Curiosidades

Agosto terá vários eventos astronômicos começando essa semana

0

Se existe ou não vida no espaço sempre foi uma indagação de todas as pessoas. Você, acreditando em seres esverdeados que habitam outros planetas por aí no espaço ou não, não poderá questionar uma coisa: a beleza do universo e os fenômenos que ele tem.

Todos os anos, acontecem milhares de eventos astronômicos, como as fases da lua, chuvas de meteoro, eclipses, ocultações, oposições, conjunções e outros eventos interessantes. Alguns eventos que acontecem pode ser vistos a olho nu, outros apenas com a ajuda de telescópios.

O ano passado fez com que nós ficássemos em casa. Mas isso não quer dizer que todo mundo conseguiu ver os vários eventos astronômicos, que aconteceram em 2020. Mas isso não tem problema. Porque todo ano somos sempre contemplados com, pelo menos, alguns deles.

Segundo o calendário astronômico, 2021 irá ser marcado por eclipses, super luas e chuvas de meteoros. E agosto será comtemplado por alguns desses eventos. De acordo com a NASA, irá ser possível ver alguns dos eventos em diferentes regiões da Terra. Como por exemplo, o pico da chuva de meteoros Perseidas, oposição de Júpiter que deve ficar bem brilhante no céu, e até a chamada “Lua Azul”.

Chuva de meteoros

O pico da chuva de meteoros Perseidas vai acontecer entre os dias 11 e 12 de agosto. Esse fenômeno acontece todos os anos de meados de julho até o fim de agosto. Ele acontece conforme nosso planeta vai cruzando a trilha de destroços do cometa Swift-Tuttle.

A maior parte desses meteoros são grãos de poeira do tamanho de uma ervilha. E eles criam essas estrelas cadentes quando queimam na atmosfera terrestre.

Esse ano, as pessoas do hemisfério norte serão mais favorecidas na observação desse fenômeno. O ápice será na madrugada do dia 12 de agosto. A NASA fará uma transmissão online na noite desse evento e todo mundo conseguirá acompanhar através das redes sociais.

Planetas mais brilhantes

Segundo a NASA, agosto talvez será a melhor época desse ano para ver os planetas Júpiter e Saturno. Isso porque esses dois planetas irão alcançar a oposição nesse mês. Tendo como referência o termo usado para designar quando um planeta está no mesmo lado do sistema solar que a Terra.

Saturno ficou na sua oposição no dia dois. Já júpiter irá ficar na sua oposição ao sol no dia 19. E ao mesmo tempo ele também estará mais perto da Terra. Por conta disso teremos a impressão que ele vai estar mais brilhante no céu. Para observar esse fenômeno é só olhar para o oeste a partir da hora do por do sol.

Lua Azul

A lua azul acontecerá no dia 22 de agosto. Esse é o nome que se dá à segunda lua cheia em um mesmo mês. Contudo, de acordo com a NASA, um outro conceito antigo é chamar a lua de “lua azul” quando ela é a terceira das quatro luas cheias em uma temporada. A temporada é o tempo entre o solstício e um equinócio. Mas o nome não quer dizer que ela tem uma cor diferente.

Veja para que times esses 10 medalhistas olímpicos brasileiros torcem

Artigo anterior

Marinha dos EUA está desenvolvendo um avião movido a energia solar

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido