Fatos Nerd

Anos 2000 e a revolução das grandes franquias hollywoodianas no cinema

Anos 2000 e a revolução das grandes franquias hollywoodianas no cinema
0

É praticamente impossível falar dos anos 2000 sem sentir aquele cheirinho de nostalgia. Aliás, a virada do milênio está longe de ficar para trás, visto que, décadas mais tarde, segue influenciando as produções da cultura pop.

Só para ilustrar, Matrix, O Senhor dos Anéis, Harry Potter, Homem-Aranha e X-Men foram algumas das pérolas lançadas na “época de ouro” dos blockbusters.

Embora o movimento tenha começado com cineastas como George Lucas e Steven Spielberg nos anos 70 e 90, franquias como Star Wars, Jurassic Park e Indiana Jones abriram caminho para o boom de filmes dos anos 2000.

Como resultado do grande impacto que as franquias dos anos 2000 tiveram na cultura e sociedade, hoje, mais do que nunca, nos encontramos em uma época de reboots, remakes, prelúdios e sequências, por vezes, desnecessárias.

Apesar de tudo, uma voltinha ao passado não faz mal a ninguém, não é mesmo? Pensando nisso, abaixo, listamos algumas das maiores franquias cinematográficas dos anos 2000.

Matrix

Fonte: Warner Bros.

Embora tenha tido seu primeiro filme lançado oficialmente em 1999, o impacto sociocultural de Matrix marcou de fato os anos 2000. Estrelado por Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss, o longa apresenta discussões atemporais.

No entanto, quem vê o sucesso de Matrix hoje, não imagina a labuta que foi para as irmãs Wachowski conseguirem tirar a ideia do papel. Apesar de almejarem uma trilogia desde o início, a dupla de cineastas recebeu orçamento para apenas um filme.

Felizmente, o tiro no escuro acertou o alvo em cheio, o público amou e a Warner Bros liberou verba para as duas sequências. Dessa forma, as irmãs visionárias não perderam tempo e gravaram Matrix Reloaded e Matrix Revoltions ao mesmo tempo.

Encerrada com chave de ouro, a história de Neo deixou um legado na história e passou a ser usada como referência não apenas em discussões associadas à relação do homem com a tecnologia, mas em vários debates existencialistas.

Contudo, por algum motivo, em 2021, foi lançado um quarto capítulo da trama que, curiosamente, não foi tão bem recebido pelos fãs e crítica especializada. Segundo alguns reviews, o novo filme questiona todo o legado criado pela história ao longo das décadas.

O Senhor dos Anéis

Anos 2000 e a revolução das grandes franquias hollywoodianas no cinema

Fonte: New Line Cinema

E, por falar em lançamentos recentes, outra pérola dos anos 2000 ganhará atualizações. O Senhor dos Anéis, franquia adaptada dos livros de J.R.R. Tolkien, ganhou uma aclamada projeção nos cinemas dos anos 2000 e, em breve, marcará também o Amazon Prime Video com uma derivação.

Ao passo que a visão de Peter Jackson deu aos ares épicos da Terra Média uma singularidade jamais vista em fantasias medievais, as expectativas em torno da nova série da Amazon são um pouco receosas.

No entanto, se nos anos 2000 Jackson conseguiu revolucionar a indústria no quesito efeitos especiais, com as tecnologias atuais, os fãs podem esperar, no mínimo, um espetáculo visual.

Harry Potter, o filme da nova geração

Anos 2000 e a revolução das grandes franquias hollywoodianas no cinema

Fonte: Warner Bros.

Embora também se trate de uma fantasia, Harry Potter chegou aos anos 2000 com uma proposta diferente de O Senhor dos Anéis. Enquanto a franquia de Tolkien conquistou um nicho mais específico e direcionado, a série de filmes do bruxinho britânico uniu famílias e trouxe um público mais jovem ao cinema, além de conquistar toda uma nova geração de leitores.

Assim que David Heyman, um produtor britânico que assina diversos filmes, leu A Pedra Filosofal, em 1997, ele enxergou ali um enorme potencial para uma franquia cinematográfica.

Esse, provavelmente, foi um dos palpites mais assertivos da vida de Heyman, visto que a franquia deu origem a todo um universo que hoje, além dos cinemas, expandiu-se para a indústria dos games.

Os super-heróis dos anos 2000

Fonte: Sony Pictures

Hoje em dia, dificilmente você não encontrará um filme de super-heróis em cartaz, a Marvel trabalha incansavelmente para isso. No entanto, antes dos anos 2000, esse fenômeno não era tão comum assim.

Super-heróis como Superman e Batman já haviam ganhado seu espaço na grande tela, mas nada extraordinário. Na verdade, foi o Homem-Aranha de Sam Raimi, lançado em 2002, que mudou para sempre as franquias de super-heróis.

Ao mesmo tempo, é impossível deixa de citar X-Men: O filme. No longa vemos os mutantes, influenciados por Matrix, trajando discretos uniformes roupas de couro preto, mas salvando o mundo de forma enfática.

Enquanto os heróis da Marvel davam seus primeiros passos, mesmo sem pertencer à Marvel Studios na época, a DC e a Warner trabalhavam em uma trilogia do Cavaleiro das Trevas. Aliás, foi ela a responsável por apresentar o herói de uma forma ressignificada e que hoje dita as demais adaptações envolvendo o personagem.

Enfim, poderíamos passar horas falando sobre o cinema dos anos 2000, mas não há caracteres suficientes para isso. Portanto, compartilha com a gente seu filme preferido do período.

Fonte: Jovem Nerd

Suas senhas são fortes o suficiente para impedir que um hacker as descubra?

Matéria anterior

‘Stranger Things’ promove luta entre Eleven e Vecna em trailer do Volume 2

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos