Desde seu debute nos cinemas em 2008, o Homem de Ferro se tornou um dos personagens mais queridos da Marvel, até porque, foi com ele que o estúdio iniciou todo seu universo cinematográfico. Antes disso, Tony Stark não era tão consumido nos quadrinhos, apenas leitores assíduos sabiam quem era o herói. Por um lado, o filme conseguiu despertar interesse de parte do público para a leitura de histórias do personagem. Por outro, algumas pessoas se tornam fãs do herói apenas com sua versão do cinema.

Homem de Ferro é um antigo personagem da editora. Criado em 1963, a Marvel não teve pena em alterar a aparência tanto de Tony quanto se sua armadura. Fazendo um apanhado geral, seu uniforme sofreu várias mudanças com o tempo. Abaixo, listamos algumas das armaduras mais significativas na história do herói.

Armadura Modelo I – 1963

Não poderia haver uma lista como essa sem listar a armadura que deu início a toda história. Depois de ser sequestrado no Afeganistão, Tony Stark precisa construir uma arma para os terroristas, mas em vez disso ele cria uma armadura que mais tarde o transformaria em Homem de Ferro. Ela foi montada apenas com os produtos e ferramentas fornecidos pelos afegãos, por isso, podemos dizer que esse primeiro modelo foi um protótipo.

Armadura Modelo II – 1963

Publicidade
continue a leitura

Esta sim! Desenvolvida com os equipamentos adequados, essa armadura foi uma das evoluções mais drásticas do traje. Este modelo foi base para todos os outros uniformes do Homem de Ferro, todas as realizações e funcionalidade que se tornariam marcantes do uniforme, foi por causa dela.

Armadura Espacial – 1981

Homem de Ferro tem muitas variações de uniformes, talvez uma para cada ocasião e tipos demissão, uma delas é um traje espacial. Bastante pesado e desajeitado, ele é inútil na Terra, mas completamente brilhante no espaço. A armadura, é equipada com um avançado sistema de suporte de vida e uma forma de filtragem de oxigênio. Ela também usa câmeras e pequenas exo-unidades que podem aumentar o campo de visão de Tony.

Armadura Furtiva – 1981

Publicidade
continue a leitura

O design dessa armadura é um pouco diferente do que estamos acostumados, com todo seu exterior na cor preta, dessa forma sua detecção fica mais difícil à noite. O traja foi desenvolvido para absorver qualquer sinal de radar, ou seja, a pessoa que usá-la fica invisível a essas ondas eletromagnéticas, podendo também alterar sinais sonares.

Centurião de Prata – 1985

Munida de nova tecnologia e máxima destruição, esse traje tinha um campo de força que poderia se desdobrar por cerca de seis segundos, um sistema de suporte de vida que permitiu Tony Stark sobreviver por dias usando o uniforme. Um dos elementos mais interessantes que o traje tinha era o um holograma capaz de projetar seu corpo por todo o ambiente, confundido completamente os inimigos, algo que ficou conhecido como “efeito camaleão”.

Armadura de Feiticeiro – 1998

Publicidade
continue a leitura

Em poucas palavras, essa armadura é uma combinação da tecnologia Stark com as artes místicas de Dr. Estranho. Isso mesmo! Como podem perceber, o design não mente. Apesar de incomum, o traje ficou bastante poderoso, tanto que o Homem de Ferro foi capaz de derrotar Dormammu com ela. O uniforme fez de Tony Stark um dos mais fortes Feiticeiros Supremos.

Thorbuster – 2003

Tony Stark também tem armaduras para enfrentar seus amigos quando estes ficam rebeldes demais, por assim dizer. Todos já conhecem a Hulkbuster, mas o que poucas sabem (ao menos os que não costumam ler os quadrinhos) é que Tony também possui uma Thorburter. O traje foi criado quando o Deus do Trovão decidiu que era hora de tomar a Terra para si, para impedir o ato de loucura, o Homem de Ferro desenvolve um traje capaz de sair no braço com o deus nórdico. Munida de todos os tipos de tecnologia possível e alguns toques de magia asgardiana, a Thorbuster ainda hoje é um dos trajes mais poderosos já criados.

Os trajes que vieram, por mais variações que tenham, tiveram esses modelos como inspiração. Gostaram da lista? Lembram de algum outro traje bem marcante? Então deixe nos comentários, compartilhe sua opinião com a gente!

Publicado em: 12/04/17 18h58