Na noite de 14 de abril de 1912, o navio Titanic colidiu com um iceberg gigante. Por conta dessa colisão, o casco do navio ficou danificado e toda a embarcação afundou no largo da costa de Newfoundland, no Canadá. O acidente aconteceu na viagem de estreia desse navio chamado de “inafundável”. E mesmo estando a 3,6 metros de profundidade, os destroços do navio fascinam as pessoas. Tanto que várias expedições até eles são feitas. Como no caso dessa que acabou revelando uma descoberta incrível: uma estátua do Titanic ainda intacta.
Por conta de todo o tempo que o navio está embaixo d’água, a maior parte das obras de arte que decoravam os corredores e cabines se decompuseram. Contudo, essa estátua de bronze da deusa romana Diana continua intacta no fundo do oceano no meio dos escombros.
E expedição mais recente até os destroços do Titanic foi feita pela RMS Titanic Inc., que é uma empresa norte-americana que tem os direitos de exploração do naufrágio. Nela foi documentado o colapso de uma grade de 4,5 metros que estava intacta no convés superior da embarcação.
“Estamos tristes com essa perda e com o inevitável decaimento do navio. Nas próximas semanas e meses, realizaremos uma revisão detalhada da condição do Titanic e das mudanças que ocorreram ao longo do tempo”, disse a empresa em um comunicado.
Essa foi a nona expedição feita pela RMS Titanic Inc. desde 1987. Nela, estavam especialistas em imagem oceânica, oceanógrafos e historiadores para fazer a captura de novas fotos, identificação de artefatos de risco e ajudar nos esforços para que os destroços do Titanic sejam conservados.
Descoberta estátua do Titanic intacta
Nessa expedição foram tiradas mais de dois milhões de fotos e foi através delas que eles descobriram a estátua do Titanic ainda intacta. Ela tem aproximadamente 60 centímetros de altura e retrata Diana, deusa romana da caça e da natureza. Originalmente, essa estátua servia como adorno da lareira do lounge de Primeira Classe, mas depois do naufrágio ela acabou saindo do seu local de origem.
Em 1986 foi feito o primeiro registro da estátua, mas a localização exata dela não era sabia, até essa última expedição. Um dos motivos para isso é por conta de todo o sigilo que envolve o naufrágio. E ao contrário das outras peças que decoravam a embarcação e eram feitas com materiais orgânicos e se desintegraram com o tempo, essa estátua do Titanic ainda permanece intacta por ser de bronze.
“Ela permanece de pé, redescoberta em meio aos destroços graças à expedição de 2024”, finalizou a RMS Titanic Inc.
Fonte: Terra
Imagens: Terra