Curiosidades

A população mundial ‘amassada’ seria 3 vezes o tamanho da Torre Eiffel

0

Desde que o mundo é mundo, o ser humano parece ter um fascínio pelo seu fim. Tanto que vários estudos se dedicam a saber quando e como deixaremos de existir na Terra. Mas dentre todos os possíveis fins, com certeza, uma bola com toda população do mundo amassada junta não é uma das principais.

No entanto, um matemático resolveu calcular qual seria o tamanho de uma bola de carne de toda a população mundial amassada de uma vez só. O ponto mais curioso dessa hipótese é que, se isso realmente acontecesse, o tamanho da bola de carne seria bem menor do que o que se possa imaginar.

Quem decidiu fazer esse cálculo um tanto quanto curioso foi um usuário do Reddit que tem o username de “kiwi2703”. Para isso, ele considerou a densidade do corpo humano de 958 quilos por metro cúbico, ou kg/m³, e a massa corporal humana média sendo em torno de 62 quilos.

Esfera

Socientífica

Com isso, amassando em um só conjunto, seria possível colocar 16 pessoas em um metro cúbico. No caso da população de 7.88 bilhões de pessoas no mundo, seria possível espremê-las em 496 metros cúbicos.

Como resultado, a esfera teria um pouco menos de um quilômetro de largura, o que seria cerca de três torres Eiffel, e poderia ser colocada facilmente no Central Park, em Nova York.

O tamanho dessa esfera, levando em consideração o número de pessoas no mundo, é surpreendentemente pequena. Além de ser bastante surpreendente imaginar o quanto nosso planeta mudou para alimentar uma população que, dessa forma, parece ser tão pouca.

População

Socientífica

Mesmo essa bola de carne tendo sido calculada, a população mundial aumenta anualmente. Por conta disso, dentre as discussões no Reddit, o matemático que fez a conta foi questionado até que ponto a esfera poderia crescer.

“Como uma resposta não algébrica: o Banco Mundial e várias outras fontes listam uma taxa de crescimento da população mundial de 1,05% ao ano. Vamos arredondar o diâmetro da esfera para 1 quilômetro (lembre-se, tem 1 quilômetro de largura, não 1 quilômetro de raio) para facilitar a matemática, e assumir que a massa média de um ser humano não muda. Ao longo de um ano, a população é multiplicada por 1,0105, então o volume mudará na mesma quantidade. O raio é proporcional à raiz cúbica do volume, então é multiplicado por 1,0035 (arredondado). Nossa esfera de 500 metros de raio se torna uma esfera de 501,7439 metros de raio. Ela cresceu 1,7439 metros ao longo de um ano. Convertendo para segundos, sai a pouco menos de 16 micrômetros por segundo. Não é muito, hein?”, respondeu ele.

Fim

Dom total

É muito improvável que toda a população da Terra seja amassada em uma única bola de carne, mas enfrentamos um problema real e que atinge todo mundo: a poluição.

As estatísticas da poluição são alarmantes. Tanto que, a Organização Mundial da Saúde divulgou um estudo mostrando que 99% da população mundial respira ar poluído.

Esse foi o relatório mais abrangente já feito pela OMS sobre a qualidade do ar no planeta. Para fazer essa estimativa de ar poluído, a organização analisou 117 países e 6.743 cidades. Ao todo, foram duas mil cidades a mais do que no último relatório feito em 2018. Dessas novas cidades, aproximadamente 40 são brasileiras, principalmente da região sudeste.

De todas as cidades que foram analisadas, a maioria delas excede os níveis máximos que são considerados ideais de poluição do ar que foram estabelecidos pela OMS. Além disso, o relatório também concluiu que mais da metade da população mundial vive em lugares que ultrapassam seis vezes esse limite de ar poluído.

Para saber se o ar de um lugar é poluído, a OMS verifica as concentrações médias anuais de material particulado (PM). Eles são a parte sólida da poluição, composta por grãozinhos muito pequenos que vêm, por exemplo, dos escapamentos dos carros e das indústrias. Desde 2011, a OMS analisa esses níveis a cada dois ou três anos.

A medição desse poluente no ar é importante porque, viver em um lugar que tenha grandes concentrações dele impacta o sistema respiratório, causando sintomas como tosse ou dificuldade para respirar, além de também estar relacionado com a asma. Já o material particulado, em especial a sua versão mais fina, chamada PM2,5, consegue entrar na corrente sanguínea e causar impactos cardiovasculares, além de respiratórios.

Além de morte, que é a pior das fatalidades, o ar poluído também está relacionado com outros problemas. Um dos fatores alarmantes é que a poluição do ar é um problema global e que muitos não conseguem escapar.

Fonte: SocientíficaSuperinteressante 

Imagens: Socientífica, Dom total

Idoso seminu em uma scooter é perseguido em Amsterdã

Artigo anterior

O sorriso maroto desse peixe está assustando a internet!

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido