Curiosidades

ADEUS após 4 anos: nova lei das placas é aprovada e atinge 74 milhões de motoristas de carros e motos

0

Muitas pessoas sonham com a maioridade para poderem dirigir. No entanto, não são todas que gostam de dirigir, até porque o trânsito pode ser bem caótico e perigoso, dependendo de onde se está. Além disso, o trânsito e suas leis não são imutáveis, elas também sofrem alterações. Por exemplo, depois de quatro anos a nova lei das placas foi aprovada.

As leis são feitas para estabelecer as condutas e comportamento em sociedade mostrando o comportamento que deve ser mantido para que a ordem e harmonia sejam mantidas. E assim como em outros âmbitos da vida, elas existem no trânsito também para estabelecer esses parâmetros.

Nova lei das placas

TV foco

No caso da nova lei das placas que foi aprovada depois de quatro anos, ela atinge 74 milhões de motoristas de carros e motos. Essa aprovação veio depois de quatro anos que foi implementado o modelo de placa Mercosul que é usado nos dias de hoje.

No Brasil, a introdução desse modelo de placas começou em 2020. Anteriormente, as placas tinham a apresentação do estado e município de registro do veículo para as categorias particulares e aluguel. Já as novas placas do Mercosul tinham que ter somente a bandeira do país correspondente.

Contudo, de acordo com o portal Motor 1, em julho de 2023 o Projeto de Lei 3.214/2023, do senador Esperidião Amin (PP-SC), foi aprovado e prevê que os dados de origem do veículo voltem a ser colocado nas placas.

No dia 16 de abril, depois de 10 meses de tramitação, a Comissão aprovou o Projeto de Lei e agora ele deve seguir para votação na Comissão de Contribuição e Justiça (CCJ). E é importante ressaltar que esse projeto só prevê a volta da identificação da origem do veículo, sem detalhes mais específicos.

“As polícias rodoviárias, agentes de tráfego e outros órgãos de fiscalização dependem dessa informação para realizar seu trabalho de forma eficiente e precisa”, disse o senador a respeito da mudança.

Com todo esse trâmite, quem quiser comprar um carro no Brasil enquanto a lei das placas estiver em vigor, é necessário que o veículo tenha a nova placa. E o uso da placa do Mercosul é obrigatório para a conversão dos caracteres alfanuméricos. Visto que o emplacamento do modelo cinza não é mais autorizado a ser feito desde o dia 31/01/2020.

Fonte: TV foco

Imagens: TV foco

Conheça a fruta exótica produzida em SC que pode chegar a R$ 2 mil o quilo

Artigo anterior

Adeus ao real: Lei é aprovada e nova moeda entra em vigor a milhares de brasileiros agora em 2024

Próximo artigo