente.

O surgimento dos podcasts

Tirto ID

Já nos anos de 1990, o gravador do Windows capturava e reproduzia arquivos brutos, no formato waveform, o wav. No entanto, devido à falta de compressão, alguns segundos de áudio ocupavam muito espaço, chegando a não caber nos disquetes, que possuem capacidade de armazenamento de 1,44 MB.

Para sair dos discos rígidos e circular na internet, era necessário codificar o som através de algum compactador, tentando não perder a qualidade. Nesse período, os formatos populares eram o Windows Media Player, em formato WMA, e o Real Audio.

No entanto, a tecnologia de codificação de áudio com maior impacto foi o MP3. Lançado em 1993, foi um sucesso a ponto de gerar a combinação de softwares como o Winamp, lançando em 1997, e o Napster, de 1999. Mesmo que o streaming ainda fosse restrito a algumas iniciativas, os computadores com Winamp e Napster já apresentavam novidades.

No ano de 2001, enquanto a Apple lançava o iPod, a Applian Technologies, de San Francisco, lançou um gravador de áudio para PCs. Nomeado como Replay Radio, ele gravava áudio e acessava outros servidores, pelos quais podiam baixar arquivos de áudio.

O conceito

iPod (Foto: Reprodução)

Atualmente, existem muitos serviços de streaming que permitem escutar os podcasts, sendo os mais populares o Spotify e o YouTube. Porém, esse modelo foi criado em setembro de 2000, quando a iGo lançou o programa MyAudio2Go. Ele era uma plataforma similar às que conhecemos hoje, mas para computadores.

Em outubro do mesmo ano, surgiu o RSS, quando o empreendedor franco-americano Tristan Louis, o programador e empresário americano Dave Winer e o colega e conterrâneo Adam Curry decidiram criar blogs em formato de áudios.

Já em 2003, foi lançada a Ed Radio, com a funcionalidade de RSS próxima da que somos familiarizados. A Ed Radio rastreava os feeds RSS relacionados a arquivos MP3 e os armazenava em um único registro. Com isso, o usuário possuía as atualizações de diferentes programas de MP3 em um só lugar.

No ano de 2004 se iniciou o promissor mercado. O primeiro a fazer sucesso foi o iPodderX, que mudou de nome porque a Marca iPod já era da Apple. Logo depois surgiram o Podder (que virou Juice) e o CastPodder.

Até esse momento ninguém utilizava o nome “podcast”. A criação desse termo foi creditada ao jornalista inglês Ben Hammersley, que, em fevereiro de 2004, sugeriu o nome no jornal britânico The Guardian. Vale lembrar que ele registrou para si o domínio podcast.net. Esse termo agradou várias lideranças nesta área.

De acordo com dados do Google Trends, o termo “podcast” começou a ser pesquisado em meados de 2004. Além disso, o seu primeiro grande pico foi em 2006.

Isso ocorreu devido ao lançamento da versão 4.9 do iTunes, em junho de 2005. O programa da Apple permitia que os usuários organizassem seus podcasts no software. No mesmo ano, o Yahoo lançou um diretório de podcast, nele os usuários podiam se inscrever em programas e baixar episódios. Ficou no ar durante dois anos, contribuindo para a popularização dos podcasts.

Linha cronológica dos podcasts

Reprodução

Em dezembro de 2005, o nome “podcast” apareceu pela primeira vez no dicionário Oxford da língua inglesa. Já em janeiro de 2006, Steve Jobs ensinou como fazer um podcast usando o GarageBand. 

No ano de 2007, Ricky Gervais entrou no Guinness, com o maior número de downloads de um episódio: 261.670. Enquanto em 2009, a Edison Research iniciou as pesquisas de audiência de podcasts nos Estados Unidos.

Em 2011 o recorde de Ricky Gervais foi quebrado quando Adam Carolla entrou no Guinness, com números mais altos: 59.574.843 downloads únicos entre 2009 e 2011. Outro salto foi em junho de 2013, quando a Apple anunciou que 1 bilhão de pessoas escutavam podcasts por meio de seu aplicativo.

Mais recentemente, no ano de 2018, o Google lançou o Google Podcasts e o Spotify começou a transmitir essa mídia. Os dois programas se tornaram muito populares.

Podcast no Brasil

Neil Patel

O primeiro podcast nacional foi publicado no dia 21 de outubro de 2004, o Digital Minds, de Danilo Medeiros. Devido a isso, o Dia do Podcast é celebrado nesta data no Brasil. Já em 2005 foi lançado o Café Brasil, como programa de rádio, que virou podcast em 2006.

Atualmente, o mercado de podcast nacional é enorme, com temas para todos os gostos, desde política até entretenimento. Eles podem ser transmitidos em diversos lugares, sendo os mais populares o YouTube e o Spotify.

Fonte: Rádio Jornal, Comunique-se

Veja alguns dos principais lançamentos dos streamings esse ano

Artigo anterior

Idoso morre ao cair em vulcão no Havaí

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido