A Disney comunicou que está seguindo sua estratégia recente de lançar seus clássicos tão amados em versão live-action. Agora, a bola da vez é A Branca de Neve e os Sete Anões, lançado originalmente em 1937. Naquela época, nem tínhamos passado pela Segunda Guerra Mundial! Certamente, muita coisa mudou desde então – e muita coisa já não é mais aceitável.
O ator britânico Peter Dinklage foi um famoso que decidiu falar sobre. Famoso por interpretar o personagem Tyrion Lannister na série de sucesso Game of Thrones, ele tem nanismo e fala sobre o preconceito envolvido.
Em uma entrevista, Peter criticou a nova adaptação do clássico da Disney, Branca de Neve e os Sete Anões, que está sendo produzida atualmente. Isso porque o filme será live-action, com atores de verdade em vez de animações. Ou seja, como está claro no título, teríamos sete pessoas com nanismo.
Mas você ainda está contando a [mesma] história de Branca de Neve e os Sete Anões”, disse. “Você é progressista de certa forma, mas ainda está fazendo aquela história retrógrada de sete anões vivendo na caverna.”
O ator tem uma forma de nanismo chamado Acondroplasia. Sendo assim, ele contou que ficou surpreso com o fato de que os produtores anunciaram que a Branca de Neve seria latina com tamanho orgulho, como se fosse algo tão fora da curva. “Eles estavam tão orgulhosos com isso, e eu tenho todo amor e respeito à atriz e às pessoas que acham que estão fazendo a coisa certa, mas eu fiquei pensando, ‘O que vocês estão fazendo?'”
A resposta da Disney
A produtora respondeu às críticas do ator, dizendo que pretende “evitar reforçar estereótipos do filme de animação original”. Em seu comunicado oficial, a Disney reforçou que o remake seria uma versão atualizada do clássico infantil, com uma ótica que se encaixa nos valores atuais.
“Estamos adotando uma abordagem diferente com esses sete personagens e consultando membros da comunidade de nanismo”, afirmou em comunicado. “Estamos ansiosos para compartilhar mais à medida que o filme estiver entrando na fase de produção, após um longo período de desenvolvimento”.