Curiosidades

A pupila pode receber não somente luz, como também informações numéricas

0

Através dos olhos de uma pessoa você pode saber várias coisas. Não é por acaso que a máxima diz que os olhos são as janelas da alma. Neles é possível notar o humor da pessoa, sinais de cansaço, ou até mesmo se ela está ou não curtindo determinada situação ou pessoa.

Nesse interim, pupila do olho é uma parte bem importante. Geralmente, ela muda de tamanho conforme a luz do ambiente ou distância do objeto que está sendo enxergado. E ela faz isso sem que nós percebamos. Mas não é somente isso.

Ademais, os cientistas descobriram que a pupila também muda de tamanho dependendo de quantos objetos a pessoa está observando. Em suma, quanto mais objetos estiverem sendo observados em uma cena, maior fica a pupila. Isso acontece como se fosse para acomodar melhor tudo o que ela tem que olhar.

Estudo

O novo estudo mostrou que essa numerosidade percebida é um reflexo simples e automático. Os pesquisadores observaram o tamanho das pupilas de 16 participantes enquanto eles olhavam para as imagens de pontos. Em alguma das fotos os pontos estavam ligados entre si no formato de halter, criando uma ilusão de que tinham menos objetos. Nesse momento, o tamanho da pupila diminuiu.

“Esse resultado mostra que a informação numérica está intrinsecamente relacionada à percepção. Isso pode ter implicações práticas importantes. Por exemplo, essa habilidade é comprometida na discalculia, que é uma disfunção no aprendizado matemático, então nosso experimento pode ser útil na identificação precoce dessa condição em crianças muito pequenas”, disse a psicóloga e neurocientista Elisa Castaldi, da Universidade de Florença, na Itália.

Embora  número de pontos que são vistos nas imagens não tenha mudado, o número percebido de objetos mudou por conta das linhas de junção. No estudo, os participantes foram orientados a olharem as imagens sem prestar atenção no número geral de pontos e sem nenhum objetivo final a ser concluído.

Essa variação no tamanho da pupila, provavelmente acontece por conta da necessidade de sobrevivência. Se acredita que a maioria das espécies tenha um “senso de número” que lhes permite localizar seus inimigos na selva, encontrar comida, voltar para casa e muito mais.

Pupila

No caso dos humanos, conseguir pesar números é uma coisa que parece aparecer algumas horas depois do nascimento. Mesmo se a pessoa for péssima em matemática, ela tem uma adaptação embutida para julgar numerosidade. E parte disso parece ser a dilatação das pupilas.

“Quando olhamos ao redor, percebemos espontaneamente a forma, o tamanho, o movimento e a cor de uma cena. De forma igualmente espontânea, percebemos o número de itens à nossa frente. Essa habilidade, compartilhada com a maioria dos outros animais, é um fundamento evolutivo. Ela revela quantidades imediatamente importantes, como quantas maçãs há na árvore ou quantos inimigos estão atacando”, explicou o psicólogo David Burr, da University of Sydney, Austrália, também afiliado à University of Florence.

Os pesquisadores querem descobrir o motivo disso acontecer e o que mais poderia estar causando esse impacto no tamanho da pupila. Ainda existe muito o que se estudar nesse ponto.

Fonte: https://www.sciencealert.com/pupil-size-changes-depending-on-how-many-objects-we-re-looking-at

Há 75 milhões de anos a Antártica estava em chamas

Matéria anterior

7 sinais que você teve vidas passadas

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Fatos Desconhecidos Nós gostaríamos de enviar notificações dos últimos conteúdos e atualizações que fazemos.
Dismiss
Allow Notifications