Curiosidades

Ancestral de baleia de quatro pernas é descoberto no Egito

0

Durante toda sua história, a Terra já foi o lar das mais variadas espécies. No entanto, alguns animais desapareceram por completo. Nesse sentido, as descobertas arqueológicas podem nos mostrar algumas dessas espécies que viveram no nosso planeta, como esse achado de cientistas no Egito de uma espécie desconhecida de baleia com quatro patas.

Esse ancestral de baleia descoberto viveu há 43 milhões de anos. O chamado Phiomicetus anubis foi descoberto originalmente no deserto ocidental do Egito. O crânio do fóssil dessa baleia se parece com o antigo deus egípcio com cabeça de chacal, Anúbis.

Isso pode parecer um pouco estranho, mas os ancestrais das baleias modernas se desenvolveram a partir de mamíferos terrestres parecidos com cervos que viveram em nosso planeta durante 10 milhões de anos.

Ancestral

Conexão Planeta

No caso desse ancestral em específico, o Phiomicetus anubis pesava aproximadamente 600 quilos e tinha três metros de comprimento. Além disso, suas mandíbulas eram fortes o bastante para capturar suas presas. Como esse ancestral tinha quatro patas, a baleia conseguia andar na terra e nadar na água.

De acordo com o estudo publicado pelo Proceedings of the Royal Society B, o esqueleto parcial da baleia foi encontrado na depressão de Fayum, no Egito, depois analisado por cientistas da Universidade de Mansoura.

Por mais que atualmente essa região onde se encontrou esse fóssil seja um deserto, ela já foi coberta por mar. Por esse motivo, o local é uma grande fonte de fósseis.

“O Phiomicetus anubis é uma nova espécie de baleia e uma descoberta de destaque para a paleontologia egípcia e africana”, disse o autor do estudo, Abdullah Gohar.

Fóssil

R7

Em 2011, uma equipe de paleontólogos descobriu, no Peru, um fóssil de baleia com quatro patas, pés palmados e cascos também datados de 43 milhões de anos.

Embora essa não tenha sido a primeira vez que um fóssil de baleia com pernas tenha sido encontrado, os pesquisadores acreditam que o Phiomicetus anubis seja o fóssil mais antigo de baleia semi-aquática já descoberto na África.

Acredita-se que as primeiras baleias tenham se desenvolvido no sul da Ásia há aproximadamente 50 milhões de anos.

Baleias modernas

Toda matéria

As baleias vieram de mamíferos terrestres parecidos com cervos. Elas foram para as águas devido à falta de alimento. Ao longo das centenas de anos foram se moldando, através da seleção natural, para passar as características que permitiam a vida embaixo d’água para seus descendentes.

As baleias são pertencentes à ordem dos cetáceos que foram originados dos mesoniquídeos há cerca de 50 milhões de anos. Essa ordem, assim como nós, os humanos, vem de cetus, que significa animal marinho, e do grego ketos, que é monstro marinho.

Elas são mamíferos e homeotermos, ou seja, capazes de regular a temperatura do seu corpo, e isso implica que os filhotes são desenvolvidos dentro do corpo da mãe e se alimentam do leite materno depois de nascidos.

Como elas vieram de um ancestral terrestre, suas nadadeiras são membros locomotores atrofiados. Para respirar ela usa sua narina, que fica no alto da sua cabeça. As baleias conseguem ficar sem respirar por vários minutos, às vezes por 20 ou mais, e quando voltam à superfície tiram o ar quente e úmido de seus pulmões.

O corpo desses animais é coberto por uma camada de gordura que os ajuda a flutuar, manter o calor e armazenar energia. Para se locomover elas usam sua cauda. A audição é o sentido mais importante para que elas produzam pelo menos dois tipos de sons. São eles: os que intervêm em seu sistema de ecolocalização e as vocalizações. Os de ecolocalização funcionam como um sonar biológico, e os de vocalização funcionam como meio de comunicação entre a espécie.

Esse tipo de animal foi pintado em filmes como sendo uma criatura apavorante, cruel e louca para matar qualquer ser vivo que chegasse perto dela. Mas nos últimos anos a visão do mundo para com as baleias está mudando. Com os cientistas observando esse animais, as conclusões foram de que as baleias na verdade são animais, normalmente, pacíficos, brincalhões e que possuem um nível de inteligência muito grande.

Fonte: BBC

Imagens: Toda matéria, R7, Conexão Planeta

Fernanda Montenegro é eleita a mulher mais admirada do Brasil

Artigo anterior

Motivos pelos quais você precisa saber mais sobre Cleópatra

Próximo artigo