Curiosidades

Os ”Portões do Inferno”, em chamas por décadas, está para ser extinto

0

Nosso planeta é cheio de lugares peculiares que muitas pessoas podem nem ter ouvido falar, como por exemplo, os Portões do Inferno, que queimam continuamente no deserto de Karakum, no Turcomenistão, há cinco décadas. Contudo, o líder do país quer finalmente fechar esse local.

O presidente Gurbanguly Berdymukhamedov apareceu em uma transmissão no canal de televisão estatal do seu país para pedir às autoridades que elas encontrem uma solução para extinguir o fogo. Berdymukhamedov citou algumas preocupações com a saúde das pessoas que vivem perto dos Portões do Inferno, além de oportunidades de negócios perdidas.

“Estamos perdendo valiosos recursos naturais pelos quais poderíamos obter lucros significativos e usá-los para melhorar o bem-estar de nosso povo”, disse Berdymukhamedov.

Portões do Inferno

UPI

Os Portões do Inferno, também conhecidos como cratera de gás Darvaza, nada mais são que um grande buraco no deserto, que mede aproximadamente 70 metros de largura e tem, pelo menos, 20 metros de profundidade.

De acordo com a Agence France-Presse (AFP), a escavação desse buraco começou em 1971, quando a União Soviética tentava extrair gás do local. Contudo, aconteceu um desastre quando o solo embaixo da plataforma de perfuração desabou. Então, a plataforma acabou caindo em uma caverna de gás natural.

Como resultado disso, o gás metano começou a vazar no ar. Então, os geólogos decidiram que era melhor incendiar a cratera. Só que eles estimaram que o gás metano acabaria em algumas semanas. O que não foi o caso.

Queimando

Eurasianet

Depois de 50 anos, os Portões do Inferno ainda estão queimando. Nesse ínterim, eles se tornaram um dos principais destinos turísticos do Turcomenistão. Em 2019, a cratera ficou ainda mais famosa. Isso porque o presidente Berdymukhamedov publicou um vídeo seu dirigindo pelo deserto perto dos Portões do Inferno em um carro de rali e fazendo cavalo de pau.

Fechamento

Accuweather

Agora o que não se sabe é o motivo de Berdymukhamedov querer que os Portões do Inferno sejam finalmente fechados, embora as suas preocupações econômicas possam ser realmente um grande motivo.

Segundo a Vice.com, o Turcomenistão está no topo de um ranking com a quarta maior reserva conhecida de gás natural do mundo. Ademais, grande parte da economia do país depende das exportações de gás.

Essa não foi a primeira vez que Berdymukhamedov ordenou que se fechasse os Portões do Inferno. Em 2010 ele também fez esse pedido, contudo, os especialistas não conseguiram ser bem sucedidos na tentativa. Agora, o presidente espera que com os esforços, consigam fechar os Portões do Inferno.

Fonte: Science Alert

Imagens: UPI, Eurasianet, Accuweather

Como o sorvete é fabricado?

Matéria anterior

A maior aranha do mundo

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos