Curiosidades

Suas senhas são fortes o suficiente para impedir que um hacker as descubra?

0

Na hora de fazer um cadastro, você já se irritou com aquele aviso: “senha fraca, insira números e símbolos”? Pois é, pode parecer besteira, mas é uma barreira à ação de hackers especialistas em descobrir senhas.

Nesse sentido, você sabe quanto tempo um hacker levaria para descobrir uma combinação sua? A empresa de cibersegurança Hive Systems fez esse cálculo, e o resultado revela o tamanho da dificuldade que um hacker pode ter em descobrir cada tipo de senha.

Fonte: Kevin Ku

Qual é o seu segredo?

Calma, os hackers não querem saber o que você fez naquela noite que disse aos seus pais que ia dormir na casa de um amigo. Se bem que, ao acessar suas redes sociais, eles podem descobrir isso em suas conversas de chat.

Para isso, eles nem precisam de um computador de alta potência. Inclusive, o cálculo do tempo de rompimento da segurança é em cima de um desktop normal, porém, com uma placa de vídeo bem potente. Ainda assim, não se trata de um supercomputador.

Nessas condições, os hackers conseguem acessar a lista de hashes que todo site guarda em si. Nessa relação, estão os códigos que correspondem a sua senha, mas não ela escrita de forma literal, até porque, isso seria ainda mais mamão com açúcar para um invasor virtual.

Ou seja, se sua senha é “SaídaDeBanho”, ele se tornaria um hash assim: bffa52d214c32561c8a24798ed4029b0. Nada a ver né? Pois é, mas é isso que barra, em partes, a ação dos hackers, mesmo aqueles que conseguiram acessar o banco de hashes de um site.

Sim, em partes, pois eles contornam a segurança por meio de uma lista de bilhões de combinações de caracteres possíveis. Em seguida, eles geram o hash de cada uma das possibilidades. Dessa forma, basta apenas comparar a lista individual que ele fez com a que o site tem.

Caso eles coincidam, isso significa que o hash da senha SaídaDeBanho tem uma versão idêntica ao que está no banco do site. Logo, a senha do sujeito é SaídaDeBanho. Portanto, segue abaixo a lista de tipos de senha relacionados com o tempo que o hacker demora para fazer esse processo que descrevemos.

Fonte: Carlos Alberto Hara / Super Interessante

Senha segura, difícil mas a gente tenta

Como é possível se notar na tabela, mesmo senhas de oito caracteres, com diferentes tipos de componentes, ainda demandam apenas alguns minutos para permitir a invasão. Mesmo assim, algumas ações podem ser vitais na sua  segurança virtual.

A princípio, apresentamos a primeira delas: não colocar senhas óbvias. A empresa 4iQ monitora as chances de roubo de identidade por meio da internet. Na deepweb, essa organização conseguiu acesso a 1,4 bilhão de senhas e fez um compilado das mais comuns.

Adivinha quais eram? Então, aí vão algumas: “12345”; “123456789”; “qwerty”; “11111”; “abc123” e por aí vai… Portanto, é preciso sim alertar para a adoção de senhas fáceis de se descobrir, por mais que isso demande mais de sua memória.

Fonte: Sora Shimazaki

Além disso, por mais que a senha não seja óbvia, ela pode ter um padrão fácil de se identificar, o que também não é recomendado. Por exemplo, a combinação “qazxsw” pode não ser descarada, mas se olhar para o teclado, as teclas que a compõem estão muito próximas.

Outra dica é aumentar a diversidade de suas senhas. Isso porque se um serviço receber um acesso criminoso, todos os outros passarão pela mesma situação. Logo, adote um segredo para cada rede social ou serviço bancário. Isso é fundamental na redução de danos que uma invasão pode causar.

Por fim, a tabela revela que quanto maior a senha, maior a dificuldade em descobri-la. Portanto, se possível, não se limite ao mínimo de caracteres que o site pede, seja prolixo (somente nas senhas).

Fonte: Super Interessante; Gerencial Info.

Cadeirantes brasileiras relatam falta de acessibilidade e preconceito em voos

Artigo anterior

Anos 2000 e a revolução das grandes franquias hollywoodianas no cinema

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido